Darkseid é um dos vilões mais perigosos, se não o mais perigoso da história dos quadrinhos. A ideologia por trás do ditador que comanda Apokolips com mão de ferro o torna não apenas um personagem capaz de criar o caos em proporções cósmicas no nosso universo, mas também a extinção de todo o livre arbítrio do mundo como conhecemos e, neste ano, ele completa 50 anos de existência.

Origem

Darkseid é uma criação de Jack Kirby, o roteirista conhecido por sua genialidade é responsável por uma infinidade de personagens e conceitos que são utilizados como base para o desenvolvimento de histórias em quadrinhos até os dias atuais, principalmente se tratando de arcos cósmicos. Inclusive, alguns de seus principais personagens já apareceram em outras mídias além dos quadrinhos.

O vilão surgiu pela primeira vez em 1970, na edição #134, de Superman’s Pal Jimmy Olsen lançada em novembro daquele ano escrita por Kirby, que era responsável pela história que tinha sua periodicidade mensal. Na história, o soberano de Apokolips aparece como uma participação surpresa da edição, sendo o responsável por controlar o vilão Morgan Edge que tenta matar Superman e Jimmy Olsen durante uma corrida.

Posteriormente o personagem retornaria como o vilão principal em “Novos Deuses”, assim revelando a sua origem de forma mais clara para os leitores e dando início a trajetória do maior vilão do universo cósmico DC. Na história é revelado que Darkseid faz parte de uma raça denominada de Os Novos Deuses, que surgiram após uma guerra que dizimou uma raça de deuses antigos, criando um big bang que formaria os planetas Apokolips e Nova Gênesis.

Nova Gênesis é regida pelo Pai Celestial, um mundo de luz e ordem, enquanto Apokolips é regida por Darkseid. O planeta formado de fogo e metal é liderado sobre uma política ditatorial por Uxas, o nome anterior do vilão e membro da família real de Apokolips, que assassinou o seu irmão Drax que tinha intenções mais nobres quando tomasse para si o poder ômega, uma força misteriosa que é capaz de salvar ou destruir mundos. Assim que Uxas recebe este poder, ele acaba tornando-se o deus apócrifo Darkseid e declarando guerra contra o Pai Celestial e seu planeta.

Quando adquire todo o seu poder, o vilão ordena que seu aliado Desaad mate a regente no poder de Apokolips, sua mãe Heggra envenenando-a. Além da sede pelo poder, a razão de Darkseid matar sua própria mãe vem por conta do assassinato de Suli, a única esposa na qual o deus sombrio nutriu sentimentos e, assim que ocorre a sua morte, ele abdica de qualquer laço afetivo que possui.

A família de Darkseid é composta por Heggra, sua mãe assassinada por Desaad, Yuga Khan, seu pai preso na Galáxia Prometheus ao tentar dominar o poder da Fonte e seu tio, o Lobo da Estepe. Seus filhos são Kalibak com sua esposa Suli, Orion cuja a profecia diz que ele será o responsável pela morte do deus sombrio, Scott Free (Senhor Milagre) como filho adotivo após um tratado de paz com Nova Gênesis, onde ocorre uma troca e Orion fica aos cuidados do Pai Celestial e, em ‘Os Novos 52’, Grail, sua filha com uma Amazona chamada Myrina, responsável pelo seu confronto com o Anti- Monitor.

A partir de 2011 o reboot Os Novos 52 recontou as origens dos personagens no universo DC e a novo proposta para o deus sombrio também foi recontada de forma diferente da que se conhecia. Nesta nova versão, Uxas era um ser comum que odiava os deuses antigos e a forma como eles menosprezavam quem os adorava. Ele decide ir até onde os deuses repousam e sussurra em seus ouvidos calúnias, voltando-os uns contras os outros e iniciando uma guerra. A cada deus que caia, ele tomava para sí o poder, modificando a sua forma até se tornar quem conhecemos.

Ao longo destas cinco décadas de existência, o regente supremo do planeta de fogo invadiu a Terra diversas vezes com seus exércitos ou com planos de dominação da vontade humana através da Equação Anti Vida, uma fórmula matemática capaz de remover todo o livre arbítrio da subjetividade humana, tendo como soberana a vontade daquele que dominaria a equação, assim completando o plano supremo de Darkseid, que seria impor a sua vontade sobre as mentes e corações de todo o universo.

Em suas histórias, o vilão não conseguiu completar seus planos sendo frustrados tanto por Nova Gênesis, pelo Superman ou pela Liga da Justiça, sendo ele um dos grandes inimigos dos maiores heróis da Terra. A única vitória do deus sombrio acontece nos Novos 52 – Terra 2. Lá o vilão consegue com sucesso invadir a Terra e consumi-la como parte de seu planeta de fogo, obrigando os heróis a evacuar todos os habitantes do planeta para um novo mundo custando a vida de muitas maravilhas, forma como são denominados os heróis na Terra-2.

Personalidade

Darkseid foi idealizado por Jack Kirby baseando-se no ator Jack Palance, vencedor do Oscar de Ator Coadjuvante em 1992 e dentre os seus trabalhos fez parte do elenco do filme do Batman de 1989 dirigido por Tim Burton, interpretando o personagem Carl Grissom. A inspiração no ator para a criação de um personagem não é algo totalmente incomum na história da indústria dos quadrinhos e essa situação ocorre com os elementos por trás do desenvolvimento de Darkseid.

De acordo com uma matéria no site News Frome Me, um blog escrito por Mark Evanier, criador da animação Garfield and Friends, é provável que Kirby tenha pensado em Palance para se inspirar em Darkseid por alguns fatores que eram evidentes em sua performance artística, como sua postura ou gestual, mostrando uma imponência que é a característica marcante tanto do ator quanto do personagem. Um exemplo de outro ator que foi modelo para um personagem DC foi no caso de John Stewart, criado dois anos depois do deus de Apokolips, cuja a inspiração é o ator Sidney Poitier e mesmo que algumas características físicas tenham sido alteradas ao longo do tempo, a essência continua no personagem.

Jack Palance e Darkseid.

Quanto a construção da personalidade, uma de suas inspirações vieram de sua experiência na Segunda Guerra Mundial e a sua descendência austríaco judaica, muito do Darkseid é inspirado em Adolf Hittler e algumas características dominantes do ditador alemão foram referência para que fosse construída a subjetividade que torna o regente de Apokolips um personagem tão sombrio.

Em outra matéria, agora no site Comic Basics, é abordado exatamente esse tipo de construção, realizando uma comparação do ditador de Apokolips com o líder do partido nazista. O que é destacado no texto é que Darkseid possui as características comuns dos ditadores, a capacidade de comover e mobilizar a sua população através de um discurso imponente mostrando uma inteligência estratégica para os seus próprios objetivos.

Outro elemento também é a forma como são capazes de condicionar o seu povo desde a infância, introduzindo em suas mentes que a sua palavra é absoluta, inquestionável e que seu povo é superior a toda e qualquer raça existente, assim formando uma engrenagem de total controle sobre a população. E por fim, o objetivo supremo de Darkseid se assemelha aos de Hitler, fazer a sua vontade ser única em todo o mundo, no caso do deus sombrio, a vontade de todo o universo com o uso da Equação Anti Vida.

Poderes e Equação Anti Vida

Darkseid é um dos Novos Deuses tendo assim uma constituição física e intelectual privilegiada, suas habilidades são agilidade super-humana, força super-humana, resistência super-humana, velocidade sobre-humana, alteração de tamanho, Imortalidade, intelecto sobre-humano e o raio ômega adquirido ao matar seu irmão Drax.

Os raios ômega não são como a visão de calor do Superman, que apenas aquece a grandes temperaturas derretendo tudo o que toca, eles possuem uma infinidade de recursos como alterar sua trajetória, desintegrar, alterar a matéria, curar, teleportar e dispersar através do tempo (como ocorrido com o Batman em Crise Final). Tudo de acordo com a vontade de Darkseid.

Um outro recurso dos raios ômega foi visto apenas em ‘Crise nas Infinitas Terras’, quando Darkseid acompanha atentamente através de Alexander Luthor a onda de destruição causada pelo Anti Monitor. Ele utiliza os raios projetando um disparo através dos olhos de Luthor ferindo gravemente o anti-deus, ajudando os heróis a vencerem e parando a destruição da anti-matéria.

A Equação Anti-Vida.

Darkseid é um novo deus que tem como objetivo subjugar todo o universo, porém, de um jeito diferente do que outras divindades ou titãs loucos costumam fazer, sem dizimar toda a vida existente. Para o senhor de Apokolips o domínio sobre o livre arbítrio é o caminho para a sua conquista, assim remodelando o universo de acordo com a sua vontade.

Para alcançar a sua meta o Senhor de Apokolips procura pela Equação Anti-Vida. Essa equação foi um conceito criado por Jack Kirby que define que aquele que soubesse a fórmula, seria capaz de dominar a vontade de todas as criaturas sencientes e sapientes. O roteirista denominou assim a fórmula por acreditar que “se alguém possui o controle absoluto sobre você – você não está realmente vivo”.

A fórmula da Equação Anti-Vida é composta por diversos aspectos da subjetividade humana, que compostos desta forma, seriam capazes de remover a vontade daquele que a escuta. Abaixo esta a fórmula da Equação Anti-Vida e pedimos por gentileza que não faça uso dela, pois os danos serão irreparáveis:

Solidão + Alienação + Medo + Desespero + Autoestima ÷ Zombaria ÷ Condenação ÷ Mal-Entendido × Culpa × Vergonha × Falha × Julgamento
n = y, onde ‘y’ = Esperança, ‘n’ = Loucura, Amor = Mentiras, Vida = Morte, Ser = Darkseid
.

Em Crise Final, Darkseid consegue ter o conhecimento sobre toda a fórmula da equação, atacando a Terra e procurando escravizar o planeta. Ele utiliza a tecnologia do Chapeleiro Louco para criar um capacete capaz de conjurar a equação, formando um exército chamado de Os Justificadores.

Indicações de Quadrinhos para conhecer Darkseid

Darkseid é um personagem que costuma ser citados em diversas histórias do universo DC. Confira algumas narrativas interessantes para se ler que envolve o vilão de Apokolips.

Os Novos Deuses – Jack Kirby (1971)

Uma história que conta sobre a guerra entre as civilizações de Nova Gênesis e Apokolips. Darkseid é o vilão desta batalha épica entre aqueles que sucederam os deuses antigos. A revista foi originalmente lançada em quatro volumes onde surgiram outros títulos como Povo da Eternidade e Senhor Milagre. No Brasil foi lançada pela Panini no selo Lendas do Universo DC com o título Quarto Mundo que além das histórias mencionadas contém páginas de Superman’s Pal Jimmy Olsen em que vemos o vilão pela primeira vez. -Clique e adquira a edição-

Superman: The Dark Side – John Francis Moore ( 1998 )

Um Elseworld lançado no final da década de 90 contando o que aconteceria se a nave de Kal – El ao invés de pousar na Terra chegasse em Apokolips. É uma história que trabalha com muitos elementos da história de Darkseid, inclusive a sua busca pela equação Anti-Vida.

Crise Final – Grant Morrison (2008)

Nesta história, Darkseid é o vilão principal. Nela vemos o senhor de Apokolips reencarnar em um hospedeiro humano e iniciando um ataque e dominação da Terra a partir da equação Anti- Vida. Na narrativa conhecemos os Justificadores, seres controlados por Darkseid em posse da equação.

Liga da Justiça: A Guerra de Darkseid – Geoff Johns ( 2015 )

A história sobre o confronto entre as duas grandes forças do universo, Darkseid e Anti-Monitor, em que um procura se livrar da Anti-Vida e outro procura conquista-la. Neste arco, conhecemos Grail, filha de Darkseid com Myrina, responsável por colocar o deus sombrio e o anti-deus em rota de colisão para realizar seus objetivos obscuros. -Clique aqui e adquira a edição-

Outras mídias

Darseid é um vilão de grande importância no universo DC, sendo que sua presença é evidente em grandes eventos dos quadrinhos. Em outras mídias ocorre a mesma situação evidenciando como o ditador de Apokolips é um adversário de grande valor. Aparecendo em diversos tipos de mídia além dos quadrinhos, Darkseid é com certeza em seus 50 anos de existência aquele a ser batido em questão de vilania no universo DC.

Mortal Kombat vs DC Universe (PS3)

Lançado em 2008 para o console PS3, o game é um dos últimos trabalhos lançados pela Midway Games que encerrou suas atividades em 2010. Ao lado de Shao Kahn, o soberano de Apokolips é um dos personagens do jogo, inclusive gerando uma fusão bizarra entre os vilões de ambos os lados chamado Dark Kahn. O crossover mesmo não sendo algo no patamar do auge da produtora, é um título a ser lembrado.

Smallville – Temporada 10

Na temporada final de Smallville o grande desafio de um jovem Clark Kent ainda caminhando para se tornar o que conheceríamos como Superman foi o déspota que tenta destruir a Terra. Darkseid apareceu com sua aparência original em poucas cenas em CGI, sendo grande parte da sua participação foi controlando outros personagens.

Liga da Justiça – Sem Limites ( Animação)

No episódio #39 de Liga da Justiça – Sem Limites, intitulado Destruidor. Darkseid chega a Terra para enfrentar a Liga da Justiça, sendo uma das lutas mais empolgantes da animação o confronto entre o soberano de Apokolips e o Superman.

Universo Compartilhado de Animações da DC ( 2013 – 2020)

No universo compartilhado de animações iniciado pela DC a partir de Flashpoint, Darkseid é o principal antagonista tendo destaque em Liga da Justiça – Guerra de 2014, participando de Reinado dos Supermen em 2019 e retornando em Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips, lançado em maio de 2020.

Liga da Justiça – Versão de Zack Snyder (2021)

Após grande repercussão da campanha #ReleaseTheSnyderCut, a Warner decidiu que irá lançar a versão do diretor do filme Liga da Justiça de 2017, em 2021 no serviço de streaming HBO Max.

Enquanto realizava a campanha para o lançamento do longa, Zack Snyder revelou uma diversidade de elementos que estariam na sua versão do longa que são completamente diferentes do que foi ao cinemas. Dentre elas, a presença do vilão Darkseid foi confirmada pelo cineasta, sendo interpretada pelo ator Ray Porter. O vilão seria um dos pontos altos do filme que conta com um elenco liderado por Henry Cavill, Gal Gadot e Ben Affleck.

Zack Snyder já divulgou uma imagem citando a presença de Uxas no filme e que foi compartilhada pelo ator Ray Porter, responsável por interpreta-lo. Agora resta aguardarmos a chegada do lançamento para podermos conhecer o visual do soberano de Apokolips na visão do diretor.

Darkseid é um vilão cuja as bases sólidas criadas por Jack Kirby o tornaram um dos inimigos mais temidos do universo DC, se não o mais temido em escala cósmica, agora em seu meio século de existência, podemos acreditar que a soberania do ditador do Quarto Mundo ainda será relevante por muito mais anos de existência.

Sobre Ricardo

Avatar

Fã de quadrinhos, séries, filmes e games. Apaixonado por DC de Grant Morrison a Alan Moore. Mais um privilegiado de estar na amada Terraverso.

Últimas notícias