Besouro Azul | O início do protagonismo latino no DCEU!

    Nos últimos meses uma nova leva de atores de origem latina entraram para o elenco das principais produções do DCEU em papéis de grande destaque ou como protagonistas, mostrando o interesse e investimento da Warner Bros. em um dos maiores consumidores de cinema nos EUA. 

    Representando cerca de 18% da população estadunidense, os latinos estão entre um dos maiores grupos étnicos no consumo cultural dentro da sociedade norte-americana, sendo os responsáveis pela compra de 24% dos ingressos de cinema vendidos nos Estados Unidos. Muito disso vem como resultado do aumento aquisitivo do grupo nos últimos anos, que resultou na maior assiduidade per capita ao cinema, indo em média 4,5 vezes por ano, segundo o relatório de 2017 realizado pela Motion Picture Association of America, a maior associação de estúdios de cinema de Hollywood. 

    Apesar de ser um público de extrema relevância na bilheteria norte-americana, que representou cerca de 22% do público de “Mulher-Maravilha”, em 2017, encontra-se ainda um ambiente precário quanto a representatividade nas grandes telas. Um estudo feito em 2019 pela Iniciativa de Inclusão Annenberg, da Universidade da Califórnia do Sul, revelou que somente 3% dos filmes mais rentáveis de 2007 a 2018 tiveram latinos como atores principais ou coadjuvantes. 

    E, visando se conectar com esse público, a Warner Bros., em parceria com o serviço de streaming da HBO Max, lançará o primeiro filme de super-herói da DC com destaque para um personagem latino. Ele será estrelado pelo ator Xolo Maridueña, de ascendência mexicana, cubana e equatoriana, e muito conhecido pelo seu papel como Miguel na série original da Netflix “Cobra Kai”, da franquia “Karate Kid”. 

    Xolo Maridueña.

    Recentemente, Xolo conversou com a Variety e falou sobre a importância da representatividade de seu personagem e como ele está feliz em trabalhar ao lado do diretor Angel Manuel Soto.   

    “A única coisa que passa pela minha cabeça agora é o fato de que ele é latino. E eu tenho muito orgulho em ser chamado para esse projeto com Angel, com alguém como ele. Eu acho que é bem importante e eu não quero ficar usando isso de palanque, mas a representação é muito importante.” 

    Anunciado em 2018, o projeto finalmente ganhou forma e terá no comando o diretor porto-riquenho Angel Manuel Soto, responsável por filmes com uma pegada de representatividade latina, e mais recentemente, dirigiu o filme Charm City KingsNa época, Angel destacou a importância do filme para a comunidade latina em seu anúncio. 

    “É uma honra dirigir Besouro Azul, o primeiro filme da DC com um super-herói latino. Quero agradecer sinceramente à todos na Warner Bros. e na DC por confiarem em mim para trazer Jaime Reyes à vida. Mal posso esperar para fazermos história juntos.”  

    Mesmo esse sendo o primeiro protagonista latino do DCEU, outros nomes já fizeram parte desse universo, como Jay Hernandez como El Diablo em “Esquadrão Suicida” e Rosie Perez como Renee Montoya em “Aves de Rapina”.  

    Além deles, novos nomes já foram confirmados em futuros projetos do estúdio, como a atriz de ascendência colombiana Sasha Calle, sendo a nova encarnação da Supergirl em “The Flash”, e Leslie Grace, de origem dominicana, que irá protagonizar o próximo projeto da DC na HBO Max, “Batgirl”, como a Barbara Gordon. 

    Nas HQ’s, Jaime Reyes é o terceiro personagem a assumir o manto do Besouro Azul, sendo criado por Keith Giffen, John Rogers e Cully Hamner em 2006, aparecendo durante os eventos de Crise Infinita. Reyes é um jovem de descendência mexicana que encontrou em El Paso, no Texas, o escaravelho do Besouro Azul, vindo da raça Reach, que acaba se fundindo na base da sua espinha e lhe fornecendo uma armadura extraterrestre que pode ser modificada para aumentar sua velocidade e força, bem como para criar armas, asas e escudos. Diferente do seu antecessor, Ted Kord, o Escaravelho se afeiçoou mais rapidamente com Jaime. Conheça mais sobre os personagens que vestiram o manto do Besouro no texto -deste link-.

    A produção contará com o roteiro do mexicano Gareth Dunnet-Alcocer e a produção de John Rickard, em nome da HBO Max. Zev Foreman será o produtor executivo. As gravações devem começar no início de 2022 e ainda não possui uma data de estreia. 

    Marcos Vinícius
    Marcos Vinícius
    Olá! Meu nome é Marcos e tenho um grande amor pelo jornalismo. Possuo um podcast, o Sabor de Ambrosia, e sou um grande fã da DC desde que me entendo por gente. Escrevo de tudo um pouco e, espero que gostem do que tenho pra falar.

    Deixe seu comentário

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Você pode gostar

    Siga-nos

    24,169FãsCurtir
    15,600SeguidoresSeguir
    19,417SeguidoresSeguir

    Últimas Postagens