A indústria dos quadrinhos nos EUA está em turbulência no momento, mas a DC Comics respondeu com um novo plano para ajudar as lojas de quadrinhos locais e os problemas de distribuição e retorno. Desde que a Diamond encerrou a sua plataforma de distribuição, impedindo efetivamente os varejistas de receber novos produtos enquanto as empresas tentam evitar a disseminação do COVID-19, os produtores de revistas em quadrinhos buscam novos métodos para ajudar a manter os negócios locais de revistas em quadrinhos na esperança de sustentar o setor que compõe grande parte de suas vendas. E agora, a DC parece estar formulando um plano para compensar a perda.
Conforme o Comicbook, a editora divulgou uma nova declaração aos varejistas dos EUA que indica que estão analisando outros métodos de distribuição, que, a longo prazo, podem amenizar a falta de distribuição da Diamond no setor e abrir mais possibilidades para outras vias de vendas e remessas.
Segue abaixo a declaração da DC Comics na íntegra:
“Primeiramente, toda a equipe aqui na DC espera que você, sua família e seus funcionários permaneçam seguros e saudáveis durante esse período muito difícil e precário. Sabemos que você estava esperando a DC comentar sobre o estado das coisas e para resolver quaisquer medidas que tomarmos para ajudar nossa comunidade a aliviar o fardo da interrupção em nossos negócios, e estamos trabalhando duro em um plano de longo prazo e focado em soluções. Veja como ajudaremos:
Periódicos e livros com datas na loja entre 18 de março de 2020 e 24 de junho de 2020 serão totalmente retornáveis. Forneceremos crédito apenas para o frete de retorno separado desses itens.
Além disso, como prevemos que a interrupção contínua das operações de negócios criará uma volatilidade regional, a DC está explorando um modelo de múltiplos distribuidores para nos fornecer a flexibilidade necessária durante a crise, para assim obter novos conteúdos para nossos leitores de forma continuada. A curto prazo e a longo prazo, continuamos a conversar ativamente com a Diamond para nos ajudar a resolver os problemas de distribuição que surgiram e esperamos obter novos produtos para as lojas que desejam ou precisam o mais rápido possível. Forneceremos informações adicionais sobre como faça isso acontecer nos próximos dias.
Agradecemos sua paciência conosco. A DC continuará monitorando a situação, e seguirá conversando com você diretamente, além de apoiá-lo pelos próximos dias. Você é a força vital desse setor”.
Aguardamos então novos capítulos que possam beneficiar não apenas os varejistas e a editora, mas também todos os seus leitores.