Caso existisse uma competição de rumores no mundo dos games, com certeza Batman estaria liderando esse campeonato. O Homem Morcego sempre é lembrado na hora de especular se algum jogo da Warner estaria em desenvolvimento, mas a notícias da vez é a quase produção – dessa vez real – de um jogo do Herói de Gotham.
A história começou quando a Monolith, desenvolvedora de jogos de vídeo game, foi comprada pela TimeWarner, e passou a ser parte da divisão de jogos da companhia, chamada Warner Bros. Interactive Entertainment. Foi quando então que os produtores resolveram trabalhar alguma franquia para o mundo dos games.
Os responsáveis pelo projeto tinham o Senhor dos Anéis como o favorito, mas o desejo de trabalhar com o Batman era muito grande. Como na época o herói estava nas telonas sendo dirigido por Christopher Nolan, era preciso uma permissão do diretor, mas não foi o que acabou acontecendo.
O otimismo em desenvolver um jogo do Homem Morcego era tão grande que já tinham até criado um Batmóvel e três modos de gameplay: Stealth, Combate Direto e Uso de Acessórios. Tudo isso além de um estilo de jogo que focava no resgate de reféns, impedir assaltos e lutar contra os malfeitores.
Com uma resposta negativa para a produção do game, os desenvolvedores precisaram retornar para o projeto de Senhor dos Anéis, criando assim uma franquia de jogos adorada pela comunidade gamer: Shadow of Mordor.
O lado bom dessa pré-produção de Batman foi que muito das mecânicas foram aproveitadas para o game da Terra Média. Inclusive o personagem Talion, um dos protagonistas de Shadow of Mordor, era para ser o Herói de Gotham.