Todos gostam de ver grandes cenas de lutas dos heróis, seja nos quadrinhos, televisão ou cinema. Mas esquecem de se preocupar em como que fica o psicológico dos nossos audazes defensores. Pensando nisso, Tom King desenvolveu um lugar para o tratamento dos heróis pós-batalha: Santuário.
O escritor da DC Comics disse em entrevista, em seu painel durante a DC in D.C., que lhe foi pedido para pensar sobre esse assunto e abordar de uma maneira que os leitores aprovassem.
“Todo quadrinho da DC é repleto de violência. É divertido e empolgante, e eu amo ler sobre isso, mas não falamos sobre as consequências disso, tanto nos personagens quanto nos leitores, e a DC Comics me pediu para pensar e resolver isso. E nós estamos. Nós criamos algo, é chamado de Santuário. Nós estamos criando algo que serve como um centro de crises para super-heróis. E vai abranger toda a DC, todos os super-heróis, e será um local onde esses personagens, que levam vidas violentas todo dia, vão. O Batman se envolve em um luta toda noite, cinco vezes por noite.”
Uma de suas inspirações para esse projeto é o tratamento que veteranos de guerra recebem em seus países. Quando os militares retornam para casa, muitos traumas ainda estão presentes nessas pessoas e se não tiverem os cuidados necessários, podem levar até ao suicídio.
“E então estamos criando esse espaço onde super-heróis podem ir que copia o bom trabalho que as pessoas fazem para os veteranos de guerra de todo o mundo, onde eles podem ter um espaço para admitir que essa violência teve consequências para eles e que os afetou mentalmente, para que esses grandes heróis, que inspiram crianças, possam dizer: ‘sim, eu tive dificuldades psicológicas, e sim, trabalhar com pessoas me ajudou a superá-los. E não nos escondemos atrás disso.'”
Foi revelado também que o Santuário será criado com tecnologia kryptoniana, conhecimento das amazonas e investimento das Indústrias Wayne. O que mostra a preocupação dos heróis com a saúde mental de seus companheiros.
Tom King é um ex-agente da CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) e fez parte da equipe contra terrorismo. Sua vivência com este problema é um dos grandes pontos para esse projeto estar bem encaminhado.
Santuário deve ser lançado em quadrinhos ainda em 2018.