Recentemente, o diretor de “The Batman”, Matt Reeves, revelou um teste de câmera que mostra o primeiro vislumbre do Homem-Morcego de Robert Pattinson -Assista aqui-. Nele, um filtro vermelho e um traje repleto de novidades que levou a maioria dos fãs a loucura, imaginando tudo que ainda está por vir com essa nova proposta do personagem para os cinemas.
Alguns afirmam que o Batman já possui muitos filmes e que o personagem esteja saturado, afirmando que talvez fosse a hora da DC explorar outros nomes, além do Homem-Morcego. Na verdade a DC já faz isso. Tivemos nos cinemas “Shazam!”, “Mulher-Maravilha”, “Aquaman” e outros personagens que exploram um universo que não se conecta com o cruzado encapuzado. E no universo recente das séries, há também uma gama imensa de personagens da editora, com exceção de Titãs que mostra o ator Iain Glen como Bruce Wayne, em nenhuma outra série vimos o Homem-Morcego com seu clássico uniforme preto combatendo o crime. É inegável que ele segue como o personagem mais popular da editora.
Nesse recente teaser de “The Batman” muitas referências baseadas em outros momentos da história do Homem-Morcego aparecem. A primeira delas é o filtro vermelho no vídeo, uma referência a “Batman: Ano Um” que conta os primeiros passos do personagem. Conforme o The Wrap, o Bruce Wayne do novo filme estará no seu segundo ano combatendo o crime de Gotham.
Outro elemento mostrado no teaser é o símbolo, com asas mais abertas e que lembra o primeiro logos do personagem em ‘Detective Comics #27″
Além disso, o símbolo está repleto de elementos metálicos que podem ser uma referência a história presente na HQ “Detective Comics #1000”, de Kevin Smith, onde o Batman cria o logo do uniforme a partir da arma que mata seus pais. Outra possibilidade para esse relevo no logo é que o Bruce Wayne de Pattinson poderia tirar seus bat-rangues de dentro do símbolo.
Lembrando que Jacqueline Durran, a figurinista do longa comandado por Matt Reeves, acabou de ser premiada no Oscar 2020 por seu trabalho no filme Adoráveis Mulheres.
A gola alta do uniforme também chama a atenção. Lembra momentos de Injustice, de algumas HQ’s dos anos 90 e mais recentemente em Gotham by Gaslight, que se passa no final do século XIX e o uniforme também traz essa característica.
O capuz de couro pode causar um certo estranhamento a primeira vista. Logo um uniforme tão tecnológico porque usaria couro em seu visual? Para os fãs do personagem o elemento é mais que necessário, pois referencia bastante a máscara usada por Adam West na clássica série dos anos 1960.
E o último elemento desse novo uniforme, mas não menos importante e que realmente chama a atenção, é a sua influência tecnológica. As dobras dos ombros lembram vestimentas do personagem em games como Injustice e na saga Batman: Arkham.
Realmente a partir de todas essas informações presentes em um pequeno teaser, o Batman de Robert Pattinson promete respeitar o legado de um personagem que recentemente completou 80 anos e aumenta as expectativas para que mais uma épica história seja contada nos cinemas.
The Batman tem previsão de estreia para junho de 2021.