No ano em que o Valencia, clube de futebol da Espanha, completa seu centenário uma situação fora das quatro linhas pode atrapalhar um pouco as comemorações. O time que tem como tradição no seu escudo um morcego decidiu destacar ainda mais a figura no distintivo comemorativo, fato esse que não agradou a DC Comics, como afirma o jornal El Confidencial. Confira abaixo o trailer… Ops, o vídeo de apresentação do novo símbolo:

Alegando propriedade de logos e marcas registradas de morcego na Ueipo (Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia), instituição de registros válidos na UE, a editora afirma que o clube espanhol ao usar o seu escudo de 100 anos viola o artigo 8.1 Regulamento de Marca Europeia (EUTMR) e que a arte pode criar confusão para o público devido a semelhança com o símbolo característico de um de seus personagens, o Batman.

Ainda segundo informações do El Confidencial, a DC Comics usou de uma reclamação formal em outubro do ano passado, pouco tempo depois do Valencia ter efetuado o registro do seu escudo na Ueipo, em junho, com isso as duas instituições possuem 22 meses para chegarem a um acordo antes que o caso seja decidido na Justiça da Espanha.

Em sua defesa, o Valencia utiliza o fato de ter sido fundado em 1919, e desde 1921 adotado a figura do morcego, cujo a referência é da própria cidade que dá nome ao time e territórios da antiga região conhecida como Coroa de Aragão, argumento já utilizado em 2014 em caso semelhante.

Escudos do Valencia em diferentes épocas

Seguro, uma fonte ligada ao Valencia declarou ao El Confidencial que o clube espanhol não irá abrir mão do escudo comemorativo, e também usou de ironia para defender sua posição. “Não vamos deixar de usar o morcego só porque a DC Comics diz. Não há nenhuma marca comercial que tenha exclusividade mundial sobre os morcegos. Quando este clube já jogava com um morcego no peito, ainda se perseguiam bisões nos Estados Unidos. É uma mera formalidade. O escudo não será afetado, e não haverá qualquer consequência legal.”

Há alguns anos, uma imagem com a evolução do morcego símbolo do Batman com o passar do tempo e em diferentes segmentos até 2012 ficou popular nas redes. E aí, pode isso ou segue o jogo?

Outra situação que coloca o embate entre Valencia e DC no mesmo campo é o fato de 2019 também ser um ano importante para a editora, quando o Homem-Morcego completa 80 anos.

Sobre Leonardo

Leonardo Henrique

Me apresento da não tão distante Ribeirão Pires City, minha residência oficial desde que nasci. Formado em artes cênicas pela ELT e, recentemente, em jornalismo. Em tempos de Crise Infinita o momento exige Multiversões de si mesmo. Acreditem, não é uma Piada Mortal, isso foi apenas uma veloz apresentação. Se o caso é parar um asteroide, resolver um mistério ou acabar com uma guerra sabemos quem se deve ter por perto. Para informações sobre a DC este é o lugar…

Últimas notícias