Batwoman | Entrevista com Marcelo Grativol, dublador do ator Camrus Johnson, o personagem Luke Fox da série

    Conversamos com Marcelo Grativol, o dublador do ator Camrus Johnson, que faz o personagem Luke Fox da série ‘Batwoman’. Confira abaixo:

    Marcelo, obrigado por ceder este tempinho para conversar com a gente e dividir com nossos leitores suas experiências como dublador.

    Primeiramente, gostaríamos de saber como funciona todo o processo de preparação para o trabalho de dublagem, desde a escolha do ator/atriz, até a construção do personagem?

    A preparação acaba sendo com o tempo, a gente só descobre o trabalho que vamos fazer na hora que entramos no estúdio, as vezes são feitos testes, as vezes são escolhas do diretor.

    Você poderia falar como iniciou a carreira de dublador e um personagem que você mais gostou? E qual o mais desafiador?

    Eu comecei a estudar dublagem em 2013 sem nunca ter feito teatro, num curso com duas dubladoras maravilhosas que me ensinaram muito ate hoje, Carla Pompilio e Mariangela Cantú, e fizeram eu me apaixonar pela dublagem, depois disso fui estudar teatro e continuei fazendo cursos de dublagem ate começar a dublar mesmo em 2016. Eu acredito que a resposta pras duas é o Luke Fox, porque ele é extremamente difícil de dublar, e fazer parte do universo da DC sempre foi um sonho pra mim.

    Do universo da DC, qual foi seu primeiro contato com os personagens da editora e qual o seu personagem favorito? E de Batwoman (exceto o Luke)?

    Desde pequeno eu sempre fui fã do Batman e meu irmão do Homem-Aranha, o que gerava sempre um discussão aqui em casa sobre quem era o melhor (com certeza é o Batman). Eu gostei muito da Ryan, acho que a primeira temporada foi muito boa, mas acho que o caminho que a segunda temporada está tomando, está sendo incrível e isso passa pela Ryan.

    Entrando no universo de Batwoman, você já conhecia o personagem Luke Fox?

    Não conhecia, mas depois de dublar o primeiro episódio e saber que eu iria fazer ele, comecei a procurar bastante sobre e hoje em dia é um dos que mais gosto.

    Como foi o processo de preparação para este personagem específico?

    Durante a temporada a gente entende o tempo do personagem e como ele vai dar as inflexões o que faz com que fique muito mas fácil de dublar ele mas ainda é difícil, eu procurei algumas histórias que ele aparece, algumas animações mas o Luke do Camrus é bem único, então tento fazer bem parecido com ele.

    Já teve algum contato com o ator Camrus Johnson? Se sim, sobre o que conversaram ou se não, o que gostaria de dizer para ele?

    Já! por alguns stories do Instagram e pelo Twitter. Ele inclusive repostou uma cena minha dublando ele e me prometeu uma camisa e uma história em quadrinhos que ele escreveu sobre o Luke Fox autografada, vamos ser se quando a pandemia acabar isso se realiza.

    Existe algum spoiler (leve) que você poderia compartilhar com a gente?

    Infelizmente não, não poderia por causa do acordo de confidencialidade que a gente assina, mas tbm os episódios são semanais, então dublamos pouco antes de ir pro ar. Tenho as mesmas notícias e as mesmas torcidas que vocês.

    Qual conselho você daria para quem quer iniciar nesta carreira?

    Persistência, o começo é difícil, eu ainda estou nele, mas nos primeiros anos a gente é pouco conhecido e temos pouco trabalho mas isso é passageiro e com o tempo as coisas melhoram.

    Nos últimos meses tivemos perdas de alguns nomes da dublagem brasileira, que com certeza realizaram um excelente trabalho e deixaram um legado para seguir. Apesar de conhecer o rosto dos personagens, o público em geral acaba não vendo quem dá voz a eles, diante disso, como você vê o atual cenário, quanto à valorização do trabalho do dublador.

    Eu acredito que nos últimos anos as coisas melhoraram muito em relação a sermos conhecidos, com os eventos de anime levando os dubladores pra palestrar e paginas que divulgam o nosso trabalho pra quem gosta, eu vejo isso como sendo muito positivo! A nossa profissão é bem difícil então é bom sermos valorizados.

    Existe algum outro projeto vinculado à DC em mente que você gostaria de participar?

    Olha, eu sempre fui muito fã do The Rock então qualquer participação no filme do Adão Negro me deixaria muito feliz!

    Gostaria de deixar suas redes sociais e seus principais trabalhos, para que o público te acompanhe?

    Eu estou sempre no Instagram como @grativol_ e estou começando a fazer lives na twitch em www.twitch.tv/grativol

    Confira abaixo um pouco do trabalho do ator como a voz do personagem Luke Fox:

    Hoje foram divulgadas imagens de bastidores que mostram Luke com o traje do herói conhecido como Batwing (LEIA AQUI).

    Lucas Nunes
    Sou publicitário formado pela UFSM, mestre e doutorando em comunicação pela UFSM também. Fora isso, apenas alguém apaixonado pelo mundo nerd.

    Deixe seu comentário

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Você pode gostar

    Siga-nos

    24,169FãsCurtir
    15,600SeguidoresSeguir
    19,444SeguidoresSeguir

    Últimas Postagens