Mulher-Maravilha sua hora chegou!
Criada ainda na aurora das primeiras esboços do que seria o sucesso comercial das grandes historias super-heróis no ocidente, a Mulher-Maravilha é uma das grandes remanescentes da era de ouro que permanece causando impacto na cultura pop, a fazendo se consolidar como, talvez, como um dos principais pilares do imaginário exportado pelos EUA. Tendo sua imagem vinculada a produtos de gênero e escalando ao ponto de ser usado como símbolo de manifestações políticas, Diana se encontra num lugar de destaque dentro do hall de personagens femininas marcantes da cultura pop, que incluem a princesa Leia Organa, da franquia Star Wars, e a deusa Tempestade, da Marvel.
Todavia, em contrapartida a tamanha visibilidade no cenário pop, a embaixadora da verdade possui um histórico não muito vasto de investimento dentro de sua própria residência, ainda mais em comparação com outros personagens títulos da DC, como Batman, por exemplo. Uma realidade que vem mudando a curtos e lentos passos nos últimos seis anos graça aos lançamentos dos dois longas metragem solo da heroína, dirigidos por Patty Jenkins. Produtos que mesmo não sendo uma unanimidade, serviram para impulsionar um maior destaque no protagonismo feminino no cenário de cinema de ação blockbuster que estava inserido. Gerando assim uma revitalizada na imagem da Mulher-Maravilha, que se refletiu na postura dos fãs, que há muitos anos desejava um investimento mais adequado para a heroína.
Com as constantes mudanças de direcionamento tanto da DC quanto da Warner Bros. como um todo nos últimos anos, esse desejo latente foi se intensificando na medida que a comunidade de fãs se unificava em um potência de grande visibilidade dentro das plataformas de mídia, conquistando não só apenas números mas uma projeção difícil de ser ignorada. Talvez tendo como maior exemplo, a campanha de liberação do corte original do filme da Liga da Justiça (2021). Um marco zero dentro que, mesmo expondo uma vertente agressiva do fandom, se mostra um grau elevado de organização que tende a se solidificar na medida em que os laços entre seus membros ganham cada vez mais força.
Desde então, novas investidas foram ganhando forma, se adaptando e abraçando novos modelos de mídia, que não dependem mais de ferramentas como o YouTube e necessitam do entendimento de uma nova linguagem, em especial nas plataformas como TikTok. Nesse contexto é onde os membros dentro da comunidade ganham destaque, criando por puro amor ao material pôsteres, edições em vídeo e campanhas elaboradas em conjunto com portais de grande visibilidade, que além de informativos tendem a aderir um papel de orientação nesses mais diversos espaços para projetar as devidas mensagens desejadas.
Recentemente, houve mais um exemplo positivo que merece um destaque especial. Durante uma campanha de pedido para uma série animada solo da Mulher-Maravilha, que aconteceu no último sábado, dia 11, a campanha #WonderWomanAnimatedSeries, reuniu fãs de varias partes do globo e chegou a entra nos trendings topics de diversos países, incluindo o Brasil. Contudo o diferencial da mesma se deu pelo feito de conseguir chamar a atenção do atual co-presidente do DC Studios, James Gunn, que afirmou está trabalhando para realização desse desejo dos fãs.
o pronunciamento inesperado de Gunn pegou os fãs de surpresa, gerando uma grande movimentação nas redes sociais e comentários entusiasmados de personas publicas, como a da quadrinista Gail Simone, que prontamente se ofereceu para trabalhar no projeto. Além, é claro, de uma legião de fãs da DC que começaram a conjecturar as possibilidades que poderiam ser exploradas no projeto animado.
Em entrevista ao site, o portal Wonder Woman BR, um das principais vozes da campanha dentro da comunidade nacional da DC, contando atualmente com mais de 4.000 (quatro mil) seguidores apenas no twitter, nos explicou como se deu inicio tal investida. Além de pontua a importância do Brasil em movimentos semelhantes e a importância da criação de um canal mais próximo entre criadores e fãs nessa nova fase da DCU.
Primeiramente, gostaria de perguntar como surgiu o movimento #WonderWomanAnimatedSeries e como o seu portal entrou em contato com essa campanha?
“O movimento surgiu mais ou menos em 2021 nos Estados Unidos, os fãs estadunidenses da personagem levantaram a tag e espalharam para o mundo, não ironicamente na época o Brasil também foi o lugar que mais subiu a hashtag, a gente foi quem mais levantou aqui, a ideia já existia antes mas estava meio que abandonada então com a entrada do James Gunn, um novo CEO que acompanha as redes sociais, decidimos retornar com a ideia, decidimos os dias, criamos um ‘calendário’ com fusos horários para os fãs de todo o mundo, divulgamos o movimento para os perfis gringos e para as paginas brasileira e nos preparamos com dezenas de posts, a ideia de retornar com a campanha foi da nossa equipe mas ela já existia antes.”
Sobre o público brasileiros, você acredita que o movimento feito aqui faz tanta diferença quando os grupos de fãs gringos? Como você avalia o posicionamento deles na campanha durante todo esse período?
“A gente tinha um foco bem dividido na divulgação da tag, a micro equipe montada se dividiu entre o público e páginas brasileiras e os gringos (principalmente os falantes de inglês) a gente sabia que o Brasil tinha força para puxar a tag mas que não seria suficiente sozinho, mas não, não acho que os comentários americanos (inclusive os que foram respondidos pelo Gunn) teriam bastado, só os brasileiros foram responsáveis por mais de 600 marcações no perfil oficial do CEO, diretor e roteirista (que eu tenha visto) acredito que sem o empenho brasileiro e nosso jeitinho de encher o saco não teríamos conseguido uma resposta tão cedo. Ele chegou a tag por nossa causa; pela tag e não por uma marcação dos gringos nele.”
E falando mais a respeito do engajamento, a equipe do portal imaginaria a tamanha repercussão que a TAG chegou? E na opinião de vocês, a união entre o demais portais brasileiros da DC foi essencial para alcançar tais números?
“A gente imaginava que podia alcançar um público e uma proporção boa em relação a última vez que a tag foi subida (que também entramos no trendings topics) o que não imaginávamos era que essa ideia que ressurgiu por nós chegaria até os olhos de James Gunn e que teríamos respostas tão imediatas. Sobre o público brasileiro às contas pequenas e páginas pequenas foram os principais responsáveis além de nós, o esforço veio muito mais dos fãs do que das páginas, muitos ajudaram a divulgar mas poucos ajudaram a subir com força até o momento que a resposta chegou, é triste falar isso mas a maioria apenas fez o básico e não julgamos ninguém por isso, mesmo assim é interessante que eles tenham ajudado a divulgar pois isso incentivou as contas menores a postar, temos muito que agradecer, principalmente para a página Universo Dcnauta, além de serem a maior página da DC no Twitter Brasil, eles foram responsáveis por nos ajudarem de maneira mais insistentes na divulgação, na discussão também por nos darem o crédito.”
Tendo já um histórico de protagonismo em diversas campanhas dentro da comunidade de fãs da DC, o Universo DCnauta é um portal/comunidade que somente no Twitter já soma mais de 260.000 (duzentos e sessenta mil) seguidores, contando também com um Podcast/Videocast de grande visibilidade no Spotify.
Outros veículos que se destacam dentro da comunidade são os portais DCTV Brasil e os canais Batcaverna e Caverna do Morcego.
Vocês como um portal de grande visibilidade dentro da comunidade, como vem sendo esse novo paradigma de ter um Co-Presidente da DC que preza por essa maior conexão com o seu público ao ponto de esclarecer e desmentir rumores no Twitter?
“Tem sido ótimo sinceramente, era cansativo como fã da DC viver sempre no escuro, sem saber aonde estávamos indo e se algo ainda existia ou não. A ideia de termos alguém que não só desmente ou confirma rumores antes de eles surgirem, como também responde e se preocupa com a opinião dos fãs é ótimo, vejo isso não só como um alívio e um fortalecedor para a comunidade mas também uma forma de mostrar força para o grande público, basta ver que posts de nicho como a resposta do James Gunn a tag pegou mais de 30 mil de likes, e a confirmação dele na direção de Superman [Legacy] ultrapassou os 130 mil likes.”
Já finalizando, gostaria de saber quais são as expectativas (suas e da equipe) para o futuro da Mulher-Maravilha nessa nova DC, tendo já a confirmação do jogo solo e da série spin-off das Amazonas?
“As coisas vem melhorado muito pra personagem nos últimos anos desde o lançamento do primeiro filme live action, mas ainda temos muita coisa para ganhar como fãs, acho que estamos entrando em uma era de ouro para a Mulher Maravilha, as coisas estão começando a acontecer, estamos ganhando produções mais diferentes como o jogo ou a serie das Amazonas e destaque nos quadrinhos, a personagem começa a ter várias participações especiais pois sabem que ela vende e isso vem gerando e aumentando o hype dos fãs e daqueles que estão virando fãs, acho que em alguns anos ser fã da Mulher Maravilha vai ser uma coisa tranquila em questão de conteúdo mas foi e ainda vai ser muita luta pra chegar lá.”
Atualmente as informações sobre o futuro da Mulher-Maravilha dizem respeito a uma participação de destaque no jogo Suicide Squad: Kill The Justice League, um jogo solo em produção pelo Monolith Games ainda sem previsão de lançamento e uma série spin-off focada nas Amazonas da ilha de Themyscira, intitulado Paraiso Perdido. Além rumores sobre possíveis participações especiais em longas como The Flash e Aquaman 2: O Reino Perdido.
Entretanto, nenhuma informação sobre sobre filmes e permanência da atriz Gal Gadot no papel da heroína nos futuros planos do novo DCU foram divulgados, devendo novos anúncios acontecerem posteriormente.