10 novidades e momentos chaves da primeira metade de Justiça Jovem: Espectros

    Com o final da primeira metade da nova temporada de Justiça Jovem, reunimos os principais acontecimentos da nova temporada, que trouxe novos formatos para a série e aprofundou ainda mais os conceitos desse universo.

    Atenção! A lista abaixo contém spoilers da primeira metade de Justiça Jovem: Espectros.

    1. Cena durante créditos

    Entre uma das grandes novidades de Justiça Jovem: Espectros diz respeito ao formato. Diferente das temporadas anteriores, a produção decide por dividir sua trama em pequenos arcos, estrelados por membros da formação original da equipe mostrada no final da primeira temporada (que incluía as adições de Zatanna e Roquete). Cada um contando com 4 a/ou 5 episódios e focando em diferentes núcleos do universo, passeando por diferentes gêneros, como ficção científica, espionagem e fantasia.

    Outra nova mudança feita pela produção são as adições de cenas durante os créditos que servem para dar mais profundidade aos personagens, mostrando suas incertezas, angustias, seus momentos de descontração ou, a repercussão dos acontecimentos da série de forma mais intimista. Uma evolução a brincadeira de mostra o Lobo dormindo em diferentes espaços, da terceira temporada.

    Dentre as cenas de maior destaque temos uma conversa entre Violet e Canário Negro, onde a renegada fala abertamente sobre suas decisões após os acontecimentos da temporada passada e a sua relação com a religião muçulmana. Mais pra frente, vemos uma conversa casual entre Superman e Lois, onde ouvimos relatos das as primeiras manifestações das habilidades do pequeno Jon Kent e, uma grande revelação: cocô kryptoniano não é anti-gravitacional!

    M’egann, Garfiel e Conner passeando pelas ruas de Marte

    2. Preparativos para o casamento

    O primeiro arco da temporada foca em M’egann e Conner, que partem para Marte para realizar as cerimônias matrimoniais do planeta vermelho.

    Usando isso como base, a produção aproveita para ir a fundo na cultura do planeta, algo somente mencionado nas temporadas anteriores ou nos quadrinhos oficiais desse universo. Apresentando suas estruturas básicas sociais, como a forma de governo, arquitetura, comunicação e os conflitos internos originados por conta do preconceito e xenofobia de seus habitantes.

    Leia mais AQUI.

    Os jovens heróis investigando a morte do rei S’turnn J’axx.

    3. Um assassinato em Marte resulta num sacrifício heroico

    Apesar de ter o casamento dos jovens heróis como o centro da história, a trama é acompanhada do mistério por trás do assassinato do antigo regente de Marte, S’turnn J’axx. Um mistério que é usado como desculpa pelos extremistas da corte para reprimir ainda mais a população minoritária de marcianos brancos, que são vistos como os reais responsáveis pelo crime.

    Com a ajuda do príncipe J’emm J’axx, Superboy e Mutano auxiliam nas investigações enquanto Miss Marte entra em conflito com seu irmão Ma’alefa’ak e sua organização terrorista, que deseja pôr um fim na separação de casta explodindo uma bomba genética, cortesia de sua aliança com Apokolipse, durante o aniversário do príncipe herdeiro.

    É descoberto que a sacerdotisa S’yraa S’mitt e antiga amante do príncipe J’emm foi a real responsável pelo assassinato, por conta de um descontrole de suas habilidades mágicas após uma discussão com o rei, que não aceitava seu relacionamento inter-racial de seu filho.

    Ao final do arco, Ma’alefa’ak implanta a bomba durante a cerimônia, que é alterada com kryptonita por uma figura ainda misteriosa. Connor, já fraco por falta de exposição solar, impedi que a detonação atinja os cíveis, mas acaba falecendo no processo.

    Artemis se vê em meio a uma complexa investigação

    4. Tigresa no país das maravilhas

    Depois dos acontecimentos em Marte, vemos Artêmis investigando o aparecimento de duas agentes foragidas da Liga da Sombras, Ônix e Cassandra Savage, que apontam uma à outra como sendo espiãs enviadas por Lady Shiva. Ao mesmo tempo em que lida com o de sua irmã, a Lince.

    Em meio a trama de investigação, que resulta no envolvimento de heróis suburbanos como Órfã e Oráculo, os roteiristas exploram uma característica não muito desenvolvida da atual Tigresa, sua paixão por literatura. Sendo um arco repleto de referências bibliográficas, tanto visuais como através de narrações em off, de autores como Vũ Trọng Phụng, Charles Dickens e, principalmente, Lewis Carroll.

    Barbara se sacrifica para salvar a vida de Cassandra

    5. Não é mais uma piada mortal

    A trama do segundo arco consiste na revelação que Cassandra Cain, a Órfã, é a filha da, agora, líder da Liga dos Assassinos, Lady Shiva. Que manda uma força tarefa de seus melhores assassinos e uma espiã, que revela ser a filha de Vandel Savage, para trazê-la de volta.

    Durante a passagem dos episódios vemos a nova origem da personagem e como ela acabou se tornando uma das protegidas do Batman, sendo enviada por sua mãe para assassinar o Coringa, finalizando seu treinamento na ordem de assassinos. Porém, é revelado que, quando estava prestes de dá o golpe final, ela é impedida por Barbara Gordon, ainda no manto de Batgirl, que acaba recebendo o golpe e perdendo o movimento das pernas, mas acaba salvando Cassandra de sucumbi as vontades de Shiva, salvando a garota e formando um forte laço de irmandade.

    O sacrifício de Barbara acaba por subverter o papel da personagem durante o arco A Piada Mortal, escrita por Alan Moore em 1988, onde Barbara é baleada, e supostamente estuprada, pelo Coringa com a intenção de enlouquecer a mente de seu pai, o Comissário Gordon. Aqui, Barbara possui completo controle da situação, sendo uma ação consciente em uma história onde o Coringa é só um mero coadjuvante.

    Vandal Savage é mostrado como o mantedor da ordem na terra.

    6. A criança, o imortal e o elmo

    O terceiro arco, que encerra a primeira parte da quarta temporada, tendo Zatanna e o núcleo mágico da DC como protagonistas.

    Insatisfeitos com o trabalho de Klaryon na terra, os Lordes do Caos enviam um novo arauto, que se auto intitulou a Criança, com a intenção de pôr um fim definitivo ao planeta. Sentindo o desequilíbrio das forças sagrado, Vingador Fantasma entra em contato com Zatanna e seus novos protegidos para se unirem contra esse grande mal. Mas, para isso, eles terão que se unir a outros rostos sobrenaturais, como o demônio Etrigan, a vidente Madame Xanadu e o arauto da Ordem, Senhor Destino.

    Com o passar da trama, é mostrado o histórico dos Lorde na terra, revelando Vandel Savage como peça central na manutenção do equilíbrio de ambas as forças e responsável pelo surgimento do Reino de Atlântida, o surgimento dos Homo Magi e a criação do Elmo do Destino.

    Leia mais AQUI.

    Zatanna finalmente conseguirá aproveitar um tempo ao lado de seu pai.

    7. A cartada final de Zatanna

    Após derrotarem a Criança, graças ao intermédio de Vandel Savage aos Lordes da Ordem e do Caos, Zatanna propõe uma divisão de fardo do elmo entre ela, seu pai, Zatara, e seus estudantes Khalid, o sobrinho de Kent Nelson, e Traci. Com cada um deles revezando a posse do elmo por uma semana, e permitindo que os demais possam aproveitar suas vidas no meio tempo.

    Entretanto, nos minutos finais é revelado que todo o caos do arco foi orquestrado por Zatanna para diminuir o tempo de custódia de seu pai pelo elmo, que servia como ancora ao mago há cerca de dez anos. Escolhendo a dedo seus pupilos e ficando de lado em meio ao conflito para mostrar o valor de seus estudantes e assim convencer Nabu na divisão de posse. Permitindo um tempo de liberdade ao seu pai e a si mesmo para assim poderem usufruir de um tempo em conjunto, como pai e filha.

    Mary sucumbindo a influência de Vovó Bondade

    8. A corrupção da inocência

    Mary Bromfield aparece na série como uma ex-heroína e atual protegida de Zatanna, que abandonou a capa após ficar obcecada com o poder e desistir de sua vida civil até ser confrontada por seus irmãos, Billy Batson e Freddy Freeman. Não mais se transformando na campeã do mago Shazam, e somente usando seus poderes através de uma técnica de invocação conhecida como “Earth’s ley lines”.

    Durante o último arco, Mary se alia a Zatanna, Destino e os Sentinelas da Magia para tenta derrotar a ameaça da Criança. Contudo, durante a batalha, a feiticeira não vê problema em drenar as habilidades de seus colegas de equipe para se fortalecer. Ao final do combate, mesmo sendo uma peça importante para a vitória, Zatanna decide ainda precisa de mais disciplina com suas habilidades e a deixa de fora de seus planos com o elmo. Algo que enfurece a jovem, que decide saí da equipe e voltar para Fawcett City que, em seu momento de fragilidade, é encontrada por Vovó Bondade, que a persuade a assumir a forma da campeã do Mago mais uma vez, e se unir à ela.

    A série parece estar usando como base um dos arcos mais polêmicos da heroína nas HQs, onde, durante os eventos da Crise Final, Mary é corrompida, após a morte do Mago Shazam, por Espectro e receber novas habilidades de Adão Negro. Tudo isso como uma tramóia de Eclipso para torna-la a noiva perfeita para Darkside.

    O espirito de Conner preso no que parece ser a Zona Fantasma

    9. Legião em meio a fantasmas

    Um dos maiores ganchos ao final da temporada diz a respeito do papel da Legião do Heróis na trama da série. A equipe vem fazendo breves aparições durante toda a temporada, se mantendo distante e quase que nunca interferindo diretamente no desenrolar da história.

    Muitos fãs suspeitam que sua presença na temporada tenha a ver com o Superboy, que é revelado no final do episódio como estando com seu espírito preso em uma dimensão desconhecida. Que muitos teorizam como sendo a Zona Fantasma, até por conta do subtítulo Espectros (ou Phantoms, em inglês) que o novo ano recebeu.

    A reais intenções dos legionários ainda está muito vaga, mas é certo que uma aproximação é eminente, visto que a equipe parece está enfrentando uma figura misteriosa, que foi responsável pela morte do Superboy. Podendo o herói, mesmo que morto, receber um arco próprio, visto que ele ainda está presente na introdução da temporada.

    Garfield é um dos grandes destaques da temporada com um arco envolvendo luto e depressão

    10. Precisamos falar sobre Mutano

    Durante toda a primeira parte da temporada, acompanhamos Garfield sucumbi cada vez mais e mais a depressão. Inicialmente não lidando com a traição de Bryon na temporada anterior e seu relacionamento a distância com a rainha Perdita, e só vindo a piorar depois da morte de Conner em Marte.

    Aos poucos o estado de Garfield vai se degradando, com a série mostrando de perto todo esse processo. Desde de seus ataques de raiva, seu afastamento de amigos, familiares e colegas, e sua dependência química para conseguir dormir. O ápice dessa subtrama acontece no último episódio, onde ao ser confrontado por Perdita a cerca de seu estado, o renegado termina seu relacionamento com a jovem regente de maneira ríspida e direta.

    Ainda não se sabe quais são as intenções dos roteiristas e qual será o papel do jovem herói. Mas, pelo nível de atenção que o mesmo vem recebendo, muito provável que ele será uma peça chave para a próxima metade da temporada.

    Bônus: Apertem os cintos, o ônibus foi possuído

    A quarta temporada está recheada de momentos dramáticos e melancólicos, com os protagonistas precisando lidar com questões muito mais complexas que não podem ser resolvidas apenas com um mero soco. Porém, um momento de descontração acabou caindo na graça dos fãs e envolve uma piada muito bem construída envolvendo um ônibus escolar.

    Após um confronto com a Criança, o gato de Klarion, é morto e com isso a entidade perde sua âncora no mundo mortal e é jogado em meio ao tempo e espaço. Voltando ao ano de 2010 onde possui um ônibus escolar lotado de estudantes salvo por Superman e Superboy durante o quinto episódio da primeira temporada, intitulado “A Escola”.

    Tentando voltar ao presente, a entidade viaja por décadas, estando presente em momentos cruciais durante toda a história da série mostrada até então e, meio a diferentes realidades. O que acabou possibilitando Zatanna de ver o atual paradeiro do Superboy.

    Após achar uma nova ancora no mundo metafísico, Klarion liberta o ônibus e seus tripulantes, que são levados ao momento em que desapareceram, recebendo o número pessoal da Canário Negro para poderem processarem o que passaram.

    A segunda metade da temporada será lançada durante outono de 2022 e encerrará ainda em novembro, segundo o co-showrunner Greg Weisman.

    A primeira metade do novo ano, junto de todas as temporadas anteriores, estão disponíveis na HBO Max.

    Marcos Vinícius
    Olá! Meu nome é Marcos e tenho um grande amor pelo jornalismo. Possuo um podcast, o Sabor de Ambrosia, e sou um grande fã da DC desde que me entendo por gente. Escrevo de tudo um pouco e, espero que gostem do que tenho pra falar.

    Deixe seu comentário

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Você pode gostar

    Siga-nos

    24,169FãsCurtir
    15,600SeguidoresSeguir
    19,675SeguidoresSeguir

    Últimas Postagens