Faleceu aos 90 anos o artista Steve Ditko, co-autor de Homem-Aranha e Doutor Estranho. Segundo informações do departamento de polícia de Nova York, Ditko foi encontrado morto em casa no dia 29. Acredita-se que ele já estava falecido dois dias antes.
Em nota oficial, a DC Entertainment relembrou o artista:
“A DC Entertainment lamenta a perda de Steve Ditko, uma verdadeira lenda da indústria dos quadrinhos. Ele será lembrado para sempre por co-criar o Homem-Aranha, mas essa foi apenas uma de suas muitas realizações. A carreira de Steve Ditko nos quadrinhos durou mais de 60 anos e ele trabalhou para muitas editoras. Ele é justamente famoso por seu trabalho durante a década de 1960 na Marvel Comics, onde ele co-criou o Homem-Aranha e o Doutor Estranho. Steve também teve duas passagens pela DC Comics.
“Uma revista em quadrinhos do Ditko nunca se pareceu com a de qualquer outra pessoa”, disse o diretor da DC Entertaiment, Dan DiDio. “Além de seu estilo de arte enganosamente simples – que era exclusivamente o de Ditko – ele era um mestre em traçar e preencher suas histórias com energia.”
Steve começou a contribuir para o DC em 1968. Ele só ficou um ano, mas deixou sua marca com vários personagens não convencionais. Sua criação de assinatura era o Rastejante, um vigilante combatente do crime com uma aparência sinistra e um senso de humor distorcido. Igualmente incomuns foram Rapina e Columba, dois irmãos brigando em lados opostos do espectro político. Os dois passaram tanto tempo brigando por políticas liberais e conservadoras quanto lutavam contra seus inimigos.
“O impacto e as conquistas de Steve Ditko são lendários”, disse Jim Lee, Diretor Criativo e Editor da DC Entertainment. “O trabalho que ele criou viverá para as próximas gerações”.
Sempre uma pessoa intensamente privada, Steve certa vez disse: “Eu nunca falo sobre mim mesmo. Meu trabalho sou eu. Faço o melhor possível e, se quiser, espero que outra pessoa também goste”.
Hoje nos lembramos das conquistas de um gigante no mundo dos quadrinhos.