Afinal, o que foi a fase da Batgirl Burnside?

    Na última sexta-feira, dia 14, foi divulgada a primeira imagem oficial da atriz Leslie Grace trajada como Batgirl, revelando que a produção usará como base uma das fases mais recentes e populares da heroína de Gotham, a intitulada Batgirl Burnside.

    Após o final da mega saga Convergência, em 2015, a DC Comics deu início a uma mudança editorial em suas histórias. A campanha foi denominada como DC You e trazia uma série de escritores e artistas consagrados ou em ascensão a frente de quadrinhos de diferentes estilos e gêneros para alcançar uma audiência mais ampla de fãs. Para isso, a iniciativa decidiu diminuir a importância da cronologia, mas ainda levando em consideração o que havia sido anteriormente estabelecido durante as histórias dos Novos 52.

    “Esse anúncio trata de uma nova era para o Universo DC, que nos permitirá publicar de tudo para todas as pessoas, sermos mais expansivos e modernos no nosso enfoque, e permitirá contar histórias que melhor refletem a sociedade ao nosso redor”, comentou o copublisher da DC Entertainment na época, Dan DiDio.

    Batgirl se tornou um símbolo para toda uma geração de novas leitoras

    E, foi em meio a essa nova investida criativa que surgiu a fase hipster da Batgirl, encabeçada pelos roteiristas Cameron Stewart e Brenden Fletcher em colaboração com o desenhista Babs Tarr. Mostrando Barbara Gordon recomeçando sua vida em um bairro boêmio de Gotham Ctity, chamado Burnside, modernizando a personagem para um público jovem adulto e incorporando elementos da geração dos millenials. Trazendo histórias carregadas de leveza e pós-modernidade. Possuindo traços estilizados e uma estrutura narrativa episódica, conectadas por um arco de história mais longo. Tendo como referência as séries Veronica Mars e Sherlock.

    Aqui há um distanciamento das figuras de Bruce Wayne ou do Comissário Gordon em sua vida, com a jovem heroína tendo que lidar com suas fragilidades e cultivar a própria individualidade através de um processo de auto aceitação. Não se permitindo ser vista como uma vítima e abraçando por completo todas as suas facetas (Barbara Gordon, Oraculo e Batgirl) e utilizando o melhor que cada uma delas tem a oferecer. Tanto em suas aventuras encapuzadas, como seus momentos civis, seja em uma investigação por meio de aplicativos de relacionamentos ou precisando entregar seus trabalhos da faculdade.

    Barbara Gordon criando seu novo, e moderno, traje de Batgirl

    O maior símbolo dessa mudança de ares na vida de Barbara é o traje Burnside, que, diferente dos outros membros da Batfamilia, renega as sombras e abraça de vez os holofotes. Nascido através da necessidade, após seu antigo uniforme ter sido destruído em um incêndio, Babs monta sua nova identidade com peças compradas nas butiques e lojas vintage de seu bairro. Um conceito simples, mas ideal para a nova direção que sua vida se encaminha. Algo leve, confortável e fruto de suas próprias mãos, respeitando suas origens e legado, em especial ao deixado por Yvonne Craig, não sendo uma surpresa o visual ter caído nas graças dos fãs, em especial os cosplayers.

    “Batgirlizar” foi um verbo utilizado pela diretoria da DC comics nos momentos finais do DC You para se referir a histórias que fogem do padrão conhecido das histórias comuns de super-heróis, mostrando o impacto da fase para a personagem e a editora como um todo. Tendo sido um grande sucesso de público e crítica, Batgirl Burnside foi um exímio exercício criativo de reflexão geracional, usando a inovação como uma ferramenta para além da contextualização e valorizando a inclusão de minorias em diferentes espaços sociais. Trazendo consigo uma nova leva de fãs apaixonados por Barbara Gordon.

    Marcos Vinícius
    Marcos Vinícius
    Olá! Meu nome é Marcos e tenho um grande amor pelo jornalismo. Possuo um podcast, o Sabor de Ambrosia, e sou um grande fã da DC desde que me entendo por gente. Escrevo de tudo um pouco e, espero que gostem do que tenho pra falar.

    Deixe seu comentário

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Você pode gostar

    Siga-nos

    24,169FãsCurtir
    15,600SeguidoresSeguir
    19,534SeguidoresSeguir

    Últimas Postagens