Eaí, você conhece quais são as 52 terras do Universo DC? A saga Multiversidade foi escrita por Grant Morrison e apresenta grandes aventuras dos heróis da DC tentando combater a destruição do Multiverso.

Nesta primeira matéria, vamos apresentar metade delas (26 Terras) e depois na Parte 2, concluiremos nossa apresentação com as outras 26. Confira abaixo um pouco mais sobre as Terras do Multiverso DC:

Terra – 0

Terra Zero, o universo onde se passam as histórias atuais das HQs. Ela também pode ser chamada de NOVA TERRA ou Terra Primordial. Para chegar em sua forma atual, esta Terra passou por diversas transformações, reconstruções e ataques. Na Terra Zero, os heróis estão no auge de seus poderes e realizações.

Terra 1

A Terra 1 é um universo que foi criado recentemente e ainda não tem forma definida. Nada é certo neste universo. Os heróis Superman, Batman, Mulher-Maravilha e Novos Titãs ainda não tem noção dos seus poderes e estão em iniciando suas histórias e aventuras.

Terra 2

Na Terra 2, a guerra contra Darkseid ocasionou a morte do Batman, Superman e Mulher-Maravilha. Devida a morte da Trindade novos heróis apareceram para combater o mal. Nesse universo existe um novo Superman, o Kryptoniano Val-Zod, um novo Batman, que é Thomas Wayne, o Tornado Vermelho que é a Lois Lane, Senhor Destino, Flash, Lanterna Verde, Moça-Gavião, Caçadora e a Poderosa.

Terra 3

A Terra 3 é o universo onde cada herói possui um contraparte maligna. Neste universo estranhamente o único heróis sobrevivente é Lex Luthor, que tenta combater o Sindicado do Crime. O líder do Sindicato é o Ultraman, a contraparte do Superman, os demais integrantes são: Coruja, contraparte do BatmanSuperwoman, contraparte da Mulher-MaravilhaRelâmpago, contraparte do FlashAnel Energético, contraparte do Lanterna Verde.

Terra 4

Na Terra 4, Capitão Allen Adam é o único super ser que é dotado de “sentidos quânticos“. Este universo é bem parecido com o nosso, onde são heróis aqueles que tem poderes. Existe um grupo operacional uniformizado, chamado: PAX AMERICA, que tem como objetivo manter a paz na Terra, sendo composto por: PacificadorBesouro Azul e Sombra da Noite, a filha do presidente dos EUA. O Questão, nesta terra é uma espécie de Batman. Um justiceiro renegado e assassino.

Terra 5

A Terra 5 é o lar da Família Marvel. Também já foi conhecida como Terra S, neste universo o herói campeão é o Capitão Marvel, o Shazam. Seus companheiros são a Mary MarvelCapitão Marvel Jr. e os Tenentes Marvel. Estes heróis combatem o vilão Doutor Silvana, que tentou destruir o Capitão Marvel criando um novo dia da semana, o Silvana-Feira.

Terra 6

Terra 6 é a residência de grandes nomes conhecidos como: Batman, Aquaman, Sandman e Lanterna Verde. O Superman desse universo é um Policial Cósmico de Krypton, a Mulher-Maravilha é portadora do Cajado Celestial do Deus-Sol dos Incas e o Lanterna Verde é uma força da natureza que possui o poder da Yggdrasil, a Árvore do Mundo da mitologia Nórdica. O vilão dos heróis é o Reverendo Darrk, que possui uma origem desconhecida.

Terra 7

A Terra 7 foi o primeiro universo visado por A Gentry, que desativou as leis da física e matou bilhões, humanos e sobrehumanos; O único sobrevivente era o tempo Thunderer. O cadáver arruinado deste universo tornou-se o covil de A Mão Vazia e Gentry, seus heróis falecidos foram zombificados e enviados para combater os outros heróis do Multiverso, enquanto o Gentry construiu um Machine do esquecimento sobre as ruínas da Terra do universo.

terraA Terra 7 é um análogo para Marvel Comics, especificamente a Marvel Ultimate; A ressurreição de seus heróis como zumbis é uma reminiscência de Zumbis Marvel, que apareceu pela primeira vez no universo Marvel Ultimate.  Podemos dizer que essa Terra abriga os heróis da Marvel, que anteriormente, era chamada de Terra 616.

Terra 8

Por gerações, a vida na Terra 8 passou de forma semelhante à dos outros universos. No entanto, finalmente chegou um dia diferente de outro, quando chegou uma ameaça que era demais para qualquer herói batalhar, forçando os mais poderosos campeões da Terra 8 a se unirem contra uma ameaça comum: naquele dia Os Esbravejosos Retaliadores nasceram. A luta entre os super-heróis é comum na Terra 8, e a desconfiança com eles entre o público em geral é ótima, mesmo que eles, e equipes como a Família do Futuro e os ‘neo-humanos’ G-(‘Geno’)-Men, como bem como heróis como Inseto e o Dublê-Mestre, defendem seu mundo do Lordes da Devastação e dos Extremistas.

Terra 9

Um mundo natal para heróis com os mesmos nomes que os campeões da Terra 1, mas vastamente diferentes naturezas – O Átomo é o super-herói mais famoso do mundo, Superman é um poderoso e cada vez mais perigoso telepata, o Flash é o primeiro humano nascido no espaço, e Batman é um espírito perdido no tempo em busca de justiça, entre muitas outras mudanças. Juntos, a presença de super-humanos alterou, para o bem ou para o mal, o curso da sociedade na Terra 9, desde questões de economia e política até geografia.

Terra 10

Um universo ignorado onde Kal-El pousou na Terra em 1938 na Tchecoslováquia ocupada pelos nazistas. Os cientistas do foguete nazista criaram a tecnologia do navio para ganhar a Segunda Guerra Mundial, com um Kal-El crescido, criado pelo próprio Adolf Hitler e rebaixado Overman em uma retorta zombeadora ao herói de ficção americano “Superman”, terminando a conquista Da Terra pessoalmente em 1956: oitenta anos depois, seu povo herdou uma utopia construída em um inimizável derramamento de sangue.

Um Overman, agora culpado, conduz o estado e os super-campeões dos Novos Reschemne em sua guerra contra os últimos rebeldes, Tio Same Lutadores da Liberdade.

Terra 11

Na Terra 11, os Amazonos de Themyscira impuseram sua lei em todo o mundo e a mudaram para sempre, com novas tecnologias e filosofias, inspirando gerações de mulheres a assumir a liderança na criação do futuro. Nesta local os Heróis conhecidos tem seus sexos invertidos e compõem a Gilda da Justiça eles são Homem-Maravilha, Aquawoman, Batwoman, Superwoman, Relâmpago, Safira Estrela, Poderoso e Zatara.

Terra 12

Várias décadas no futuro em relação à Terra 0, a Terra 12 é o lar de Terry McGinnis, o jovem sucessor de Bruce Wayne como O Batman e defensor de Neo-Gotham. Juntamente com um super-homem idoso, eles e os outros membros da Liga da Justiça Além, protegem seu mundo futuro contra todas as ameaças.

Terra 13

A Terra 13, é um universo que vive em permanente em um crepúsculo mágico. O numero treze é dominante, todos os dias tem treze horas e um ano tem treze meses. O Superman desta Terra é o Superdemonio, Etrigan foi enviado a para esta Terra quando seu planeta Kamelot foi destruido. A Liga da Justiça Sombria é composta por: Hellblazer, Annataz, Garoto-Bruxo, Homem do Pântano, Destino, Retalho, Desfiador e Feiticeira. Na série Arrow, a Terra 13 é referenciada como o lar do Mago Wells, o Cinzento.

Terra 14

Essa é a primeira das 7 terras desconhecidas do Multiverso. Não se sabe muito sobre a Terra 14. As possibilidades existentes é que esse é um mundo criado pelos Magos Monitores ou um mundo que serve de propósito para abrigar o universo de filmes, séries ou animações. Mundo criado pela confraria dos Magos Monitores.

Terra 15

A Terra 15 já foi chamado de “Universo Perfeito“, porém foi destruída pelo Superboy Primordial da Terra 33. Bilhões de vidas foram devastadas e a estrutura do espaço-tempo foi danificada para sempre. Dizem que há um fragmento poderoso conhecido como Graal Cósmico escondido em algum lugar no Multiverso. Este Graal é a bateria dos Lanternas.

Terra 16

A Terra 16 é um mundo onde a paz e prosperidade são leis e tédio aqui é supremo. Nesta Terra, o filho do Superman e do Batman juntam-se a outros mimados heróis. Os pais desses são heróis falidos que vivem reencenando batalhas clássicas. Superman e Batman aqui tem semelhanças com Apolo e Meia-Noite do StormWatch.

Terra 17

A Terra 17 é o universo de um personagem clássico da DC Comics, Adam Strange. Ele tem influências de Flash Gordon e Buck Rogers. Os Cavaleiros Atômicos da Justiça vivem uma busca desesperada para preservar o que resta de uma Terra que sofreu com o Holocausto Nuclear. Criaturas mutantes e cientistas insanos são os perigos que os heróis enfrentam, tentando proteger um local chamado Novamérika. Darkseid é a maior ameaça e só pode ser contida com o Graal Cósmico, localizado na Terra 15.

Terra 18

Liderados por Superchefe (também conhecido como Saganowana), os Cavaleiros da Justiça prometeram proteger este pedaço de chão empoeirado do Multiverso. Não tendo escassez de poder de fogo, os Cavaleiros da Justiça são formados por U.S. Marshall Diana Prince, Wally West, o Kid Flash, Katar Johnson, um guerreiro indígena Cheyenne também conhecido como “Gavião-Negro“, que pode voar com asas artificiais, Michael Carter, o Pistoleiro Dourado, um mercenário equipado com armas poderosas por um inventor excêntrico, Ted “Besouro” Kord, Jonathan Jones o Caçador de Recompensas Verde, Batman o Cavaleiro das Trevas um agente secreto a serviço do presidente Americano que cavalga o imponente garanhão negro “Apocalipse” que tem como fiel parceiro um jovem índio nativo americano chamado Pássaro Vermelho, Superman/Atticus Kent e seu corcel robô Estrela Vespertina ,Bat-Lash, Madame .44, Arco Forte, El Diablo, Cinnamon, Gêmeos do Gatilho, Cabelo de Fogo, Tomahawkman, Johnny Trovoada  e Pow-Wow Smith.

Este universo ficou congelado no Século 19 pelo Senhor do Tempo. Aqui a humanidade é extremamente inventiva, eles tem até uma internet por telégrafo. Realmente é uma Terra bastante povoada!

Terra 19

Nesse universo a Rainha Vitória morreu e o Rei Eduardo impera e lidera o Século 20.

A Terra 19 pode parecer atrasada um século atrás de outros mundos no Multiverso, mas isso não significa que seus cidadãos estejam completamente atrasados. Muito pelo contrário. Eles estão focados no progresso e só podem ser ajudados pela chegada dos super-humanos. Super-Homem, Homem-Morcego, Homem-Trovão, Homem-de-Marte, Homem-Veloz, Mulher-Maravilha, Homem-Marítimo, Homem-Arqueiro, Mulher-Alada, Homem-de-Metal, Homem Encolhido e outros estão prontos para defender o mundo modernista e seus valores. Se alguma Terra estiver preparada para lidar com desafios incomuns e difíceis, é a Terra 19.

Terra 20

É o alvorecer de uma nova era para os moradores da Terra 20. Com a grande e terrível Segunda Guerra Mundial agora atrás deles, os homens e mulheres deste planeta resiliente e esperançoso entraram em uma fase de reconstrução e descoberta. A ciência, o comércio e a indústria governam o dia, com grandes mentes levando suas nações a novas alturas incríveis. Mas enquanto a Terra 20 pode estar entrando em um período de iluminação, o perigo ainda existe, inspirando uma equipe de pessoas extraordinárias a se levantar e se unir em defesa de seu planeta – a Sociedade dos Obstinados Super-Heróis!

Em meio a uma paisagem tirada das aventuras do universo de revistas em quadrinhos pulp do passado, Doc Destino, Homem Imortal, O Poderoso Átomo, Lanterna Verde Abin Sur e Lady Falcão Negro (líder do feroz esquadrão aéreo feminino que tem seu nome) viajam pela face do globo, protegendo seus habitantes de ameaças tanto poderosas quanto estranhas.

Terra 21

Tudo começa no topo. A Terra 21 já foi um mundo onde o governo americano tratou os super-heróis com desconfiança. Os líderes cederam à paranóia e perseguiram ativamente os vigilantes, enquanto os tempos tumultuados enfrentados por este mundo afligiam as relações internacionais. Os EUA estavam no auge de sua Guerra Fria com a União Soviética e no meio do movimento dos Direitos Civis e testes atômicos. A nação e o planeta como um todo estavam sob imensa pressão e tensão.

E então o presidente John F. Kennedy assumiu o cargo.

Na Terra 21, Kennedy nunca foi assassinado. Em vez disso, seu otimismo se mostrou contagioso e, sob sua orientação, os Estados Unidos da América abraçaram o futuro. Os cidadãos ficaram um pouco mais sonhadores e voltaram os olhos para as estrelas. Eles encontraram sua sensação de maravilha. A animação Liga da Justiça: A Nova Fronteira aconteceu nesta Terra.

Terra 22

O Certo ou Errado. Bem ou Mal. Qual caminho seguir e como agir são decisões que todos nós temos que enfrentar,e os seres super-poderosos não estão isentos disso. Mas essas decisões podem ter repercussões, e a Terra 22, a Terra do Multiverso DC do Mundo de “O Reino do Amanhã” se destaca sobre o que pode dar errado quando a linha entre super-heróis e super-vilões não é respeitada.

Aqui a segunda geração de meta-humanos foi longe demais.Eles colocaram de lado seus codigos morais e eticos e começaram a usar poder letal para eliminar os malfeitores sempre que considerado necessário.Vendo os atos mortais promovidos pelos “heróis” ,os habitantes da Terra 22 foram as ruas protestar contra esses metodos. Desanimado pela onda de violência da sociedade, e sofrendo uma tragédia pessoal, Superman deixou o cargo de protetor da humanidade e exilou-se na Fortaleza da Solidão.

Terra 23

Quando Jorel e Lara do planeta Krypton enviaram seu filho, Kalel, para a Terra, ele não só cresceria para se tornar o maior herói da Terra 23, ele também se tornaria um dos maiores líderes políticos do seu mundo. Secretamente disfarçado de presidente dos Estados Unidos, Calvin Ellis, Kalel ajuda a manter a paz mundial como Superman e, no processo, inspirou uma geração de jovens super-heróis a se unir a ele.

O Superman afro-americano ao usar seus super-poderes para tornar o mundo um lugar melhor foi o catalisador para o surgimento de uma geração inteira de meta-humanos formados por afro-americanos, latino-americanos, muçulmanos e hebreus , Orientais, índios e outras minorias que deixaram as Sombras para criar suas próprias lendas em um mundo onde os maiores e mais poderosos heróis pertencem a minorias étnicas e discriminadas da Terra 0. Neste Mundo, a Aliança da Justiça liderada por Superman reúne super-heróis tão diversos e variados quanto os povos do mundo.

Terra 24 é a segunda e Terra 25 a terceira das 7 terras desconhecidas do Multiverso. Não se sabe muito sobre elas. As possibilidades existentes é que esse é um mundo criado pelos Magos Monitores ou um mundo que serve de propósito para abrigar o universo de filmes, séries ou animações. Mundo criado pela confraria dos Magos Monitores.

E por aqui encerramos a primeira parte de duas do nosso Guia do Multiverso. Clique aqui e confira a Parte 2 do nosso Guia!

Fontes de pesquisa: Multiverso – Grant Morisson | Edição Definitiva
Wiki Fandom DC Comics.

Sobre Willyan

Willyan Bertotto

Publicitário. Diretor de Arte, Designer e Batmaníaco. Fã incondicional da DC Comics e pesquisador assíduo desse universo e todas as suas possibilidades de transformação.

Últimas notícias