Conheça a nova origem do Reino de Atlântida apresentado em Justiça Jovem: Espectros

    O universo estabelecido por Justiça Jovem em suas, agora, quatro temporadas é bastante rico e vasto. O próprio mundo ganha um status de personagem, sofrendo mudanças e interpretações. Pegando conceitos bases dos gibis, e os moldando para torná-los algo único, sem nunca descaracterizar o material fonte.

    Nessa quarta temporada, intitulada Justiça Jovem: Espectros, a produção dividiu a trama em pequenos arcos protagonizado pelos heróis apresentados na primeira temporada. Cada um explorando diferentes vertentes desse universo, como Miss Marvel mostrando a sociedade marciana e Ártemis as diretrizes hierárquicas da Liga das Sombras. Atualmente, quem está a frente da série é a heroína Zatanna, que é mostrada como sendo a mentora de três jovens feiticeiros: Traci Thurston, Khalid Nassour e Mary Bromfield.

    Novos protegidos de Zatanna:Traci, Khalid e Mary.

    Durante o arco, é explorado o conceito dos Lordes da Ordem e do Caos, encarnações de conceitos abstratos que regem o equilíbrio do universo, sendo personificados na Terra pelos personagens Klarion e Senhor Destino. Na trama, insatisfeitos com o trabalho de Klarion, os Lordes do Caos enviam uma nova representante para substituir seu antecessor, a auto intitulada Criança.

    A formação de Atlântida

    Contudo, uma das grandes surpresas do arco é mostrada através de flashbacks, onde é revelado as ligações diretas entre Vandal Savage, o déspota imortal, com a criação e queda do Reino de Atlântida.

    Na série, Vandal era um simples Homo sapiens até ser irradiado com a energia de um meteoro desconhecido, que o mesmo chama de “Fogo do Céu”, ganhando assim sua imortalidade, intelecto aguçado e fator de cura sobre-humano, liderando uma investida que levou a extinção do Homem de Neandertal.

    Cerca de 40.000 anos após seu contato com o misterioso meteorito, o agora intitulado Vandar Adg, estabeleceu uma vila pelos seus muitos filhos e descendentes, que tinham aptidão para habilidades sobre-humanas. Esse pequeno assentamento veio a ser conhecido como Atlântida.

    Vandar Adg e seus descendentes na vila de Atlântida

    Com o passar dos anos, Vandar partiu para diversas incursões com a intenção de conquistar novos territórios. Porém, ao retornar à aldeia, tudo que encontrou foi ruínas e uma pilha de corpos. Uma façanha orquestrada por Klarion. Após tentar entrar em conflito com a entidade, e permanecer 300 dias e noites sendo morto por 300 formas diferentes, o imortal conseguiu chamar a atenção do Senhor do Caos, firmando um acordo onde a entidade prometeu deixar o povo de Vandar em paz por cerca mil anos, se encontrando naquele mesmo lugar.

    Em cerca de cem anos, Vandar repovoou Atlântida, a tornando uma cidade grandiosa e fortificada, a deixando sobre os cuidados de seu último neto, Arion, e partindo por mais outras de suas incursões. Duzentos anos depois, agora sobre a alcunha de Varl’jat, o imortal retorna a cidade, encontrando-a agora como uma próspera cidade-estado, governada por seu neto, que revela também ser um imortal.

    Varl’jat e seu neto Arion, o governante do Reino de Atlântida

    Arion foi escolhido pelos próprios Senhores da Ordem como seu representante na Terra e lhe concedendo uma coroa infundida de magia. Sendo um governante amado pelo seu povo, Arion implementou seu reino com feitiçaria tecnológica, graças a sua conexão com magia e uma nova linhagem sanguínea de seres com aptidão a magia e feitiçaria iniciada por ele na terra, os Homo Magi.

    Com a ajuda se seu avô, Arion forjou a civilização mais poderosa existente na Terra. Porém, nada daquilo era o bastante para as ambições de Varl’jat, que planejava usar o poder da coroa de Arion para afundar a capital atlante, na esperança de que o trauma ativasse os meta genes adormecidos nos Homo Magis, os fazendo se adaptar ao novo ambiente e assim dominando os mares, algo veementemente rejeitado pelo seu neto. Só lhe restando esperar o retorno da entidade do Caos para pôr seus planos em pratica.

    Mil anos depois de seu primeiro encontro, Klarion retorna a Atlântida e firma um pacto com Varl’jat, concordando em afundar Atlântida. Porém, a sede de sangue do Senhor do Caos era maior do que o imortal imaginava, resultando a queda de todo o continente atlante, causando a morte de milhões de seus descendentes, incluindo Arion.

    Klarion saciando sua sede de sangue afundando todo o continente atlante.

    Contudo, como previsto por Varl’jat, a tragédia ativou os meta genes adormecidos dos Homo Magis, que evoluíram até se tornarem seres anfíbios, e assim dominando os setes mares.

    Pós-Atlântida e criação do Senhor Destino

    Por volta do segundo milênio antes de cristo, Vandal se estabeleceu na Babilônia como o herói semideus Marduk, possuindo dois filhos, Nabu e Ishtar. Juntos, os três uniram forças para lutar contra o alienígena Starro, trazido por Klarion, que havia escravizado o povo babilônico. No final da batalha, Ishtar e Marduk derrotaram a criatura e jogaram seus restos no mar Ártico, porém, Nabu acabou morrendo durante o conflito, tendo seu espirito escolhido pelos Lordes da Ordem para ser o avatar definitivo da Ordem na terra.

    Marduk e seus filhos: Ishtar e Nabu, o futuro Senhor Destino

    Com isso, Marduk e sua filha Ishtar ficaram conhecidos como “A Luz“, por liderar seu povo durante os momentos mais sombrios.

    Marduk foi visto na Babilônia pela última vez após o confronto contra o alienígena Tiamat, que tinha como objetivo encerrar o conflito entre o caos e a ordem, destruindo o mundo. Com a ajuda dos deuses da Mesopotâmia, o dito “herói”, empunhando o poder dos raios e da chuva, e do artefato Placa do Destino, derrotou e aprisionou a criatura, dando supostamente a vida no processo.

    Justiça Jovem: Espectros atualmente com episódios semanais, todas as quintas-feiras, no streaming HBO Max.

    Marcos Vinícius
    Olá! Meu nome é Marcos e tenho um grande amor pelo jornalismo. Possuo um podcast, o Sabor de Ambrosia, e sou um grande fã da DC desde que me entendo por gente. Escrevo de tudo um pouco e, espero que gostem do que tenho pra falar.

    Deixe seu comentário

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Você pode gostar

    Siga-nos

    24,169FãsCurtir
    15,600SeguidoresSeguir
    19,675SeguidoresSeguir

    Últimas Postagens