Batman 89 | Jack Nicholson e Tim Burton discordaram inicialmente sobre o cabelo do Coringa

O Coringa de Jack Nicholson do filme ‘Batman’ de Tim Burton em 1989 é icônico, não apenas na atuação do vilão mais famoso do Batman, mas também na aparência do personagem. O Coringa de Nicholson é aquele que parece que saiu das páginas dos quadrinhos graças aos seus ternos, seu sorriso sinistro e exagerado e até o tom de verde em seu cabelo. Mas quando se trata desse cabelo verde, é um aspecto do personagem que Nicholson não concordava com Burton. Em uma featurette de bastidores (via The Hollywood Reporter), é revelado que Nicholson entrou em conflito com Burton, que queria que o cabelo do Coringa fosse mais brilhante.

No vídeo, Nicholson explica que tiveram grandes discussões para definir o estilo do Coringa, especialmente quando se tratava de cabelo e maquiagem. Enquanto Burton queria que o cabelo do personagem fosse um verde brilhante, Nicholson não concordou e olhou para como o personagem surgiu nos quadrinhos, para apoiar sua defesa de que um verde brilhante não era necessário.

“Você sabe que quando você olha para os desenhos, seu cabelo não é verde brilhante”, disse Nicholson. “Você vê isso quase como um efeito relâmpago.”

Quando Burton pressionou o ator por um verde mais brilhante, Nicholson deixou claro seu desacordo, e até disse ao diretor que realmente não “queria algo tão próximo a um palhaço de circo”. A opinião de Nicholson foi finalmente considerada e ele também disse que durante um teste de uma peruca verde brilhante, Burton passou a entender seu ponto.

“Quando começamos a testar, Tim (Burton) viu a peruca que ele achou que seria boa e admitiu que estava errado. Quase que imediatamente, pediu que outra fosse feita.” disse Nicholson.

O Coringa de Nicholson acabou tendo um cabelo com um verde não tão vivo, com a maior parte do visual do vilão se unindo em torno de um sorriso exagerado, criando uma aparência que é, sem dúvida, uma das adaptações mais fiéis aos quadrinhos até hoje. Na parte da maquiagem, o ator revelou que eles queriam alongar seu rosto como Coringa, mas não poderia ser feito sem Spirit Gum ( uma cola adesiva usada em maquiagens no cinema)- algo que Nicholson é alérgico

“Uma das ironias da minha vida é que sou alérgico a Spirit Gum, você sabe, um item básico de maquiagem para um filme.”, disse Nicholson.

“Batman” estreou em 1989 e arrecadou US$ 411,6 milhões nas bilheterias do mundo todo.

Willyan Bertotto

Willyan Bertotto

Publicitário e pós-graduando em Gestão Empresarial. Diretor de Arte, Designer e Batmaníaco. Fã incondicional da DC Comics e pesquisador assíduo desse universo e todas as suas possibilidades de transformação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *