Foi divulgada pela DC Comics uma nova arte promocional da HQ do Batman, escrita por Frank Miller e desenhada pelo brasileiro Rafael Grampá intitulada “The Dark Knight Returns: The Golden Child”. A imagem gerou polêmica nas redes sociais da DC, devido aos protestos em Hong Kong.

A imagem foi divulgada no Instagram oficial da editora, com a frase “O futuro é jovem”. De imediato, inúmeros comentários surgiram em apoio aos protestos em Hong Kong e a arte viralizou entre os protestantes. Algumas horas depois, a editora deletou a imagem, porém os comentários em outros posts da rede social evidenciaram que parte dos fãs não ficou satisfeita.

“Vocês parecem ter deletado o post. Se isso for por medo de pressão da China, ficarei muito desapontado com vocês. Apesar do Batman ser apenas um personagem dos quadrinhos, esse comportamento mancha a coragem e responsabilidade dos heróis. No fim, vocês são apenas uma empresa sedenta pelos dos ganhos de Bruce Wayne, não são?”.

A China é sua chefe ou o quê? Todos vocês ouvem a China uau

Eu sou de Hong Kong e sou fã de quadrinhos da DC desde criança. Essa nova capa da edição do Batman iluminou um pouco a minha esperança de continuar lutando nessa guerra injusta pela liberdade, e você DC acabou de removê-la por causa da China? Você sabe como é isso? Você sabe o que significa se Hong Kong perder esta guerra?

Os protestos em Hong Kong iniciaram em julho e os manifestantes lutavam contra um projeto de lei que permitia a extradição de pessoas acusadas de crimes contra a China Continental. Algumas pessoas afirmavam que os extraditados poderiam ser julgados injustamente e tratados de maneira violenta pelo governo.

Apesar da suspensão do projeto ainda em julho, os protestos seguiram evoluindo para um movimento pró-democracia e culminando ao pedido de renúncia da Governadora de Hong Kong, Carrie Lam.

Com 48 páginas, The Dark Knight Returns: The Golden Child será publicada nos EUA em 11 de dezembro.

Sobre Willyan

Willyan Bertotto

Publicitário. Diretor de Arte, Designer e Batmaníaco. Fã incondicional da DC Comics e pesquisador assíduo desse universo e todas as suas possibilidades de transformação.

Últimas notícias