O ano de 1940 foi muito bom para todos os fãs de quadrinhos, em especial para os DCnautas. Muitos personagens surgiram neste ano, chegando com grandes histórias e marcando presença de vez no Universo DC. Não à toa estão comemorando 80 anos em 2020. E um desses grandes nomes é o Gavião Negro, cuja história é rica, porém um pouco confusa em suas origens.

Isso acontece pois o herói tem ramos diferentes para sua origem, embora sempre esteja ligada a outro planeta. A primeira é que o personagem seria uma reencarnação de um príncipe do Egito chamado Khufu, que teve contato com um material alienígena. Já a outra versão gira em torno do herói vindo de Thanagar com uma missão. Em ambas origens o herói conta com personagens diferentes, tendo Carter Hall, Katar Hol e Fel Andar como Gavião Negro — e também Charley Parker. Sua primeira aparição nos quadrinhos foi na ‘Flash Comics #1’, durante a Era de Ouro, sendo criado por Gardner Fox e Dennis Neville.

Como vimos, o Gavião Negro tem origens diferentes em certos pontos de sua história, mas a primeira a aparecer para o público foi a versão com Carter Hall, onde o herói era uma reencarnação de um nobre egípcio. Carter era um arqueólogo que estudava sobre o Egito Antigo, e em uma de suas expedições históricas ele encontrou uma tumba com um artefato antigo — feito com Metal Enésimo, de uma nave de Thanagar —, e ao tocá-lo o mesmo teve visões de sua vida regressa, e percebeu qual era o seu destino.

Ao recordar de seu passado, Carter viu que ele e sua amada Chay-Ara foram mortos por seu inimigo, Hath-Set, com uma adaga construída com o mesmo metal Enésimo. No leito de morte, o casal realizou juras de amor, e prometeram um ao outro que iriam se apaixonar em outras reencarnações. Já Hath-Set, ao ser condenado à morte por seu crime, jurou que os destruiria em todas suas reencarnações. A adaga atendeu os três desejos, sempre os reencarnando.

Katar Hol foi o segundo a assumir o manto de Gavião Negro nos quadrinhos, e sua origem é diferente de seu antecessor. Katar é um alienígena, onde em seu planeta natal era um policial de renome, e o mesmo vem para a Terra para prender um criminoso que fugira de Thanagar. Junto com ele veio sua esposa, Shayera, e os dois cumpriram seu objetivo, mas decidiram ficar por aqui em seu novo lar.

Sua aparição se deu na edição #34 da série ‘The Brave and the Bold’ (Os Bravos e os Destemidos), após uma decisão do editor Julius Schwartz em dar novos ares para alguns heróis, tendo o Gavião Negro como um dos escolhidos para a mudança.

Outro personagem que teve o manto de Gavião Negro foi Fel Andar, esse com uma história um pouco diferente dos outros dois. Tudo porque ele acaba sendo um vilão nas histórias. Seu objetivo era ir para Terra e espionar os humanos, a fim de colher o máximo de informações para que seu povo pudesse ter sucesso na invasão ao planeta.

Ao chegar na Terra Fel adotou o nome de Carter Hall Jr, dizendo ser filho de Carter e Shiera, os Gaviões originais. Enquanto aguardava instruções de seu povo, Andar se casou com Sharon Parker e viveu infiltrado. Até que em um momento sua mulher descobriu quem Fel Andar era de verdade, e contou tudo para os membros da Liga da Justiça. Antes de fugir para seu planeta natal, Andar matou sua esposa como punição a traição que ela cometeu.

Antes de partir, Fel deixou um legado na Terra, seu filho Charley Parker. O garoto cresceu sem os pais, e com isso vagou em lares adotivos até completar 16 anos, depois entrou no mundo das drogas e viveu perdido até encontrar Carter Hall, o Gavião Negro original. Ele ajudou Charley a virar o Águia Dourada, e após a morte de Carter, assumiu o manto de Gavião Negro. Porém mais tarde foi revelado que tudo foi um plano de Charley para matar Hall como vingança pela prisão de seu pai.

Todos os Gaviões Negros tem poderes, além de trajar uma clava medieval. O cinturão que usam contam com Metal Enésimo, e funcionam como anti-gravidade, que permitem que eles voem — as asas funcionam como um estabilizador de voo. Outra habilidade que tinham eram de ter uma visão excelente para longe. Além disso, Katar Hol contava com um arsenal alienígena ao seu dispor.

Apesar da Mulher-Gavião ser a mais conhecida pelo público -Leia mais sobre ela aqui-, o Gavião Negro guarda alguma aparições fora dos quadrinhos:

Nas animações, o personagem apareceu no ‘Superamigos’, onde seu nome foi mudado para Homem-Águia. Outra produção que o Gavião Negro deu as caras foi em ‘Liga da Justiça‘, e ‘Liga das Justiça Sem Limites’.

No mundo das séries, o herói apareceu em ‘Smallville’, onde foi interpretado por Michael Shanks. O personagem apareceu em dois episódios especiais, na nona e décima temporada.

Em ‘Arrow, Falk Hentschel foi escolhido para viver o personagem. Após sua aparição, o herói se juntou ao elenco de Legends of Tomorrow’, onde teve mais participação.

Gavião Negro tem uma história rica, e que tem muito a oferecer ainda mais para o fã da DC. Esperamos que o personagem complete muitos e muitos anos mais!

Sobre Marcelo

Marcelo Coelho

Sou Marcelo Coelho, mas podem me chamar apenas de Coelho. Tenho 21 anos, formado em jornalismo pela FIAM-FAAM. Fascinado por esportes, cinema, games e esse grande universo que é a DC! Confesso que acabo torcendo para os vilões e que sinto saudades de almoçar vendo Super Choque e Liga da Justiça.

Últimas notícias