DC Comics | Editora sofre duras críticas de varejistas nos EUA por liberar novas publicações em meio a pandemia

    Conforme o Newsarama, a DC segue recebendo algumas reações dos varejistas de quadrinhos sobre o plano da editora de publicar novos quadrinhos a partir de 28 de abril. -Leia mais aqui-

    O mais recente posicionamento é de Marc Nathan, da Cards Comics & Collectibles, fundador e proprietário da Baltimore Comic-Con. Aqui está sua reação:

    “A DC Comics deixou de ser a editora favorita do mercado direto quando começaram com o negócio da Walmart. Isso é mais ou menos o mesmo. Segurança para as nossas famílias deveria ser nosso primeiro pensamento, não vender a próxima edição do Batman. Minha loja é a Diamond Comic Distributors. Lidei com Heroes World e outros na década de 90. Foi ruim para todos. Claramente, a DC não aprendeu com a história. Nem parecem se importar com as ordens do meu estado ou governador. Não é pela segurança do meu estado de Maryland ou simplesmente não se importam? Suas ações sugerem o pior de seus motivos.”

    “Eu não vou me inscrever para isso. Vou esperar que a Diamond seja reaberta. Uma empresa administrada por pessoas que amam quadrinhos, histórias e fãs apaixonados. Haverá um tempo para a próxima edição do Batman, e será liberada quando NÃO coloca o futuro das pessoas em perigo.”

    A reação dos varejistas tem sido mista, alguns elogiando a escolha da DC de retomar a remessa e outros questionando se a mudança causará mais danos do que benefícios a longo prazo, já que muitos varejistas permanecem fechados para os negócios devido a regulamentações de quarentena durante a pandemia de coronavírus.

    Joe Field de Concord, a Flying Colors Comics expôs alguns de seus problemas com o plano, citando em particular a dependência do novo sistema de distribuição pela Midtown e DCBS, que alguns varejistas veem como concorrentes diretos.

    “Ainda não se sabe muito sobre, mas estão exigindo demais dos varejistas em um momento em que somos todos muito vulneráveis. A DC chamou isso de “plano focado em solução”, mas inicialmente parece mais um caos do que um plano elaborado com cuidado e responsabilidade.”, explicou Field. “Não sabemos que desconto e termos obteremos desses novos distribuidores. Sabemos que entregar nossas informações de vendas e descontos diretos com aqueles que competem diretamente conosco não é atraente ou viável.”

    “A DC disse que todos os produtos ainda estarão disponíveis através da Diamond e esse parece ser o curso de ação mais responsável para a maioria dos varejistas, dadas as circunstâncias atuais em relação à COVID-19”, afirmou. “E se estou entendendo algo errado aqui, é porque a comunicação é incompleta, em tempo oportuno e bastante imprudente”.

    Phil Boyle, da rede varejista Coliseum of Comics, com sede na Flórida, expôs sua opinião sobre o plano de maneira mais franca, afirmando: “Esta é a decisão mais prejudicial e horrível que a DC poderia ter tomado”.

    Por outro lado, Jenn Haines, proprietária da The Dragon, que opera três lojas em Guelph, Ontário, afirma que atualmente estão abertas apenas para negócios por correspondência, e elogiou a decisão da DC.

    “Acho que as empresas devem se adaptar às formas de que precisam. Se a DCBS e o Midtown construíram um negócio de sucesso que inclui um grande componente de pedido por correios, que assim seja. Não os invejo desse sucesso”, disse Haines. “Olha, a DC está tentando conseguir nossos livros. Acho que não temos tempo para tudo isso neste setor. Não precisamos de drama. Precisamos nos unir como uma indústria. Precisamos ajudar um ao outro, não derrubar um ao outro.”

    “Pretendo encomendar produtos, sim. Vou verificar o que meus assinantes precisam e encomendar para esses números. Estou encomendando da Lunar. A Diamond não pode enviar diretamente para o Canadá no momento.”, concluiu.

    O varejista Ryan Higgins, de Sunnyvale, da Comics Conspiracy, acrescentou a decisão de Haines sobre estocar produtos da DC, afirmando: “É provavelmente a melhor situação que poderíamos esperar, com falta de livros de remessa da Diamond ao mesmo tempo”.

    “É uma implementação lenta que permite às lojas trabalhar com pessoal reduzido ou processar pedidos em casa. Estocando edições de Batman # 92 é provavelmente a melhor ideia até que todos nós estamos no mesmo campo de jogo.“, continuou Higgins. “A venda de cinco cópias de Daphne Byrne não vai salvar a indústria, mas é necessário manter o cliente envolvido com quadrinhos e suas lojas locais”.

    O escritor da mensal do Batman, James Tynion IV anunciou posteriormente que a edição Batman #92 estará à venda em junho.

    “Quanto à DCBS e Midtown cuidando da distribuição, quem se importa. É tão semelhante quando os varejistas reclamam da Amazon”, concluiu. “Esses lugares já possuem as informações dos clientes, todo cliente sabe sobre eles e ainda assim fazem compras com você. Abra a conta, peça os quadrinhos que seus clientes desejam. A DC está fazendo a coisa certa.”

    Ainda assim, Field resumiu algumas das preocupações gerais que ele sente pela indústria – e pela DC em particular:

    “Gostaria de saber se todos os funcionários da DC/WB/AT&T estarão em seus escritórios em período integral até o final de abril, quando esperam que os varejistas estejam em nossas lojas em tempo integral para lidar com seus novos produtos?” Field escreveu. “Algumas rotas de navegação ainda estão fechadas. Muitas áreas do país estão fechadas até meados de maio, no mínimo … e a maioria dos varejistas de quadrinhos não consegue operar perto de 100%.”

    “Gostaria de saber se os filmes da Warner estarão nos cinemas até 28 de abril (eles não vão estar). Por que esperar mais dos revendedores de quadrinhos do que a empresa responsável por seus filmes?

    “Por que há muita mais pressão na DC Comics do que na Warner Bros?” Field questionou. “Espero que o relacionamento entre DC e Diamond possa ser curado, não apenas porque é bom para essas duas empresas, mas porque é bom para todo o canal especializado em quadrinhos”, concluiu Field. “Ainda esperando que exista mais e melhores jogadas neste jogo de xadrez.”

    Willyan Bertotto
    Willyan Bertotto
    Publicitário. Diretor de Arte, Designer e Batmaníaco. Fã incondicional da DC Comics e pesquisador assíduo desse universo e todas as suas possibilidades de transformação.

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