Watchmen | Equipe de produção explica a criação da máscara do Looking Glass e do brilho azul do Doutor Manhattan

    O estúdio VFX, em entrevista ao IndieWire, explicou o como foi o processo para criar a máscara espelho do Looking Glass (interpretado por Tim Blake Nelson), juntamente com o brilho azul do Dr. Manhattan (Yahya Abdul-Mateen II). Na verdade, muitos ficarão surpresos ao saber que a máscara do detetive de Tulsa era 100% computação gráfica, enquanto o brilho azul de Manhattan fez uso de diferentes técnicas.

    “Damon entrou e disse: ‘Quero que a máscara desse cara seja um espelho’, e todos nós nos perguntamos se havia algum tecido.”, disse o supervisor da produção vencedora do Emmy, Erik Henry (“John Adams”).

    Depois de consultar a figurinista Meghan Kasperlik, eles perceberam que não havia tecido que pudesse ser tão reflexivo quanto um espelho e elástico o suficiente para ser puxado sobre a cabeça de Nelson.

    “Então, inventamos uma máscara de CGI, mas isso significava que tínhamos que filmar uma cena duas vezes: uma para a performance do Looking Glass e depois uma segunda vez para todas as pessoas ao seu redor refletidas na máscara”, acrescentou Henry. “E eu pensei que não havia nenhuma maneira da produção nos deixar fazer isso. Então eu fui ao MARZ e disse: ‘Temos que encontrar uma maneira de usar algo como uma GoPro em uma tiara com uma fita elástica.’ Eles tentaram a GoPro, mas em um primeiro momento não conseguimos estabilizá-las e isso borrava tudo.”

    Eles usaram então uma câmera de vídeo com um campo de visão de 240 graus e um estabilizador embutido. Filmaram a ação apenas uma vez. Os dados registrados foram então mapeados de volta para a superfície da máscara.

    Enquanto isso, com o Doutor Manhattan, a missão era descobrir como torná-lo azul.

    “A primeira vez que me encontrei com Damon, ele disse: ‘O que você acha de pintá-lo de azul?'” Henry disse. “Ele não conseguia superar o fato de que seus olhos perderiam a emoção com um personagem completamente em computação gráfica. Eu disse a ele que apenas pintá-lo azul não será suficiente para satisfazer o público. Eles vão querer algo a mais do que isso.”

    Então eles criaram um sistema vascular totalmente em computação. No final, ele pintaram de azul e brilharam com o aumento de CGI. O estúdio KNB EFX pintou de azul o Abdul-Mateen — e ele só brilhava ao usar seus superpoderes — mas levou meses para agradar Lindelof com o tom certo e eles ocasionalmente tinham que recorrer a um corpo em computação.

    “Queríamos fazê-lo parecer [Abdul-Mateen]”, disse Henry. “O que fazemos é que seu brilho azul segue perfeitamente em seu corpo. É o suficiente sem parecer um bastão de brilho. Nós experimentamos não fazer nada com os olhos. Em última análise, incluímos um olho branco brilhante, mas não tanto quanto o filme do Snyder.”

    Então, quando o Doutor Manhatttan se torna um prisioneiro, eles desenvolvem um efeito para a eletrizante remoção de sua fonte de vida, através de um feixe de extração muito poderoso. Isso exigiu várias simulações em várias camadas para que o feixe e a extração astral fosse perfeito, bem como a matéria explosiva mostrasse várias formas de partículas em câmera lenta. Mas, novamente, o aspecto mais importante foi capturar a batalha heroica do personagem pela sobrevivência.

    “Como seria se ele estivesse lutando para mantê-la unida? Lutando para manter sua energia quando está sendo lentamente e dolorosamente arrancada dele?”, Acrescentou Henry. “Uma das coisas mais emocionantes sobre isso é que ele é capaz de desligar todo o barulho no seu entorno e, por um breve momento, [na luta contra a extração], experimentar todas as suas memórias afetivas.”

    A série ‘Watchmen’ está disponível na HBO GO.

    Willyan Bertotto
    Willyan Bertotto
    Publicitário. Diretor de Arte, Designer e Batmaníaco. Fã incondicional da DC Comics e pesquisador assíduo desse universo e todas as suas possibilidades de transformação.

    Deixe seu comentário

    Você pode gostar

    Siga-nos

    24,169FãsCurtir
    15,600SeguidoresSeguir
    18,192SeguidoresSeguir

    Últimas Postagens