Book of Magic, série de quadrinhos de Neil Gaiman foi publicada entre 1990 e 1991 e voltará em uma história que irá compor o Sandman Universe, um conjunto de obras desenvolvidas por uma equipe de escritores com a supervisão de Gaiman.
Kat Howard escreverá a nova história, que seguirá a linha da minissérie produzida nos anos 90, explorando a educação mágica de Timothy Hunter que está alternando entre os sonhos de se tornar o maior mago do mundo e pesadelos de se tornar o seu pior vilão. Gaiman está ansioso para o retorno da série que está para completar 30 anos, e ele pretende explorar maiores possibilidades para o personagem ao lado de Howard, escritora de fantasia e ficção cientifica nomeada para o World Fantasy Award.
“Books of Magic foi uma ideia que eu criei e fiz há 30 anos e amei e me diverti muito. Foi pré Harry Potter, e a ideia de um menino de 12 anos de idade, com óculos e com uma coruja aprendendo magia, era o tipo de coisa estranha e nova que tentávamos descobrir quando avançava. Eu adoro a ideia de começar isso novamente agora, porque agora você está em um universo no qual todo mundo e seu irmão sabem como esse tipo de história deveria acontecer. Agora, vamos voltar e olhar para as formas em que pode ir, tanto mais claro quanto mais escuro, do que o original. Com esse, estamos levando essa abordagem de quadrinhos que me lembra um pouco do que fez a DC quando surgiram o conceito de Terra Um. Eles levaram o Flash, e você criou o Flash de Barry Allen e deixou o Jay Garrick Flash ser o Flash da Terra Dois. É um novo Tim Hunter por uma nova época, e o antigo Tim Hunter pode muito bem ter existido.”
A legião de fãs de Harry Potter criou um novo cenário para o lançamento dessa “nova história” de Gaiman. A saga Harry Potter e Books of Magic são bem parecidas em alguns pontos, um garoto bruxo que vai pra uma escola de magia, tem uma coruja de estimação… E por ai vai, até mesmo a aparência dos personagens são similares.
Books of Magic foi lançada sete anos antes da primeira edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal. Isso quer dizer que J.K Rowling plagiou Neil Gaiman? Não! Mesmo que alguns tabloides na época tenham dito o contrário, Gaiman nunca acusou Rowling de plágio, e ainda sugeriu a possibilidade de terem se inspirados nas mesmas obras como os livros de T. H. White, conhecido por recontar a história do Rei Artur.
Uma coisa é certa, para quem é fã dos universos mágicos criados tanto por Rowling quanto por Gaiman, essa nova história será muito atrativa.