No especial Esquadrão Suicida de hoje, vamos trazer um vilão de muitas poucas aparições nos quadrinhos, algo que o torna um personagem de pouco conhecimento comum tanto para leitores quanto para fãs da cultura pop, mas abre a possibilidade de se trabalhar de forma mais livre para adaptações em outras mídias. Este vilão se trata de Richard Hertz, o Blackguard.
Como falado inicialmente, suas aparições nos quadrinhos foram muito poucas, comparado a outros personagens que já participaram do Esquadrão. A primeira participação do personagem criado por Dan Jurgens foi em Gladiador Dourado #1, lançada em fevereiro de 1986 e se tornando o primeiro antagonista que o herói encontra em seu caminho.
Na história, o herói do futuro está protegendo Metrópolis quando a gangue de criminosos chamada de ‘The 1000’ envia Blackguard para roubar o controle de um satélite dos laboratórios S.T.A.R., mas o vilão não é páreo para o Gladiador sendo assim derrotado na ocasião. Ainda houve um segundo momento em que Blackguard retornaria como o antagonista da história, representando os The 1000, na edição seguinte chamada de Cold Redemption, e sendo derrotado uma segunda vez e quase assassinado pela gangue, e posteriormente necessitando trabalhar com o herói do futuro para sobreviver.
Outras aparições do Blackguard foram mais aleatórias, como em “JLA Classified #4” de 2005, sendo um dos vilões da edição e em ‘Guy Gardner: Warrior’ nos anos 90, criando um vinculo de amizade com o Lanterna a ponto de ambos até dividirem um empreendimento, o bar Dark Side. O personagem aparece também em “Formerly Known as the Justice League” de 2003, (Superamiguinhos, no Brasil), porém, em nenhum destes momentos o personagem teve grande destaque em suas participações exceto quando ele foi o rival do Gladiador Dourado.
Sua outra aparição mais relevante foi em “Esquadrão Suicida Vol.3 #7”, quando fez parte da equipe formada por Tigre de Bronze, Plastique, Count Vertigo, Pistoleiro, Multiplex, Windfall, Twister, Rick Flag e o General em uma missão na sede corporativa da Haake-Bruton, que não acabou muito bem para Blackguard e acabou sendo decapitado pelo General que havia traído a equipe.
Esquadrão Suicida Vol.3 #7.
Blackguard não é um vilão que tem grandes poderes, mas sempre é visto como alguém de grande forma física e faz uso de armas pesadas como um escudo e uma maça criadas a partir de energia. Seu ponto negativo é não ser um grande estrategista durante os combates, e foi dessa forma, usando a inteligência que o Gladiador Dourado o venceu.
Apesar de ser um vilão pouco utilizado por roteiristas nos quadrinhos, Richard Hentz irá ganhar a sua primeira aparição em “O Esquadrão Suicida”, interpretado pelo ator Pete Davidson e, pelo menos visualmente, houveram mudanças em relação a sua versão dos quadrinhos. Tudo indica que ele não irá usar armamento criado a partir de energia, mas diversas armas acopladas em partes do seu corpo.
O Esquadrão Suicida é uma equipe que também tem espaço para vilões menos conhecidos terem a oportunidade de ter alguma visibilidade e, se tratando de Blackguard, poderemos ver algumas de suas habilidades em ação, só não temos certeza por quanto tempo, afinal, como é um dos slogans do filme, não se apegue demais aos personagens.
“O Esquadrão Suicida” está em cartaz nos cinemas.