Batman: Fortress estabelece um novo, mas adorável Lanterna Verde, o caprichoso roedor amante de pizza D’ayl
Dada a magnitude do multiverso da DC, a Tropa dos Lanternas Verdes está repleta de personagens alienígenas criativos e cômicos. Batman: Fortress #4 apresenta um novo, mas carinhosamente familiar Cavaleiro Esmeralda – D’ayl – um grande roedor Lanterna aparentemente do planeta arbóreo de H’Iven. Muito parecido com o favorito dos fãs, o Lanterna Verde Ch’p, D’ayl viajou de Oa para ajudar Batman a encontrar a Fortaleza da Solidão.
Batman: Fortress #1-#3 encontra o Caped Crusader no meio de um apagão mundial causado pela presença de um fenômeno aéreo não identificado. Pior ainda, o Superman está longe de ser encontrado. Depois que um ataque ofensivo fracassado da Liga da Justiça deixa Aquaman, Mulher Maravilha, Caçador de Marte e Gavião Negro capturados, Batman descobre por que os alienígenas estão aqui. A tecnologia que está causando a ruptura global é na verdade um scanner procurando especificamente por uma assinatura kryptoniana.
Percebendo que há tecnologia kryptoniana que poderia ajudá-los contra a tecnologia alienígena altamente avançada, e sem absolutamente nenhum sinal do Superman em qualquer lugar do planeta, Batman relutantemente se volta para Lex Luthor para ajudar a invadir a Fortaleza da Solidão. Depois de descobrir que a Fortaleza foi movida de sua localização habitual no Círculo Polar Ártico, Luthor e Batman escapam por pouco de uma batalha quando os alienígenas chegam ao mesmo local.
De volta à Batcaverna, D’ayl consegue passar pelo intrincado sistema de segurança de Batman e afirma que, apesar dos desejos dos Guardiões de ficar de fora desse evento em particular, ele está lá para ajudar Batman. Mas principalmente D’ayl está lá para ligar a energia novamente em Gotham, para que ele possa ir ao único lugar da galáxia onde possa obter uma “fatia decente de pizza!”
Com a introdução de um novo Lanterna Verde H’Ivenite, os leitores serão fortemente lembrados do amado Lanterna Verde Ch’p. Aparecendo pela primeira vez em 1982 em Lanterna Verde Vol 2 #148 (escrito por Marv Wolfman), Ch’p, uma referência óbvia e divertida a personagens populares da Disney, foi capaz de impedir que o Doutor Ub’x e seu exército tomassem seu planeta natal e, eventualmente, junta-se para treinar em Oa com nomes como Hal Jordan. Tendo servido com a Tropa dos Lanternas Verdes da Terra em muitas ocasiões, Ch’p desenvolveu relacionamentos próximos com John Stewart, Salakk e eventualmente Kilowog.
A natureza caprichosa do personagem e seu companheirismo com Lanternas mais populares como John Stewart e Hal Jordan realmente solidificaram Ch’p como um favorito dos fãs até sua infeliz morte durante os eventos de Lanterna Verde: Mosaico.
Batman: Fortress #4 também estabelece que D’ayl e Bruce têm uma história bastante significativa juntos quando os dois heróis olham brevemente para as aventuras anteriores e revelam o quão bem eles se conhecem. Assim, é possível que D’ayl tenha um papel a desempenhar no multiverso da DC. A inauguração do personagem em um evento tão significativo sugere que D’ayl, no mínimo, aparecerá com mais frequência. Sem mencionar o fato de que ele é um dos poucos heróis superpoderosos que restaram para ajudar o Batman na ausência do Superman.
Considerando o alcance ilimitado da Tropa dos Lanternas Verdes no multiverso da DC, era apenas uma questão de tempo até que os leitores fossem recebidos com um novo herói de H’Iven. Com o sucessor de Ch’p, B’dg, tornando-se recentemente um Lanterna Azul durante o Lanterna Verde de 2021, dirigido por Geoffrey Thorne, D’ayl é uma adição divertida e bem-vinda. Sua parceria com o Batman já é um momento divertido e memorável e pode ser crucial na busca pelo Superman.
Via: [CBR]