Em um movimento que pode mudar a dinâmica da indústria dos quadrinhos estadunidense, a DC retirou seu acordo de distribuição com a Diamond, a maior distribuidora de quadrinhos dos EUA. Antes da pandemia do coronavírus, a Diamond tinha um monopólio funcional na distribuição de HQ’s na América do Norte, mas quando elas foram forçadas a fechar as portas, a DC recorreu a uma distribuição alternativa com a Lunar Distribution e a UCS Comic Distributors, empresas de propriedade de dois grandes varejistas da área dos quadrinhos e fundada, aparentemente, com o objetivo de manter o setor em movimento durante a crise criada pela COVID-19. Agora, ao que parece, a DC recorrerá também a Penguin Random House para obter ajuda na distribuição.

A Lunar Distribution é de propriedade da DCBS, uma revendedora de quadrinhos promocionais, sediada exclusivamente de forma online. A UCS é de propriedade da Midtown Comics, de Nova York.

“Depois de 25 anos, a DC e a Diamond Comic Distributors estão encerrando seu relacionamento de longa data”, disse um representante da DC ao Comicbook em comunicado oficial. “No futuro, os varejistas de revistas em quadrinhos podem obter seus livros da DC pela Penguin Random House ou através dos distribuidores de revistas em quadrinhos da Lunar ou UCS. A DC continua comprometida em fornecer ao mercado direto o melhor serviço aos fãs, com as maiores histórias em quadrinhos do mundo.” afirma o comunicado.

Enquanto alguns críticos costumam dizer que o monopólio de distribuição da Diamond é potencialmente ser ruim para os quadrinhos, a lucratividade relativamente baixa da distribuição de quadrinhos parece ser uma barreira para a entrada de novos concorrentes no mercado. Com a distribuição de quadrinhos interrompida inteiramente por um tempo, os varejistas de quadrinhos parecem ter decidido que era do seu interesse existir um retorno.

Lembrando que essa mudança não afeta o mercado brasileiro, onde as publicações são de responsabilidade da Editora Panini.

Sobre Willyan

Willyan Bertotto

Publicitário. Diretor de Arte, Designer e Batmaníaco. Fã incondicional da DC Comics e pesquisador assíduo desse universo e todas as suas possibilidades de transformação.

Últimas notícias