Y: O Último Homem | E se toda mulher fosse Margaret Thatcher?

    Y: O Último Homem é uma série em quadrinhos lançada em setembro de 2002 pelo selo Vertigo, contando com 60 edições, o roteiro de Brian K. Vaugham e a arte de Pia Guerra. A história ganha esse ano uma adaptação live action em formato de série, com título homônimo as HQ’s e lançamento previsto para o dia 13 de setembro, nos EUA. A série será produzida pelo canal FX e terá lançamento exclusivo no serviço de streaming Hulu.

    A trama acompanha a história de Yorick Brown e seu macaco Ampersand. Yorick é o último homem cisgênero na Terra, e seu macaco, o último mamífero com um cromossomo Y ainda vivo pra contar história. O que aconteceu à todos outros? Foram dizimados. A história parte do último dia em que os homens cis ainda existiam no planeta. Por algum motivo, até então inexplicável e desconhecido, todos os mamíferos com um cromossomo Y padecem, caem mortos, atingidos por um mal invisível, uma doença que os corroem de dentro para fora, exceto por Yorick e seu macaco de extimação. Questões sobre o por que Yorick e seu macaco sobrevivem logo começam a surgir, esperanças de que ele seja o futuro da raça humana são criadas, ao mesmo tempo que conflitos sociais e políticos aparecem com o descobrimento de que Yorick segue vivo.

    Muito mais do que uma série pós apocaliptica, Y: O Último Homem levanta debates tão antigos e ao mesmo tempo atuais. O que aconteceria na nossa sociedade se todos os homens cisgênero morressem? A quebra da ordem vigente, com certeza, o medo de extinção da raça humana, também… Mas o mais surpreendente ainda seria o quão a desigualdade de gênero é gritante em nossa sociedade, o retrato de quão patriarcal a sociedade ainda é, de que esse é “um mundo de homens” como entoa a música de James Brown, que está sendo usada como trilha sonora para os trailers promocionais da série. Alguns pôsters nos trazem, em porcentagem, essas questões, como por exemplo: 95% dos pilotos de avião irão morrer, 87% dos policiais irão morrer, etc.

     

    Além dos debates sobre desigualdades e opressão de genêro, a série nos traz outros contextos, como os perigos de grupos extremistas, nos mostrando As Filhas das Amazonas, um grupo radical que tem por intuito destruir o vestígio dos homens na Terra, que ao descobrirem da existência de Yorick, passam a caçá-lo motivadas pela crença de que homens são uma aberração da natureza e que o extermínio de todos os mamíferos com um cromossomo Y foi uma “limpeza” feita pelo planeta.

    Esse grupo se torna ainda mais relevante na série quando descobrimos que a irmã de Yorick, Hero Brown, passou a integrá-lo, e é designada para caçar o próprio irmão. A série está recheada com um elenco de peso e personagens complexos, que tornam a trama ainda melhor. Abaixo, vamos conhecer melhor alguns personagens.

    Yorick Brown

    Interpretado por Ben Schnetzer, Yorick Brown é último homem cisgênero vivo na Terra, os segredos sobre o extermínio dos demais mamíferos com um cromossomo Y e a esperança para a continuação da raça humana estão sobre seus ombros. Apesar de tudo isso, tudo que Yorick quer mesmo é se reencontrar com sua namorada, Beth, que está na Austrália, e é onde ele planeja chegar. Yorick é um mestre em escapismo, sem muito senso de responsabilidade aparente e que faz piadas demais, sendo o oposto do tipo que se espera que salve a humanidade.

    Hero Brown

    Interpretada por Olivia Thirlby, Hero é irmã de Yorick. Antes da doença que dizimou todos os mamíferos com um cromossomo Y, Hero integrava o corpo de bombeiros e é descrita por Yorick como alguém que levou seu nome bem a sério e tem atitudes verdadeiramente heróicas. No entanto, no decorrer da história, descobrimos que Hero se juntou As Filhas das Amazonas, grupo extrimesta que planeja apagar qualquer vestígio dos homens na Terra. Hero acaba sendo designada pela líder do grupo a matar seu irmão, Yorick.

    Jennifer Brown

    Interpretada por Diane Lane, a Senadora Jennifer Brown é mãe de Yorick e Hero. Sendo uma mulher com “punhos de ferro”, se torna a presidente dos EUA após todos os homens morrerem. Com métodos nem sempre compreensíveis, a Presidente Jennifer Brown tenta manter a ordem quando tudo a sua volta parece colapsar, ao mesmo tempo que tenta proteger seu filho, o único homem com um cromossomo Y ainda vivo.

    Agente 355

    Interpetada por Ashley Romans, Agente 355 faz parte de uma organização secreta chamada de Culper Ring, inicialmente designada a proteger a Presidente, passa, por ordem desta, a proteger Yorick e acompanha-lo numa jornada até a Dr. Mann, uma geneticista especializada em clonagem.

    Allison Mann

    Interpretada por Diana Bang, Dr. Mann é uma geneticista especializada em clonagem. No decorrer da história, é designada a estudar Yorick e descobrir o porque ele e seu macaco prego, Ampersand, não foram atingidos pela doença que dizimou todos os mamíferos com um cromossomo Y, e assim, tentar salvar a humanidade da extinção.

    Agora, o que tudo isso tem a ver com Margaret Thatcher? Margaret Thatcher foi pioneira, a primeira mulher a liderar um grande partido político, a ocupar o cargo de primeira-ministra do Reino Unido e a primeira-ministra com o maior período no cargo durante o século XX. Conhecida como “Dama de Ferro”, ficou marcada para sempre na história por assumir lugares majoritariamente masculinos.

    Essa é a proposta que Y: O Último Homem nos traz, um mundo com mulheres ocupando cargos de poder e influência, um mundo onde políticas internas e externas são determinadas por mulheres, um mundo de liderança feminina, até por que, esse é um mundo de homens, mas não seria nada sem uma mulher ou uma garota.

    A série ‘Y: O Último Homem’ chegará ao Brasil no dia 13 de setembro, pelo streaming Star+.

    Luara Evangelista
    Luara Evangelista
    Graduada em Direito, amante de Ciências Políticas e Sociais, Literatura e Cinema. Aficcionada por Cultura Pop e Dcnauta ferrenha. Busco enxergar conexões entre a cultura pop e debates sociológicos.

    Deixe seu comentário

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Você pode gostar

    Siga-nos

    24,169FãsCurtir
    15,600SeguidoresSeguir
    19,414SeguidoresSeguir

    Últimas Postagens