Conforme o site IGN, no episódio #17 (A Narrow Escape) da primeira temporada da série Batwoman e exibido recentemente na TV americana, temos a revelação de alguns detalhes sobre o paradeiro atual do Palhaço do Crime de Gotham.


*** Cuidado com os spoilers: Temporada 1 | Episódio 17 ***

Batman e Coringa no Arrowverse – O que já sabemos:

Durante anos, as várias séries do Arrowverso não indicavam detalhes sobre a existência do Batman, mesmo depois que Oliver Queen finalmente falou o nome de Bruce Wayne na sexta temporada de Arrow. Foi somente no crossover Elseworlds de 2018 que os fãs finalmente descobriram a verdade. Há um Batman no Arrowverso, e ele existe há muito mais tempo do que heróis como o Flash e o Arqueiro Verde. O problema é que, fora os cidadãos de Gotham, poucos acreditam que ele exista.

Desde então, a série Batwoman estabeleceu que o Batman e seu alter-ego desapareceram de forma repentina e misteriosamente há três anos, deixando Gotham desprotegida até Kate Kane finalmente aparecer para assumir o manto de combatente mascarada. Quanto ao Coringa, ele e a maioria de seus colegas de super-vilões também parecem ter sumido do mapa. A maioria deles aparenta ter sido capturada pelo Batman e trancafiados em algum lugar para sempre. O próprio Coringa (que, assim como a versão de Jack Nicholson, também é conhecido por Jack Napier no Arrowverso) foi trancado com segurança no episódio “I’ll Be Judge, I’ll Be Jury”, de Batwoman,

No recente episódio, “A Narrow Escape”, temos uma ideia muito mais sombria do destino do Coringa.

Um terrível segredo do Batman é revelado!

Este novo episódio trata das consequências de Kate Kane matar August Cartwright, o homem que assassinou sua mãe e transformou sua irmã Beth em uma psicopata fantasiada. Kate tenta impedir que seu parceiro Luke cometa um crime semelhante, pois Luke procura punir um agente corrupto que assassinou seu pai Lucius. Somente admitindo seu próprio crime é que ela consegue impedir Luke de cruzar essa linha. Mais tarde, Luke agradece a Kate por salvá-lo e revela a ela que ela não é o único membro da Bat-família a matar um inimigo a sangue frio. Luke implica fortemente que Batman quebrou uma vez seu código moral e matou o Coringa.

Luke diz a Kate: “Você já se perguntou por que o Coringa não levanta a cabeça há cinco anos? Ele não está no Arkham, Kate. Você e Bruce encararam o abismo. A questão é: quanto tempo você vai deixar que ele olhe de volta? Para você?”

Há uma boa possibilidade para interpretação aqui. É possível que o próprio Batman não tenha sido o responsável pela ação, mas pode estar cobrindo um de seus companheiros (Jason Todd, talvez). Entretanto, independentemente dele ter matado o Coringa, ou apenas ter ajudado a encobrir o assassinato, Batman parece ter o sangue de uma vida importante nas mãos.

Provavelmente esse ato teve um papel importante na decisão do Batman de desaparecer. Talvez ele não se sentisse mais digno de ser o protetor de Gotham. Afinal, matar o Coringa é uma linha que o Batman raramente cruzou em qualquer universo, e isso geralmente o leva a um caminho ainda mais sombrio.

Ok, mas o que isso significa para o Batman e Batwoman?

O atual paradeiro de Bruce Wayne ainda é um mistério, e pode permanecer assim por várias temporadas. Mas temos que imaginar, mais cedo ou mais tarde que Kate se reunirá com seu primo e Bruce será forçado a prestar contas por suas ações. Kate já conheceu uma versão alternativa de Bruce durante o crossover “Crise nas Infinitas Terras“. Essa versão era um velho amargo e vingativo, enlouquecido pela morte de sua Kate e que o fez matar todos os seus inimigos. Infelizmente, parece que Bruce Wayne, da Terra Prime, não está tão distante do Bruce da Terra-96, como poderíamos imaginar.

Quando Bruce ressurgir, provavelmente teremos a história completa sobre o que aconteceu durante seu confronto final com o Coringa. Talvez Kevin Conroy volte a repetir o papel de Bruce Wayne em live-action novamente. E, dependendo quais foram as ações de Bruce no passado, ele poderia acabar sendo um inimigo para Kate e não um aliado.

Neste ponto, não podemos deixar de lembrar do vilão Batman-Que-Ri, uma recente adição à galeria de vilões das histórias em quadrinhos do Batman. O Batman-Que-Ri é uma versão de Bruce Wayne do Multiverso Sombrio, um reino onde os pesadelos literalmente se tornam realidade. Este Bruce, cedeu à tentação e matou o Coringa. Mas ele não imaginava que o Coringa antes de morrer se prenderia ao seu próprio corpo com uma toxina. Bruce foi infectado e acabou se transformando em um novo Coringa. Como o Batman-Que-Ri, ele tem todas as habilidades e recursos do Batman e todo o amor do Coringa pelo caos e destruição. Essa é uma combinação bastante potente e desagradável.

É possível que a série Batwoman esteja plantando as sementes de uma versão no Arrowverso do Batman-Que-Ri? É possível que o Batman do Arrowverso tenha experimentado um destino semelhante e se transformou em um novo Coringa depois de matar o original? Por enquanto, teremos que esperar e ver o que o futuro nos reserva para a trama entre Batwoman e Batman.

Artigo adaptado: IGN.

Sobre Willyan

Willyan Bertotto

Publicitário. Diretor de Arte, Designer e Batmaníaco. Fã incondicional da DC Comics e pesquisador assíduo desse universo e todas as suas possibilidades de transformação.

Últimas notícias