Para o ator Yahya Abdul-Mateen II, que interpretou o Doutor Manhattan na série ‘Watchmen’ da HBO, a produção ajudou a abrir as portas para o que ele chamou de “conversas mais sofisticadas” sobre história e raça.

“Ver as pessoas assistirem Watchmen e depois terem conversas novas e mais sofisticadas sobre a importância de contar a história do massacre de Tulsa – chamando-o de massacre e não de revolta racial – me enche de orgulho.”, disse Abdul-Mateen II ao GQ Middle East. “E com o que aconteceu com George Floyd, há um efeito dominó: Agora, não temos a desculpa para ignorar essa parte da história ou dizer que não fomos educados.”

Abdul-Mateen II também explicou que Watchmen oferece uma oportunidade de expandir a conversa para públicos mais amplos, algo que ele está feliz em fazer parte.

“Algumas pessoas estão dizendo que não assistirão ao nosso programa de m*erda.”, disse ele. “Eu posso não ter acesso à demografia de quem escolhe não ver algo como a nossa versão de Watchmen e tira-los dos meus seguidores no Instagram porque eles não compartilham minhas crenças. Mesmo assim, eles vão ver a mensagem de mim, eles vão ver o meu trabalho, e eles vão ativamente rejeitá-lo como propaganda esquerdista. Estamos na América, então eles não têm razão para me ouvir. Mas posso falar com meus amigos brancos e públicos mais amplos que são iluminados e inspirados para então ir e ter conversas desconfortáveis com parentes e colegas de trabalho. Eu tenho a sorte de fazer parte desse progresso.” conclui o ator.

E esse progresso é algo que está acontecendo de forma visível à medida que os protestos pela justiça racial continuam em todo o país.

“Eu nunca vi nada assim. 90% da multidão era branca.”, disse ele sobre as manifestações em Los Angeles. “Fiquei chocado ao ver uma multidão predominantemente branca lá fora dizendo ‘Vidas Negras Importam’. Isso me fez perceber que os brancos veem que há algo sobre as condições que pessoas negras como eu vivem, que são inerentemente erradas. Os manifestantes tinham um plano, tinham uma causa, e estavam deixando as pessoas desconfortáveis sobre como é importante fazer.” afirma Yahya.

A minissérie ‘Watchmen’ está disponível no streaming HBO Go.

Sobre Willyan

Willyan Bertotto

Publicitário. Diretor de Arte, Designer e Batmaníaco. Fã incondicional da DC Comics e pesquisador assíduo desse universo e todas as suas possibilidades de transformação.

Últimas notícias