A lanchonete Big Belly Burger, de propriedade da LexCorp. e originalmente fundada em Coast City, foi introduzida pela primeira vez no ano de 1988 em Adventures of Superman Vol. 1 #441, sendo uma das maiores marcas de fast food dos Estados Unidos. Seus criadores, o escritor John Byrne e o artista Jerry Ordway, se inspiraram em uma rede de restaurantes real chamada Bob’s Big Boy, fundada em 1936 na Califórnia e que chegou a estar presente em mais de 240 locais nos Estados Unidos em 1989. De acordo com os criadores, o mascote do restaurante foi inspirado no editor de quadrinhos Andy Helfer, porém ele é semelhante ao mascote do Bob’s Big Boy.
Estátua do Big Belly Burger à esquerda e do Bob’s Big Boy à direita.
A primeira aparição da lanchonete não foi nada discreta: uma luta entre Superman e a estátua gigante do Big Belly Burger, que ganhou vida graças aos poderes do Mr. Mxyzptlk. O ser da quinta dimensão estava perturbando a cidade de Hollywood e precisou usar a estátua da lanchonete para manter o Superman ocupado. Felizmente, o herói conseguiu destruir o mascote carismático que arremessava hambúrgueres mágicos gigantes nele. Desde então, o Big Belly Burger aparece nos quadrinhos seja como local aonde os personagens vão para comer ou como cenário de fundo.
Superman lutando contra a estátua do Big Belly Burger.
Curiosamente, Superman e os personagens de Metropolis são os maiores frequentadores da rede de fast food. Em Adventures of Superman #564, Jimmy Olsen pede um Belly Buster com shake de kiwi e encontra Allie uma ex-funcionária do Planeta Diário trabalhando como atendente da lanchonete. Jimmy encontra Perry White, que ganhou um boneco Big Belly Buddy de cortesia de Allie, e em seguida Clark e Lois aparecem e se juntam aos dois. Em Superman Vol. 3 #46, Jimmy está na cidade de Oakland e se lembra que a primeira vez que ele comeu um hambúrguer foi na primeira vez em que saiu com Clark, logo quando entrou no Planeta Diário. Aquele dia também ficou marcado como a primeira vez em que ele conseguiu fotografar o Superman em ação, destruindo um robô em frente ao Big Belly Burger.
Jimmy Olsen e Perry White no Big Belly Burger.
Mas o Big Belly Burger vai além das histórias em Metropolis. O Gladiador Dourado já apareceu na televisão em um comercial do restaurante no título 52 #4 e na edição #18, o adesivo do Big Belly Burger era um entra várias marcas, incluindo a Vertigo, que estavam colados no caixa do Gladiador. Em Suicide Squad Vol. 4 #30, o Arraia Negra ataca um funcionário e clientes do Big Belly Burger e acaba voltando para Belle Reve. E o estabelecimento continua aparecendo em outras histórias, como em Injustice: Gods Among Us: Year Five #17, nas páginas de Black Canary Vol. 3 #1 onde podemos ver que o restaurante tem uma área recreativa infantil. Em The Power of Shazam! #16 acontece uma tentativa de assalto no Big Belly Burger. Em Final Crisis #3, a logo do Big Belly Burger foi repaginada, consistindo em dois círculos que formam uma pessoa acima do peso com a mão na barriga. Esse novo logo também aparece em cenários do jogo DC Universe Online em Metropolis e Gotham.
Big Belly Burger em Metropolis no jogo DC Universe Online.
Algumas frases e bordões são utilizados para criar mais conteúdo para o restaurante fictício. O nome “Big Belly” (em tradução literal: Barriga Grande) é usado para substituir palavras com sonoridade parecidas e mudar o sentido da frase para atrair a atenção do cliente. Um exemplo é a frase “Big Choices, Big Value, Big Belly!” dando a entender que o Big Belly é uma grande escolha e de grande valor. Já a frase “It’s Belly Belly good” brinca com a original “It’s very very good” (tradução: É muito, muito bom). Vale mencionar que a os funcionários também utilizam frases personalizadas para o atendimento, dizendo “Have a ‘Belly good day” (em tradução livre “Tenha um dia muito bom.”) brincando novamente com a palavra very (tradução: muito).
As opções de lanches também são detalhadas quando algum personagem aparece pedindo algo do cardápio. O Belly Buster parece ser o hambúrguer mais famoso, mas também existem outras opções como o Big Beak Chicken e Jolly Meals (Formerly Known as the Justice League #1) e cachorro-quente servido em um drive-thru (Nightwing Vol. 2 #104). Em março, a Big Belly Burger tem um cardápio especial para o Dia de São Patrício, com uma bebida verde chamada Lucky Leprechaun Shake. Aparentemente eles servem legumes fritos, como abobrinha.
Cardápio ilustrativo com as refeições do Big Belly Burger.
No Arrowverso o Big Belly Burger chamou a atenção por aparecer frequentemente como opção de refeição dos heróis das séries. O canal The CW não perdeu tempo e criou um marketing para as séries utilizando o restaurante fictício como propaganda para as novas temporadas de Arrow, The Flash e Supergirl, recém-chegada ao canal.
No terceiro episódio da primeira temporada de Arrow, o personagem John Diggle leva Oliver Queen e Tommy Merlyn ao restaurante. Já no episódio 2×01, Roy Harper tenta ajudar uma funcionária do Big Belly que estava sendo assediada na rua quando acaba precisando de ajuda e uma nova vigilante aparece para ajudá-lo, mais tarde se revelando ser a Canário de Sarah Lance. Ao final da terceira temporada, Felicity comenta que não comerá mais no Big Belly, pois está ficando com uma “big belly” (tradução: engordando).
Felicity de Arrow no Big Belly Burger.
Em The Flash, o restaurante aparece no primeiro episódio do seriado e se torna um local bastante mencionado pelos personagens. Em um 1×10, Barry come uma pilha de hambúrguer do Big Belly, pois o herói precisa consumir muitas calorias durante o dia para compensar seu metabolismo super acelerado. Até mesmo o vilão Flash Reverso é fã dos hambúrgueres da rede de fast food e aparece comendo um no final da temporada. E o hambúrguer está presente na Terra Dois, confirmado por Jay Garrick na segunda temporada do seriado.
No episódio 4×02 de Supergirl, Kara leva hambúrgueres do Big Belly para Lena Luthor. Porém, Legends of Tomorrow foi além e dedicou a trama do episódio 6×02 ao restaurante. Ao viajarem para a cidade de San Bernadino em 1955, as lendas investigam uma nova ameaça alienígena presa no passado. Digamos que o molho no hambúrguer do restaurante Big Bang Burger era muito especial, algo viciante, e tornava os humanos em selvagens. Felizmente os heróis restauraram a linha do tempo e o Big Bang Burger reabre com uma nova proprietária e com o nome Big Belly Burger.
Placa do Big Belly Burger em Legends of Tomorrow.
Na época em que o episódio 1×03 da série Raio Negro foi ao ar, a aparição de uma propaganda da rede de fast food em um ponto de ônibus dava indícios de um possível crossover entre a série e o Arrowverso. Confirmando que o Big Belly Burger vai além Multiverso DC do Arrowverso, a série Powerless (2017) mostra rapidamente uma propaganda do Big Belly Burger em um outdoor na cidade de Charm City, durante o ataque do vilão Jack O’Lantern no episódio 1×01.
Propaganda do Big Belly Burger na série Powerless.
Um pouco antes da transmissão do evento DC FanDome em agosto de 2020, um comercial de 30 segundos foi transmitido online com o hambúrguer, batata, milkshake e ketchup do Big Belly Burger cantando uma música para avisar que o evento começaria em breve.
Big Belly Burger no DC FanDome.
Não resta dúvidas de que o Big Belly Burger está presente em todos os cantos da DC Comics, se tornando um grande easter egg dos quadrinhos e fora deles também: Algumas lanchonetes no Brasil possuem o nome da rede de fast food mais famosa da DC. Seja homenagem ou não, é mais uma prova de que ela está em todos os lugares!
Tenha um “Belly good day!”