Recentemente, no dia (25/07), a DC Comics em seu perfil no Twitter, realizou uma publicação para explicar o que seria o termo ‘queercoding’, uma estratégia que escritores usavam para passar mensagens queer sem serem censurados. E para exemplificar isso, a DC ilustrou com uma imagem clássica envolvendo o beijo da Arlequina e Hera Venenosa. Entretanto, conforme sinaliza o autor da ilustração, a editora alterou a arte original que seria um beijo na boca, para um beijo na bochecha. Confira:
O desenhista da arte Chad Hardin, nos comentários, reagiu sobre a censura da imagem por parte da DC Comics. Confira:
It is always easier to ask forgiveness than get permission. pic.twitter.com/QnHzTwaQhU
— Chad Hardin (@ChadHardin) June 26, 2021
“Eu tenho a arte não editada se você quiser postar isso também. É sempre mais fácil pedir desculpas do que obter permissão.” disse Hardin.
Essa não é a primeira vez que a DC se posiciona de maneira equivocada durante o Mês do Movimento LGBTQIA+. Recentemente, os desenvolvedores do jogo mobile ‘Injustice 2’ pediram desculpas por evento inapropriado e ofensivo, em que o objetivo era que os usuários causassem um alto índice de dano na Hera Venenosa, personagem reconhecidamente bissexual no canône da DC Comics. -Leia mais aqui-.
Ainda sobre o tema censura, a DC/Warner também ocultou no Twitter uma imagem publicada pelo diretor Zack Snyder, em que ele se posicionava sobre uma recente polêmica envolvendo a série animada ‘Harley Quinn’. Justin Halpern, o co-criador e produtor executivo da série, revelou que a DC solicitou que uma cena da 3ª temporada em que o Batman fazia sexo oral na Mulher Gato fosse retirada da produção. Snyder então publicou uma arte em que o Homem-Morcego realizava sexo oral na Mulher-Gato – não de forma explícita – que foi ocultada agora por direitos autorais. -Confira aqui-.
Quer conhecer mais sobre o relacionamento amoroso envolvendo Arlequina e Hera Venenosa? Leia um texto especial sobre esse casal apaixonante!