DC Comics | Parceria de exclusividade entre a editora e a distribuidora Diamond termina 25 anos depois que começou

    O contrato exclusivo entre DC e Diamond para distribuição de suas HQ’s em solo americano parece estar efetivamente terminando (embora nenhuma das partes diga isso diretamente em voz alta) – exatamente 25 anos após o primeiro anúncio do contrato, conforme observado pelo portal Newsarama.

    De acordo com a Comichron desta semana, a DC e a Diamond anunciaram em conjunto seu acordo inicial de parceria feito em 28 de abril de 1995, 25 anos antes da DC começar a enviar novos produtos através de novos distribuidores do mercado direto, as empresas Lunar e UBS. Confira o texto dos anos 90 abaixo:

    “A DC e a Diamond Comic Distributors anunciaram no dia 28 de abril que chegaram a um acordo para a Diamond se tornar agente exclusivo da DC para vendas em lojas especializadas de quadrinhos, já com os pedidos de maio para remessa de produtos após 1º de julho”, dizia um anúncio em conjunto da DC e Diamond divulgado numa manhã de 1995 de acordo com o Comics Retailer #40 (julho de 1995).

    “Estava claro para a maioria do setor, mesmo na época em que a DC havia sido forçada por sua liderança corporativa a se opor pela Marvel, se tornar exclusiva da Heroes World, no início da primavera”, lembra John Jackson Miller, da Comichron – o escritor da história original.

    “Era algo que poderíamos dizer que seria imediatamente perturbador para os negócios – embora, com o passar do tempo, percebemos que Paul Levitz, da DC, fazia lobby pela solução Diamond, a fim de impedir que a empresa-mãe Warner adotasse uma solução fora da indústria de quadrinhos: provavelmente, mudando a distribuição de quadrinhos para a Warner Publishing Services, que costumava enviar revistas para as bancas. É uma aposta segura que nenhuma empresa externa seria capaz de se adaptar rapidamente aos meandros do negócio dos quadrinhos.”

    “O ano seguinte foi extremamente agitado, com a estabilidade retornando apenas em abril de 1997, depois que todos os negócios se consolidaram atrás da Diamond”. conclui Miller.

    A DC organizou suas novas parcerias de distribuição em meio à pandemia do coronavírus, o que levou ao desligamento temporário da Diamond, que pretende começar a distribuir novos quadrinhos novamente no dia 20 de maio.

    De acordo com a DC e a Diamond, a editora continuará enviando seus produtos pelos três distribuidores, e isso incluirá a Diamond.

    Willyan Bertotto
    Willyan Bertotto
    Publicitário. Diretor de Arte, Designer e Batmaníaco. Fã incondicional da DC Comics e pesquisador assíduo desse universo e todas as suas possibilidades de transformação.

    Deixe seu comentário

    Você pode gostar

    Siga-nos

    24,169FãsCurtir
    15,600SeguidoresSeguir
    18,192SeguidoresSeguir

    Últimas Postagens