Especial Esquadrão | Conheça Savant, o vilão interpretado por Michael Rooker!

    Durante o painel de “O Esquadrão Suicida“, no DC FanDome 2020, o diretor James Gunn revelou, por meio de um teaser, quais personagens estariam em seu filme.

    Dentre alguns nomes já conhecidos do grande público, tivemos a Arlequina de Margot Robbie e Amanda Waller de Viola Davis, porém, diversos novos rostos foram apresentados, como é o caso do Savant, interpretado pelo ator Michael Rooker.

    O personagem se chama Brian Durlin e apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em ‘Birds of Prey # 56’ em 2003, idealizado por Gail Simone e Ed Benes.

    Quem é Savant?

    Durlin é um herdeiro mimado de uma enorme fortuna e mudou-se para Gotham para seguir uma vida de vigilante, no estilo Bruce Wayne. Em um determinado momento, ele foi confrontado pelo próprio Homem Morcego, que afirmou ao até então herói que ele nunca teria sucesso devido à sua falta de cuidado com os outros, isso porque seu foco era bater em criminosos, ao invés de salvar inocentes.

    Embora pareça confuso, Savant indica que ele genuinamente deseja fazer o bem, mas não entende o modo como fazer isso. Ele se concentra em seu objetivo final, mas esquece o motivo que o leva a tal situação.  Por exemplo, ele se preocupa em punir um incendiário ao vez de tentar resgatar as vítimas do incêndio.

    Após o encontro com o Batman, ele deu um novo rumo em sua vida e se voltou para o crime.

    Inicialmente, utilizando suas habilidades de hacker e acompanhado de seu fiel guarda-costas, um ex-agente russo da KGB chamado Creote, ele chantageava algumas pessoas importantes. Suas operações baseavam-se em reunir informações sobre suas vítimas e acrescentá-las ao seu vasto banco de dados – o qual a Oráculo tomou posse com o passar do tempo. Suas chantagens geralmente eram em troca de dinheiro ou favores.

    Savant e Creote / DC Comics

    Habilidades

    Savant não possui super-poderes ou habilidades sobre-humanas, porém, tem um intelecto avançado, é um multilinguista, um excelente combatente corpo-a-corpo e frequentemente empunha um par de bastões de metal em combate. Ela ainda possui um perigoso desequilíbrio mental, que lhe dá uma memória não linear e crises de esquecimento, além de uma incapacidade de distinguir a passagem do tempo, que já era óbvia desde cedo. O personagem também não consegue colocar suas memórias em ordem.

    Savant e as Aves de Rapina

    Seu envolvimento com as Aves de Rapina se deu quando ele sequestrou a Canário Negro. Embora ele tenha sido derrotado, a Oráculo viu um grande potencial nele e em suas habilidades. A relação entre o personagem e as Aves foi complicada, entretanto, ele mantinha um interesse na Oráculo, principalmente por suas habilidades com informática.

    Desejando vingança contra o Batman, Savant armou uma armadilha para pegar a Oráculo. Ele capturou a Canário Negro e a torturou, ameaçando matá-la a menos que a Oráculo revelasse a identidade do Batman. Com a ajuda da Caçadora, elas conseguiram derrotar Savant e Creote.

    Enviado ao Asilo Arkham, ele foi libertado quando fez um acordo com um senador, que temendo que a Oráculo obtivesse informações sobre ele, pediu ao Savant para reunir um grupo de dez mulheres, em que uma delas provavelmente seria a Oráculo. Após isso, a Caçadora foi responsável por dar um fim aos planos de Savant e a própria Oráculo fez um acordo com o vilão.  No entanto, a Canário Negro não concordou com a idéia da Barbara Gordon e questionou sobre essa escolha.

    Sua história com as Aves de Rapina ainda inclui o fato dele ter sido sequestrado a mando da Calculadora, que queria aprender mais sobre a Oráculo. Foi devido à sua incapacidade de distinguir a passagem de tempo que Savant conseguiu suportar essa tortura, pois para ele tudo seria resolvido em questão de horas, ao invés de dias.

    Curiosidades sobre o personagem

    Durlin tem uma ligação muito forte com Creote, pois ele o ajuda a lidar com sua doença, até mesmo servindo como uma espécie de guia para suas memórias. Porém, ele parece ignorar a verdadeira natureza dos sentimentos que Creote nutre por ele.

    Foi sugerido que sua tendência para chantagear, em sua grande maioria homens poderosos, seria um modo de se vingar do seu pai por tê-lo deserdado.

    Foi devido aos seus problemas mentais  que ele abandonou as faculdades de Medicina e Direito, além de várias escolas de artes marciais.

    O personagem estará no filme ‘O Esquadrão Suicida’. Produção já está em cartaz nos cinemas.

    Lucas Nunes
    Lucas Nunes
    Sou publicitário formado pela UFSM, mestre e doutorando em comunicação pela UFSM também. Fora isso, apenas alguém apaixonado pelo mundo nerd.

    Deixe seu comentário

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Você pode gostar

    Siga-nos

    24,169FãsCurtir
    15,600SeguidoresSeguir
    19,534SeguidoresSeguir

    Últimas Postagens