A DC Comics lançou recentemente a edição “The Joker 80th Anniversary 100-Page Super Spectacular“, comemorando quase um século de histórias do Coringa no universo do Batman. Uma dessas histórias é “The War Within”, de Peter J. Tomasi e Simone Bianchi, e é uma das histórias mais surreais do Coringa na edição, com uma peça final bastante perturbadora. Basicamente, a DC permite que o Coringa dê um passeio no lugar do Batman – literalmente. Após uma batalha violenta entre as forças do Batman e do Coringa, O Cavaleiro das Trevas é assassinado em batalha, deixando o Coringa para assumir o manto do Batman. Via: [CBR].

Na última linha da história,revela-se o objetivo de um exercício tão insano, com o monólogo do Coringa afirmando: “Aqui está o crime, porque quanto mais eu ando na sua pele, mais eu aprendo como vencê-lo. O que me faz querer sorrir ainda mais, Batman.”

A cena final mostra o Coringa em um traje completo do Batman, parando nos destroços de algum tipo de sala de treinamento demente, cheia de recordações do Coringa, como aquelas bonecas assustadoras de “O Cavaleiro das Trevas Ressurge” e sua antiga roupa de Capuz Vermelho. O que não vemos é o cadáver de Batman, que o Coringa aparentemente abateu, confirmando que a sequência da história é a fantasia distorcida do Palhaço do Crime de como matar o Batman.

A imagem final acima é tão surreal e poderosa quanto o resto da história de Tomasi. O Coringa segurando uma lâmina em um traje sangrento e esfarrapado do Batman é impressionante, mas o cabelo do Coringa, sendo um ninho de serpentes no estilo Medusa, sugere que a realidade ainda não está em um foco sólido, mesmo quando a história termina. Se não fosse perturbador o suficiente, vemos o Coringa esculpindo um sorriso ainda mais amplo em seu rosto com sua lâmina curva.

A edição “The Joker 80th Anniversary 100-Page Super Spectacular” está à venda nos EUA. Até o momento, sem previsão de chegar ao Brasil.

Sobre Willyan

Willyan Bertotto

Publicitário. Diretor de Arte, Designer e Batmaníaco. Fã incondicional da DC Comics e pesquisador assíduo desse universo e todas as suas possibilidades de transformação.

Últimas notícias