Dick Grayson pode ter sido o Robin original, mas ele foi de longe o último a vestir a máscara do herói e a lutar ao lado do Batman.
Todo mundo conhece Batman e Robin, umas das duplas mais lendária dos quadrinhos. No entanto, devido a demissões, mortes e aquisições inesperadas de crianças, pode ser um desafio saber exatamente quem já vestiu o traje, quem detém o título atualmente e quem pode herdar no futuro. Felizmente, esta lista fornece uma linha do tempo, mostrando quem são os indivíduos que já vestiram as icônicas botas e shorts verdes ao longo dos anos.
Abaixo está uma lista detalhando oito versões de Robin do universo da DC, organizadas cronologicamente, começando do primeiro, Dick Grayson, até Matt McGinnis.
1- Dick Grayson
Primeira aparição: Detective Comics #38 (abril de 1940)
Criadores: Bill Finger e Bob Kane
Assim como Bruce Wayne, Dick Grayson testemunhou a morte de seus pais. Sentindo uma afinidade com o menino, Bruce o acolheu como seu pupilo e eventualmente o treinou como seu parceiro no combate ao crime. Após sua gestão como Robin, Dick assumiu a identidade de Asa Noturna, trilhando seu caminho como um herói independente de Batman. Desde então, ele assumiu diversos papéis, como superespião, policial e líder dos Titãs. Notavelmente, ele até atuou como Batman, com o filho de Bruce, Damian, servindo como seu ajudante, durante uma época em que se acreditava que Bruce estava morto.
2- Jason Todd
Primeira aparição: Batman #357 (março de 1983)
Criadores: Gerry Conway e Don Newton
Jason Todd assumiu o papel de Robin após a saída de Dick. No entanto, sua atuação foi marcado por polêmicas, e a DC Comics conduziu uma pesquisa que permitiu aos fãs determinar se ele viveria ou morreria no enredo “A Death in the Family”. Sem surpresa, a maioria dos fãs votou pela sua morte, levando à morte de Jason nas mãos do Coringa. No entanto, esse não foi o fim de Jason Todd, que finalmente voltou à vida por meio de forças desconhecidas. Depois de mergulhar na piscina do Lázaro e treinar com a Liga dos Assassinos, Jason assumiu o manto do Capuz Vermelho.
Assim como Dick Grayson, Jason também esteve na série Titans,interpretado por Curran Walters.
3- Carrie Kelley
Primeira Aparição: Batman: The Dark Knight Returns (1986)
Criador: Frank Miller
No universo de “The Dark Knight Returns”, Carrie Kelley se torna a nova Robin ao salvar a vida de Batman. Mais tarde, em “The Dark Knight Strikes Again”, ela adota a identidade de Catgirl, e em “The Dark Knight III: The Master Race” ela adota a identidade de Batwoman. Carrie Kelley foi a primeira mulher a adotar a identidade de Robin e posteriormente se torna a Batgirl no universo de “O Cavaleiro das Trevas”.
Carrie foi adaptada na série Gotham Knights, sendo interpretada por Navia Robinson.
4- Tim Drake
Primeira aparição: Batman #436 (agosto de 1989)
Criadores: Marv Wolfman e Pat Broderick
Tim Drake se inseriu na vida de Batman, assumindo o manto de Robin para ajudar Bruce, que estava se tornando cada vez mais violento após a morte de Jason; reconhecendo que Batman precisava de alguém para funcionar corretamente. Tim é conhecido como o menino gênio do Universo DC, ganhando elogios do próprio Batman, que reconheceu o intelecto excepcional de Tim, possivelmente superando o seu. Ele conquistou o respeito de adversários como Ra’s al Ghul, que o apelidou de “Detetive”, título anteriormente reservado exclusivamente a Bruce. Tim assumiu o manto de Red Robin depois que o manto foi dado a Damian por Dick.
Tim é outro personagem que aparece na série Titans, sendo interpretado por Jay Lycurgo.
5- Stephanie Brown
Primeira aparição: Detective Comics #647 (junho de 1992)
Criadores: Chuck Dixon e Tom Lyle
Inicialmente conhecida como a vigilante Spoiler, Stephanie Brown causou sensação no universo do Batman quando assumiu brevemente o manto de Robin. No entanto, isso durou pouco e chegou ao fim quando ela quase foi morta por Máscara Negra. Sobrevivendo à provação, a morte de Stephanie foi falsificada pela Dra. Leslie Thompkins em uma tentativa de afastar a garota de Bruce e de sua cruzada que colocava crianças em perigo. Stephanie finalmente retornou a Gotham, onde mais tarde fez a transição para o papel de Batgirl, assumindo uma nova identidade enquanto continuava sua cruzada contra a injustiça.
Stephanie pode ser vista em live action em um episódio de Batwoman, interpretada por Morgan Kohan e em Gotham Knights pela atriz Anna Lore.
6- Damian Wayne
Criadores: Grant Morrison e Andy Kubert
Damian Wayne, filho de Bruce Wayne e da supervilã Talia al Ghul, foi criado como um assassino infantil por sua mãe antes de se tornar o quinto a assumir o manto de Robin. O que diferencia a jornada de Damian das outras é que ele era o Robin do Batman de Dick Grayson, já que se acreditava que Bruce estava morto na época. Em 2024, Damian é atualmente o parceiro de seu pai. Assim como Jason Todd, Damian também morreu enquanto servia como Robin e mais tarde foi trazido de volta à vida; após sua ressurreição, Damian possuía superpoderes temporários por um curto período de tempo.
7- Duque Thomas
Primeira aparição: Batman (vol. 2) #21 (Novo 52) (março de 2014)
Criadores: Scott Snyder e Greg Capullo
Apesar das diversas opiniões dos fãs, Duke recebeu um distintivo de honra oficial de Robin durante o enredo de “We Are Robin”. Após uma briga que deixa Duke inconsciente, ele acorda acreditando que está sob custódia policial e é questionado sobre o que está disposto a fazer para localizar seus pais, ao que responde que é dever da polícia. Ao sair do “interrogatório”, Duke se depara com uma jaqueta de motociclista com um R amarelo, um celular no bolso e uma motocicleta, sinalizando seu novo status.
8- Matt McGinnis
[VIA: Screen Rant]