Uma das heroínas mais icônicas da equipe Aves de Rapina, a Caçadora, já foi conhecida por dois nomes, Helena Rosa Bertinelli e também como Helena Wayne, mas essa parte voltamos mais tarde. 

A primeira aparição da personagem nas HQ’s foi em 1989 em sua própria revista. Helena nasceu em uma das mais poderosas famílias mafiosas da cidade de Gotham, e quando tinha apenas oito anos presenciou o assassinato de seus pais e irmão em sua própria casa. Foi enviada para morar com seus tios na Sicília, onde começou um treinamento em combate corpo a corpo e também em diversas armas, apesar de se especializar em usar a besta.

Sua inspiração para se tornar uma vigilante veio quando tinha 16 anos e viu o Batman em ação, lutando contra os membros de sua própria família. Inspirada, ela estudou tudo sobre a máfia, fez um uniforme e voltou para Gotham como Caçadora. Mas, ao contrário do Homem-Morcego, Helena não tem problemas em matar seus inimigos, o que gerou muitos conflitos entre os dois.

Por um período, Helena chegou a usar o manto de ninguém menos que Batgirl, o que causou ainda mais intrigas com o Batman, já que ele não concorda com os métodos da personagem. Então ela voltou a ser a Caçadora.

Ela é uma das membros fundadoras das Aves de Rapina, já que se aliou a Oráculo e a Canário Negro para combater um ataque em Gotham arquitetado pelo Espantalho e o Silêncio. Depois dessa missão em conjunto, elas continuaram trabalhando em equipe por um longo tempo.

As habilidades da Caçadora são frutos de seus treinamentos intensos ao longo da vida. Especialista em usar a besta, a heroína ainda é versada nos mais variados tipo de armas de fogo, e também costuma usar um bastão para lutar contra os inimigos. Ela é extremamente habilidosa no combate corpo a corpo, principalmente em kung fu estilo dragão, e tem vasto conhecimento de criminologia, sendo a principal detetive do grupo, por assim dizer.

Agora vamos voltar a parte em que ela já foi Helena Wayne. A primeira versão da personagem era filha de ninguém menos que Bruce Wayne, o Batman, e de Selina Kyle, a Mulher-Gato! Ela pertence a Terra-2 do Multiverso, mas depois do evento ‘Crise nas Infinitas Terras’, foi dada uma nova história e um novo nome para a heroína, conforme dito acima.

A Caçadora já apareceu em algumas adaptações live-action, como na série Aves de Rapina, de 2002. Interpretada pela atriz Ashley Scott, ela era a versão da personagem filha de Bruce e Selina, e era uma meio-meta-humana, herdando as habilidades ‘de gato’ que sua mãe tinha (já que a Mulher-Gato aqui também era metahumana).

Também vimos a Caçadora em Arrow, interpretada pela atriz Jessica De Gouw, ela apareceu em poucos episódios no começo da série, mas sendo mencionada em vários outros ao longos dos anos.

E agora a heroína está chegando aos cinemas com Mary Elizabeth Winstead dando vida a Helena Bertinelli em ‘Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa‘, que estreia dia 6 de fevereiro no Brasil!

Sobre Gabriela

Gabriela Orsini

Jornalista formada na PUC-SP, fotógrafa por paixão, e bailarina por teimosia. Apaixonada pela DC desde pequenina, fangirl do Batman e da Batgirl. E da Ravena, como não ser. Sou uma devoradora de livros e cinéfila até que se prove contrário. Objetivo de vida: tirar uma foto decente com o Jason Momoa (um deles, apenas). Sonho de vida: conhecer todos os países do mundo.

Últimas notícias