Darkseid? Legião do Mal? Sindicato do Crime? Não! O primeiro vilão da Liga da Justiça foi o Starro! Mais conhecido como Starro, O Conquistador, o grande vilão do filme “O Esquadrão Suicida” deu as caras pela primeira vez na HQ ‘The Brave and the Bold #28, lançada nos primeiros meses de 1960. A HQ contou com roteiro de Gardner Fox e arte de Mike Sekowsky, sendo marcada pela estreia da Liga da Justiça, que enfrentou seu primeiro vilão como equipe, o grande Starro, O Conquistador!

Starro é pertencente a uma raça alienígena conhecida como Conquistadores Estelares, onde todos tem o formato de uma gigante estrela do mar, com um enorme olho bem no centro de seu corpo. Em sua primeira aparição, Starro chega ao planeta Terra com o objetivo de dominá-lo, e acaba sendo impedido pela Liga da Justiça da América, então composta por Aquaman, Mulher-Maravilha, Flash, Caçador de Marte e Lanterna Verde. Desde então, as confusões de Starro no universo DC não foram poucas, o personagem já foi de vilão à herói no decorrer dos anos e agora fará sua grande estreia nos cinemas, como o vilão do filme O Esquadrão Suicida, de James Gunn!

Antes de conhecer um pouco mais da história de Starro, vamos descobrir do que ele é realmente capaz! Vamos ver quais cartas este grande vilão tem na manga, ou melhor, nos seus tentáculos!

Poderes e Habilidades

Starro não vem para brincadeira, sendo um alienígena poderoso, o mais famoso conquistador de sua raça, ele é super resistente e capaz de regenerar qualquer parte do seu corpo, além de ser capaz de se camuflar, ao fazer seu corpo mudar de cor! Starro também é capaz de voar e de terraformar um planeta, que nada mais é do que destruir o ambiente natural deste para transformá-lo em um ambiente ideal para si e seus aliados! Por último, e mais importante, Starro é capaz de soltar esporos de seu corpo, que aparentam a sua forma em miniatura, esses esporos grudam na face de seus adversários e permitem que o vilão os controle mentalmente!

Apesar de parecer invencível, Starro não é. O vilão possui fraquezas um tanto quanto peculiares, ele é extremamente vulnerável ao frio extremo, podendo facilmente ser derrotado ao ser congelado (a peculiaridade dessa fraqueza reside no fato de que Starro viaja pela espaço sideral, frequentemente desprotegido e sem nave, e mesmo assim não congela ao passar por pontos com temperaturas extremamente geladas), outra fraqueza bem estranha é que Starro é sensível à musgo de jardim, sim, vocês leram certo, o todo poderoso é vulnerável à musgo de jardim, mas quem nunca sofreu com alguma alergia “besta”, não é mesmo?

História do Starro na DC Comics!

Starro, O Conquistador já apareceu em diversos arcos e histórias dentro das HQ’s, e mesmo fora delas, aparecendo em animações e games, e agora fará sua estreia nos cinemas. Dentre as animações onde o vilão aparece, podemos citar DC SuperHero Girls, Justiça Jovem, Batman: Os Bravos e Destemidos e Superman: A Série Animada. Já nos games, ele já apareceu em Batman: The Brave and the Bold, DC Universe Online e MOBA Infinite Crisis. Na série de TV “Powerless” de 2017, Staro fez sua estreia em live action com uma pequena aparição.

Starro em Powerless (2017).

Nas HQ’s, o vilão conseguiu grandes feitos. Em uma história dos Jovens Titãs, é mostrado que em uma versão do futuro Starro pertence à Tropa Sinestro (energizados pela energia amarela do medo), e que usa cinco anéis, um em cada tentáculo, nesta mesma história é mostrado que ele conseguiu controlar mentalmente, através de seus esporos, os Guardiões de Oa (Guardiões do Universo). Mas nem só de vilania viverá a estrela do mar gigante, n’Os Novos 52, mais precisamente no arco Sem Justiça (série limitada de 2018), onde várias equipes distintas da Liga da Justiça são apresentadas, Starro é integrante de uma dessas, juntamente com Superman, Caçador de Marte, Estelar e Sinestro. Esse estranho grupo se une com o objetivo de defender a Terra dos Titãs Ômega, missão que acaba levando à morte de Starro, que perece em combate, mas este não é o fim do personagem. Após o seu sacrifício, um pedaço do Starro é preservado pelo Batman, para análises, motivado pela crença ao heroísmo do alienígena. Esse pedaço então se regenera, e dá origem a Jarro, uma criatura que se assemelha ao Starro, e que passa a ser criada por Bruce Wayne e eventualmente se transforma em um novo Robin (mas é claro que o Patrão Bruce não perderia a oportunidade de integrar mais um orfão a equipe)!

Agora vai um fato curioso e edificante sobre o Starro: na saga Noite de Trevas: Metal, o Lanterna Verde Hal Jordan e o Senhor Incrível são aprisionados por Starro, que estava no comando do planeta Thanagar Prime, no entanto, eles conseguem se libertar com a ajuda do Caçador de Marte, e Hal promete que vai “chutar a bunda” de Starro, mesmo sem saber se esse possuia uma. Pois bem, mais tarde na história nos é mostrado que Starro tinha não uma, mas cinco bundas e Hal Jordan chutou cada uma delas!

A escolha de Starro como o vilão de “O Esquadrão Suicida”

Já é do conhecimento de todos que Starro, O Conquistador será o grande vilão de ‘O Esquadrão Suicida’, no entanto, paira a questão do por que este foi escolhido para o papel. A resposta veio do própio diretor James Gunn que, durante uma entrevista, explicou que o Starro é o vilão perfeito para o filme justamente por se tratar de um personagem que mistura as sensações de ser algo ridículo mas ao mesmo tempo aterrorizante. Nas palavras de Gunn:

Starro é hilário. Ele é ridículo. Ele é uma estrela gigante e azul, mas ele também é muito aterrorizante. …Quando eu era criança, achava que Starro era a coisa mais assustadora de todos os tempos… e isso exemplifica o que este filme é: ridículo, aterrorizante e sério também. Então ele funciona muito bem como o vilão do filme. Como um dos vilões, na verdade.

E assim, chegamos ao fim do nosso breve resumo sobre a história de Starro, desde sua primeira aparição até sua chegada ao O Esquadrão Suicida! E aí, ja está se sentindo Starrizado? Ainda não? Então corre pros cinemas que O Esquadrão Suicida está em exibição, e o Starro pega um, pega geral, também vai pegar você!

Sobre Luara

Graduanda em Direito, amante de Ciências Políticas e Sociais, Literatura e Cinema. Aficcionada por Cultura Pop e Dcnauta ferrenha. Busco enxergar conexões entre a cultura pop e debates sociológicos.

Últimas notícias