Fale meu nome para meus poderes fluírem através de você.

SHAZAM!

E assim Billy Batson recebeu a sabedoria de Salomão, a força de Hércules, o vigor de Atlas, o poder de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio. Se transformando no maior e melhor herói de todos!

Lembrando que o H é de Hércules e não de humilde.

Vamos falar um pouco sobre quem foram as “personalidades” e os poderes e habilidades que compões cada letra do nome Shazam.


Sabedoria de Salomão

Salomão foi rei de Israel entre 966 a 926 a. C., reconhecido pela sua sabedoria mesmo com uma vida de escolhas pessoais peculiares. A sabedoria de Salomão foi consagrada popularmente pela historia em que duas mulheres comparecem a presença do rei (que na tradição também atua como um juiz) com um único bebê, e ambas revindicando a maternidade.  As duas mulheres moravam juntas e tiveram filhos no mesmo período, durante a noite uma delas rolou sobre seu filho que morreu sufocado, ao notar o bebê morto trocou as crianças enquanto a outra mãe ainda dormia. Não tendo como provar a troca das crianças ambas levaram o caso ao rei. Salomão ordenou que o bebê fosse partido em dois e cada mãe ficaria com um pedaço. A mulher que havia trocado as crianças concordou de imediato, enquanto a mãe verdadeira abriu mão da criança para que continuasse viva. Assim Salomão de pronto entregou a criança para mãe de direito, que colocou o bem estar da criança acima do seu direito de mãe.  A história se espalhou por vários países/reinos levando a fama de Salomão como um rei sábio.

Para Billy a sabedoria proveniente de Salomão dá a ele habilidades intelectuais, como estratégia, memória e linguística, sendo capaz até mesmo de ler hieróglifos.  


Força de Hércules

Hércules é um semideus, filho de Zeus com um mortal, sua superforça foi resultado de ter bebido ainda bebê do leite de Hera. Hera não gostava de Hércules, e por vezes tentou mata-lo. Já adulto, Hera usou seus poderes para enlouquecer o herói que veio a matar sua esposa e filhos. Recuperando a Razão ele buscou orientação no Oráculo de Delfos, que o mandou servir ao rei Eristeu. Eristeu deu a Hércules 12 trabalhos que exigiriam muito de suas habilidades, a conclusão desses trabalhos resultaria na sua redenção e elevação ao status de deus. Mais detalhes você pode conferir nessa matéria da Super. Entre as tarefas estavam derrotar monstros, gigantes e até mesmo a Rainha Hipolita, inclusive em uma de suas tarefas precisou carregar o mundo nas costas no lugar de Atlas, que é outro personagem que compões as habilidades de Shazam.

Vimos algumas cenas no trailer em que Shazam que está descobrindo sua super-força, nas HQs o personagem é capaz de levantar objetos enormes, porém, ele controla sua força para aplicar apenas o que é necessário para ocasião

Vigor de Atlas

Atlas era um titã da mitologia grega, os titãs eram a força da desordem e do caos que queriam atacar o Olimpo. Na batalha conta o Olimpo, Zeus e os deuses saíram vitoriosos, mandando os titãs para o tártaro e Atlas foi condenado a segurar o firmamento.

As características do Titã Atlas dá a Shazam super-resistência, além de não envelhecer ele não precisa comer, dormir ou talvez fazer xixi, quando está nessa forma.

Poder de Zeus

Zeus é o deus dos trovões e senhor do Olimpo, ele com seus irmãos derrotaram seu pai Cronos que tinha o péssimo hábito de devorar seus filhos. Zeus tinha a capacidade de criar raios, trovões  e chuvas. Foi pai de muitos deuses, entre eles Atena e Ares e usava seu poder de mudar de forma para se relacionar com mortais.

Além de se transformar quando é atingido pelo raio ao pronunciar seu nome, Shazam controla descargas elétricas e possui poderes de origem mágica.

Coragem de Aquiles

Aquiles foi um herói grego de muitas conquistas, reconhecido pela coragem e beleza. Ainda bebe foi mergulhado pela mãe nas águas do rio Estigue que dava sete voltas no inferno, ser mergulhado o tornou invulnerável, exceto pelo calcanhar, que foi por onde sua mãe o segurou e ficou de fora.  Vencedor de muitas batalhas Aquiles viu seu fim ao ser atingido por uma flecha envenenada no calcanhar durante a Gerra de Tróia.

A coragem de Aquiles torna Shazam um herói confiante e protetor e talvez possamos creditar sua invulnerabilidade a Aquiles também.

Velocidade de Mercúrio

Na mitologia grega Mercúrio corresponde a Hermes, deus dos viajantes, ladrões e do comércio e mensageiro dos deuses.  Articulado, observava e sancionava alianças e declarações de guerras.

É creditado a Mercúrio a velocidade de Shazam e a capacidade de voar. Mesmo sendo considerado super-rápido a DC divulgou um infográfico que o coloca em 9º lugar entre os 10 heróis mais rápidos da DC Comics.

Shazam!

Estão animados? Shazam chega aos cinemas dia 5 de abril. Confira essa e outras matérias especiais sobre o personagem aqui na Terraverso.

Sobre Rebeca

Rebeca Vilas Boas

Uma deusa, uma louca, uma feiticeira.

Últimas notícias