Especial Shazam! | Conheça a espirituosa e destemida Mary Marvel

    Quem é Mary Marvel?

    Durante a década de 40, Capitão Marvel havia se tornado uma das maiores e mais lucrativas febres do momento, vendendo cerca de 1.4 milhão de cópias por edição, isso com apenas dois anos de publicação, além de render a primeira adaptação de super-heróis para o cinema, com As Aventuras do Capitão Marvel (1941), produzido pela Republic Pictures. Vendo o estrondoso sucesso em mãos, a Fawcett Comics, detentora original dos direitos do personagens, decidiu investir e expandir o universo em volta do personagem e, dentre suas muitas criações, estava a espirituosa Mary ‘Bromfield’ Batson.

    Mary Marvel, como acabou sendo apelidada, foi originalmente concebida pela dupla Otto Binder e Marc Swayze, aparecendo pela primeira vez na revista Captain Marvel Adventures #18, de dezembro de 1942. A jovem heroína foi apresentada ao público como irmã gêmea perdida de Billy Batson, que acabou sendo separada na maternidade após a morte de seus pais biológicos em um acidente de carro por uma enfermeira chamada Sarah Primm. Enquanto Billy foi enviado para um orfanato em Fawcett City, Mary, por sua vez, toma secretamente o lugar da jovem herdeira da família Bromfield, que havia morrido repentinamente enquanto estava sob os cuidados de Primm.

    Captain Marvel Adventures #18, escrita por Otto Binder e com artes de Marc Swayze.

    O reencontro entre os irmãos só veio acontecer anos depois, quando revelado a Billy o segredo sobre o paradeiro de sua irmã perdida, durante o leito de morte da Sra. Primm, que, para ajudá-lo, o presenteia com um medalhão partido ao meio e garantindo ao jovem em seus últimos suspiros que Mary estaria em posse da outra metade. Ao retornar a cidade, Billy relembra de uma jovem que havia participado de seu programa de rádio naquele mesmo dia e, juntamente de seu fiel escudeiro, Freddy Freeman, partem a procura da garota misteriosa em sua limusine.

    Por conveniência da inocente magia da Era de Ouro, Mary acaba sendo sequestrada por uma gangue de meliantes, precisando Capitão Marvel e Capitão Marvel Jr. entrarem em ação. O plano acaba não se desenrolando como o previsto, e após desacordar os meliantes, Billy revela sua real identidade a Mary, porém, acaba amordaçado pelos bandidos, junto a Freddy, com o intuito de impedi-los de dizer suas palavras mágicas. Mary, em um ato involuntário acaba exclamando “SHAZAM!”, o que a faz ser atingida por um raio mágico e a transformando-a numa super-heroína, batizada de Mary Marvel pelo seu irmão.

    Mary Marvel e seu panteão de divindades personalizado.

    Posteriormente, ao visitar a Pedra da Eternidade, lar do poderoso Mago Shazam, localizado em meio ao tempo e espaço, é explicado a Mary, que apesar de usar o mesmo encantamento para assumir sua forma heroica, a fonte de suas habilidades é originada de uma panteão divino diferente das apadrinhadas por Billy e Freddy, sendo elas:

    S – A graça de Selena, a Deusa da Lua;
    H – A força de Hipólita, a Rainha das Amazonas;
    A – As destreza da princesa Ariadne, a Senhora dos Labirintos;
    Z – A agilidade (e voo) de Zéfiro, o Deus dos Ventos do Oeste;
    A – A beleza de Aurora, a Deusa do Amanhecer;
    M – A sabedoria de Minerva, a Deusa romana da Sabedoria.

    Mary foi a segunda integrante da Família Shazam a ser introduzida ainda sobre o braço da Fawcett, aparecendo nas páginas apenas com um ano de diferença para Freddy Freeman, o Capitão Marvel Jr. Sendo baseada na filha do roteirista Otto Binder e modelada com traços e personalidades da atriz estadunidense Judy Garland, conhecidas por seus papéis em O Mágico de Oz (1939) e a versão clássica de Nasce Uma Estrela (1954).

    Sua introdução foi bastante aceita pelo público, rendendo pouco tempo depois o seu próprio título solo, intitulado Mary Marvel, em 1945, onde foi presenteada com todo um segmento de coadjuvantes próprios, incluindo o simpático Uncle Marvel (ou Tio Marvel, em livre tradução) e sua sobrinha igualmente sem poderes, Freckles Marvel. Mas sem nunca deixar de ser um rosto recorrente nos demais segmentos do universo da Família Shazam!, em especial no título The Marvel Family, estrelado pelo trio Mary, Billy e Freddy, onde teve seu traje e a aparência alterados: exibindo um decote ligeiramente abaixado, sapatilhas amarelas e um cabelo encurtado sem cachos.

    Fawcett Comics Vs National Comics

    Paralelamente ao sucesso da franquia do Capitão Marvel, a Fawcett Comics se encontrava em meio a uma disputa judicial pelos direitos autorais de seu personagens. Com a National Comics (futura DC Comics) fazendo grandes esforços para cessar as publicações dos quadrinhos do Capitão Marvel em um processo que durou cerca de sete anos antes mesmo do julgamento realmente começar, em março de 1948. Com a National argumentando que o Capitão Marvel era uma copia direta de seu personagem mais rentável, o Superman.

    Após anos de apelações, a Fawcett se viu pressionada a fazer um acordo com a National fora dos tribunais, devido a diminuição drástica das vendas de quadrinhos de super-heróis no início dos anos 1950. Sendo assim, a editora decidiu por pagar à National Comics o valor de $400.000 (quatrocentos mil dólares) em danos e concordou em interromper a publicação de todos os quadrinhos relacionados ao Capitão Marvel. Como resultado, toda a equipe criativa da divisão de quadrinhos foi demitida, e Mary, juntamente com os demais personagens desse universo, permaneceram em um limbo editorial até o ano de 1972, quando a DC licenciou os direitos de todos os super-heróis de Fawcett para reimpressão e publicação de novos títulos, agora sobre a alcunha de Shazam!

    Emergindo no multiverso DC

    Agora sob a divisão da DC, Mary e o restante da família Marvel acabou habitando a Terra-S no multiverso, possuindo encontros esporádicos com os demais personagens do universo regular através de títulos do evento. Nesse meio tempo, a heroína teve seu primeiro encontro com a Supergirl, outra criação de Otto Binder, que acabou conquistando maior popularidade devido sua relação com o Superman.

    O status da Terra-S, assim como as demais terras paralelas, foram impactados pelos eventos da Crise nas Infinitas Terras, onde todas as variações do multiverso DC foram fundidas em uma terra unificada.

    Mary Marvel adquire a aparência de sua falecida mãe.

    Nos Pós-Crise, a personagem teve sua primeira aparição na graphic novel, O Poder de Shazam!, escrita por Jerry Ordway e com artes de Peter Krause e Mike Manley, em 1994. Na nova origem, Mary viaja junto de seus pais a uma expedição a tumba de Ramsés II, no Cairo, e o mesmo são traídos por Theo Adam, que consumido pela ganância, assassina o casal e lava consigo a garota para os EUA, com o paradeiro da menina só sendo revelado na série que se seguiu após a publicação.

    O reencontro dos irmãos acontece de forma similar aos narrados na Era de Ouro, contudo, aqui não temos a participação de Capitão Marvel Jr., que só viria a aparecer em edições posteriores. Assim, Billy parte ao encontro de sua irmã na mansão dos Bromfields, em Fairfield, cidade vizinha de Fawcett City, e a presenteia com um pacote contendo os registros de adoção e uma pelúcia da infância de Mary, o Sr. Malhado.

    Todavia, os bandidos que tentaram raptar a menina e a babá no caminho do programa de rádio estão na casa e capturam Batson e o amordaçam. Mary acha o boneco de pelúcia e o leva para o seu quarto, lá a pelúcia ganha vida e ao proferir a palavra mágica “SHAZAM!”, transformando a garota na poderosa Mary Marvel, que nesta continuidade adquire uma aparência adulta, semelhante a de sua falecida mãe.

    Mary, juntamente de Billy, consegue derrotar os meliantes, contudo a babá, que acaba sendo uma nova versão da enfermeira Sarah Primm, é alvejada por um dos bandidos. E, em seus últimos momentos, confessa ser a irmã de Theo-Adam que havia ficado com Mary quando ele a trouxe do Egito, a realocando na família Bromfield através de documentos falsos, e vinha sendo chantageada a esconder o segredo.

    Nessa nova continuidade, os poderes de Mary são derivados do mesmo panteão de divindades que Billy, sendo eles: a sabedoria de Salomão, a força de Hércules, o vigor de Atlas, o poder de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio. Mais tarde, a heroína adotaria um traje branco para se distinguir do irmão.

    Sedução dos Inocentes

    Ainda na continuidade Pré-Novos 52, dois eventos marcaram a jornada de Mary, sendo o primeiro a destruição da Pedra da Eternidade, após os eventos da Crise de Identidade por Espectro, que acarretou na morte do Mago Shazam. Com Billy precisando assumir o posto do seu antigo mestre, e Mary perdendo suas habilidades devido a destruição dos Livros da Magia. Na minissérie Contagem Regressiva, a jovem parte a procura de seu irmão, todavia, acaba por cruzar o caminho de Adão Negro, que decide não só poupa-la, como também apresentá-la com os seus próprios poderes. Tendo Mary agora adquirindo um uniforme mais ousado, de coloração escura e mangas longas, com luvas de mesma tonalidade, além de um novo nível de poder, capaz de sentir o fluxo da magia do mundo ao seu redor.

    Mary Marvel corrompida pelos novos poderes dados por Adão Negro.

    Descobrindo que o poder de Adão Negro estava a corrompendo, Mary foi em busca de um tutor. Ela foi a procura Zatanna, que a leva para treinamento no Berço das Sombras. Mas, quando a mesma se recusou a dar-lhe acesso a uma de suas armas mágicas, Mary Marvel começou a acreditar que sua tutora estava apenas planejando roubar seu poder e a ataca. Assim, vendo a obscuridade em sua alma, Zatanna a bani de sua morada.

    Como resultado das novas habilidades, Mary Marvel se tornou cada vez mais violenta, corrompendo ainda mais sua alma a medida que seus poderes cresciam, e mesmos com os avisos de Madame Xanadu e do próprio Billy, a jovem parte numa jornada obscura sofrendo influências de personalidades como Eclipso, que esperava agradar seu mestre Darkside oferecendo Mary como sua noiva.

    Se recusando a vender ainda mais sua alma por poder, Mary consegue derrotar Eclipso e foge, perdendo seus poderes no processo. No entanto, isso não durou e, pelas ações de Darkseid, ela foi corrompida mais uma vez e transformada em um recipiente para um de seus servos, agindo como guardiã da fortaleza de Darkseid, em Bludhaven.

    Após entrar em conflito com alguns dos membros da Família Shazam, Freddy Freeman consegui agarrá-la e entonar a palavra mágica “SHAZAM!”, transformando-os de volta ao normal e removendo a influência de Apocalipse em Mary, que começa a chorar pelo mal causado, porém ela é tranquilizada por Freddy, que a assegurava de que nada daquilo havia sido sua culpa.

    Em eventos posteriores, ainda desejando seus poderes novamente, Mary faz um pacto com a demônia Lady Blaze, que promete devolver seus dons contanto que ela mate Freddy Freeman. Mary finge envenenar seu amigo e, quando a entidade vem buscar a alma de Freddy, ambos a empalam em uma estátua e conjuram um raio que bane a criatura de volta ao Inferno.

    Ao final, ela, Billy e Freddy terminam sua jornadas ainda em busca de uma forma de recuperar suas habilidades.

    Reformulação dos Novos 52

    Em 2011, após os eventos do Flashpoint, a DC sofreu mais uma reformulação de seu universo, apresentado novas origens para o seu rol de lendas. A Família Shazam, por sua vez, ficou a cargo da dupla Geoff Johns e Gary Frank, que apresentou Mary Marvel não mais como gêmea de Billy, mas sim como uma das irmãs adotivas, ao lado de Freddy e das novas adições: Darla, Pedro e Eugene, que posteriormente acabam compartilhando os poderes do Mago Shazam para enfrentar o Adão Negro.

    Após aparições recorrentes nos quadrinhos do Shazam, a heroína acabou recebendo os holofotes mais uma vez em 2022, ao protagonizar a minissérie e quatro edições, The New Champion of Shazam, escrito por Josie Campbell e com artes de Evan “Doc” Shaner. Mostrando Mary como uma irmã mais velha sonhando em recomeçar a vida na faculdade, mas sendo arrastada mais uma vez pra Fawcett City após uma série de desaparecimentos misteriosos, ao mesmo tempo em que é escolhida por Billy, que mais uma vez se encontra preso na Pedra da Eternidade, ela será a única detentora dos poderes de Shazam.

    Mary agora precisa lidar com as responsabilidades da faculdade, mistérios sobrenaturais e coelhos falantes.

    Na minissérie, vemos Mary Marvel lidando com uma nova carga de responsabilidades, e as precisando equilibra-la juntamente de seus sonhos, construindo pra si uma nova identidade. Na trama ela recebe conselhos de velhos rostos conhecidos, como o agora, Uncle Marv e do clássico Hoppy, o Coelho Marvel. Concomitantemente em que é retaliada por comentários de ódio nas redes sociais, por indivíduos que custam em aceitar o surgimento de uma nova heroína.

    Outras mídias

    Fora dos quadrinhos, Mary já participou de animações como The Kid Super Power Hour com Shazam! (1981), Batman: Os Bravos e Destemidos (2008) e na temporada Justiça Jovem: Espectros (2022). Além de pontas em longas animados como Liga da Justiça: Crise em Duas Terras (2010), Liga da Justiça: Ponto de Ignição (2013) e Lego DC: Shazam!: Magic and Monsters (2020).

    Nos cinemas, a personagem já foi adaptada no longa Shazam!, de 2019, usando como base o material dos Novos 52, com Mary sendo uma das irmãs no novo lar adotivo de Billy, que ao final do filme recebe parte de suas habilidades para enfrentar a materialização dos Sete Pecados Capitais despertados pelo Doutor Sivana. A personagem é interpretada por Grace Fulton em sua identidade civil e Michelle Borth na sua contraparte heroica.

    A heroína também já está confirmada na sequência Shazam 2: Fúria dos Deuses! (2023), e deve ter um papel de destaque na luta contra as filhas de Atlas, e suas fera mitológicas. Grace Fultron irá reprisar seu papel como Mary Marvel, tanto na versão civil como na contraparte heroica.

    Marcos Vinícius
    Marcos Vinícius
    Olá! Meu nome é Marcos e tenho um grande amor pelo jornalismo. Possuo um podcast, o Sabor de Ambrosia, e sou um grande fã da DC desde que me entendo por gente. Escrevo de tudo um pouco e, espero que gostem do que tenho pra falar.

    Deixe seu comentário

    Você pode gostar

    Siga-nos

    24,169FãsCurtir
    15,600SeguidoresSeguir
    18,192SeguidoresSeguir

    Últimas Postagens