O que acontece com um agente do caos em um mundo que já se desmoronou?

Talvez, ele apenas ande a espreita entre outros pesadelos em sua imagem arruinada. Talvez, ele tenha cedido todos seus impulsos mais sanguinários ao ponto do tédio. Talvez, ele persiga aqueles que lutam pela ordem até encontrar alguém capaz de se machucar.

Este é o Coringa (Jared Leto) em sua nova aparição em “Liga da Justiça de Zack Snyder”, um elemento inteiramente novo que o cineasta decidiu incluir para completar sua visão original da equipe de heróis da DC Comics.

Jared Leto não fazia parte do plano original de Snyder, antes dele se afastar do filme em 2017, devido a tragédia familiar e problemas de liderança da Warner Bros. Mas quando a HBO Max ofereceu a ele a chance de finalizar sua versão do filme, o diretor tinha algumas coisas que gostaria de acrescentar ao tão aguardado #SnyderCut, e o inimigo de Batman, era uma delas.

O Coringa é realmente a única coisa em que pensei em retrospecto […] Sempre foi minha intenção trazer o Coringa a esse mundo.

Quando ele começou a trabalhar nos filmes da DC, Snyder pensou que eventualmente colocaria o vilão em conflito com Batman em um projeto futuro, mas depois de sua briga com o estúdio, ele percebeu que isso provavelmente nunca aconteceria. Em vez disso, quando teve a oportunidade de finalmente terminar a “Liga da Justiça” do seu jeito para a HBO Max, ele pediu gravações adicionais para adicionar o Coringa.

A única regra real sobre como representar o Coringa na tela, é que você tem que dar seu próprio toque ao monstro. A variação não é apenas permitida, mas esperada. Neste caso, Snyder, escolheu para exercer o seu Coringa de Leto, uma interpretação totalmente diferente daqui já apresentado pelo diretor em David Ayer em “Esquadrão Suicida” (2016).

As tatuagens faciais e o penteado esverdeado daquele filme, foram substituídos por um rosto que parece uma criatura que rastejou para fora do porão de um asilo de loucos abandonado há muito tempo. Leto está usando uma bata de hospital e máscara cirúrgica nas fotos que Snyder divulgou exclusivamente para a Vanity Fair. Em algumas de suas cenas em “Liga da Justiça”, o Coringa também usará um colete à prova de balas com emblemas.

Ele tem muitos emblemas. Esses são os troféus dele.

(AVISO DE SPOILER)

Coringa aparece no novo filme durante uma sequência ambientada em uma Terra em ruínas depois que o tirano Darkseid invade e dizima o planeta. É uma sequência do sonho, uma visão psíquica, vivida por Bruce Wayne (Ben Affleck), que revela o que acontecerá se os super-heróis não conseguirem impedir o ataque. O Coringa é uma espécie de fantasma que virá fornecendo motivação por meio do terror.

“O legal da cena é o Coringa falando diretamente com o Batman sobre o Batman. É o Coringa analisando o Batman sobre quem e o que ele é. Isso é o que eu também senti que os fãs mereciam do DC Universe. Ou seja, o Coringa de Jared Leto Joker e o Batman de Ben Affleck, nunca se encontraram de verdade. Não parecia legal para mim que tivéssemos feito todo o caminho sem ver de Batman e Coringa juntos.”

Além disso, Snyder já tinha a história traçada em sua cabeça.

“A cena explica por que Bruce tinha o carta do Coringa colada em sua arma em “Batman vs Superman”.”

Citou o diretor, fazendo referência ao filme de 2016, que também deu entender que Coringa assassinou Robin, ao mostrar sua armadura com os dizeres pintados de spray: “Ha Ha Ha. A piada é você Batman”.

“Sempre quis explorar a morte de Robin, se algum dia houvesse um próximo filme, o que, provavelmente não haverá, eu queria mostrar num flashback como Robin morreu, como Coringa o matou e incendiou a Mansão Wayne, e toda aquela coisa que aconteceu entre ele e Bruce. […] Como eles ficaram assim, como ele o machucou de uma forma que ninguém realmente fez. Além de perder seus pais, foi provavelmente o dano pessoal mais significativo em sua vida.”

Esse é o papel que esta nova aparição de Coringa irá cumprir em “Liga da Justiça”. Mas aqueles que procuram continuidade podem ter perguntas, como: “O que aconteceu desde que vimos pela última vez em Esquadrão Suicida? Existe remoção de tatuagem no apocalipse?”.

“Eu diria que tem um pouco de água sob a ponte. Quem sabe o que aconteceu?! Não sei se ele está usando maquiagem, não sei o que está acontecendo. É difícil dizer exatamente.”

A versão de “Liga da Justiça de Zack Snyder” existirá por conta própria, fazendo uso de algum material de outros filmes de DC, mas permanecendo sozinha como uma espécie de conto de “Elseworlds”, ou como preferirem, Snyderverse.

Zack na última semana, havia revelado também um vídeo com detalhes do novo visual do Lobo da Estepe, em uma cena de combate contra as Amazonas.

Liga da Justiça de Zack Snyder estreia na HBO Max, em 18 de março de 2021.

Sobre Andre

Andre Guilherme

Um viajante do Multiverso com Q.I elevado para Legos, dono de teorias imprevisíveis e intermináveis. Meus heróis preferidos são Superman e Lanterna Verde do John Stewart. Na vida civil, sou desenvolvedor de softwares, amante de Action Figures e tudo que envolva a DC Comics.

Últimas notícias