Big Belly Burger | Um delicioso easter egg no universo DC!

    A lanchonete Big Belly Burger, de propriedade da LexCorp. e originalmente fundada em Coast City, foi introduzida pela primeira vez no ano de 1988 em Adventures of Superman Vol. 1 #441, sendo uma das maiores marcas de fast food dos Estados Unidos. Seus criadores, o escritor John Byrne e o artista Jerry Ordway, se inspiraram em uma rede de restaurantes real chamada Bob’s Big Boy, fundada em 1936 na Califórnia e que chegou a estar presente em mais de 240 locais nos Estados Unidos em 1989. De acordo com os criadores, o mascote do restaurante foi inspirado no editor de quadrinhos Andy Helfer, porém ele é semelhante ao mascote do Bob’s Big Boy.

    Estátua do Big Belly Burger à esquerda e do Bob’s Big Boy à direita.

    A primeira aparição da lanchonete não foi nada discreta: uma luta entre Superman e a estátua gigante do Big Belly Burger, que ganhou vida graças aos poderes do Mr. Mxyzptlk. O ser da quinta dimensão estava perturbando a cidade de Hollywood e precisou usar a estátua da lanchonete para manter o Superman ocupado. Felizmente, o herói conseguiu destruir o mascote carismático que arremessava hambúrgueres mágicos gigantes nele. Desde então, o Big Belly Burger aparece nos quadrinhos seja como local aonde os personagens vão para comer ou como cenário de fundo.

    Superman lutando contra a estátua do Big Belly Burger.

    Curiosamente, Superman e os personagens de Metropolis são os maiores frequentadores da rede de fast food. Em Adventures of Superman #564, Jimmy Olsen pede um Belly Buster com shake de kiwi e encontra Allie uma ex-funcionária do Planeta Diário trabalhando como atendente da lanchonete. Jimmy encontra Perry White, que ganhou um boneco Big Belly Buddy de cortesia de Allie, e em seguida Clark e Lois aparecem e se juntam aos dois. Em Superman Vol. 3 #46, Jimmy está na cidade de Oakland e se lembra que a primeira vez que ele comeu um hambúrguer foi na primeira vez em que saiu com Clark, logo quando entrou no Planeta Diário. Aquele dia também ficou marcado como a primeira vez em que ele conseguiu fotografar o Superman em ação, destruindo um robô em frente ao Big Belly Burger.

    Jimmy Olsen e Perry White no Big Belly Burger.

    Mas o Big Belly Burger vai além das histórias em Metropolis. O Gladiador Dourado já apareceu na televisão em um comercial do restaurante no título 52 #4 e na edição #18, o adesivo do Big Belly Burger era um entra várias marcas, incluindo a Vertigo, que estavam colados no caixa do Gladiador. Em Suicide Squad Vol. 4 #30, o Arraia Negra ataca um funcionário e clientes do Big Belly Burger e acaba voltando para Belle Reve. E o estabelecimento continua aparecendo em outras histórias, como em Injustice: Gods Among Us: Year Five #17, nas páginas de Black Canary Vol. 3 #1 onde podemos ver que o restaurante tem uma área recreativa infantil. Em The Power of Shazam! #16 acontece uma tentativa de assalto no Big Belly Burger. Em Final Crisis #3, a logo do Big Belly Burger foi repaginada, consistindo em dois círculos que formam uma pessoa acima do peso com a mão na barriga. Esse novo logo também aparece em cenários do jogo DC Universe Online em Metropolis e Gotham.

    Big Belly Burger em Metropolis no jogo DC Universe Online.

    Algumas frases e bordões são utilizados para criar mais conteúdo para o restaurante fictício. O nome “Big Belly” (em tradução literal: Barriga Grande) é usado para substituir palavras com sonoridade parecidas e mudar o sentido da frase para atrair a atenção do cliente. Um exemplo é a frase Big Choices, Big Value, Big Belly! dando a entender que o Big Belly é uma grande escolha e de grande valor. Já a frase “It’s Belly Belly good” brinca com a original “It’s very very good” (tradução: É muito, muito bom). Vale mencionar que a os funcionários também utilizam frases personalizadas para o atendimento, dizendo “Have a ‘Belly good day” (em tradução livre “Tenha um dia muito bom.”) brincando novamente com a palavra very (tradução: muito).

    As opções de lanches também são detalhadas quando algum personagem aparece pedindo algo do cardápio. O Belly Buster parece ser o hambúrguer mais famoso, mas também existem outras opções como o Big Beak Chicken e Jolly Meals (Formerly Known as the Justice League #1) e cachorro-quente servido em um drive-thru (Nightwing Vol. 2 #104). Em março, a Big Belly Burger tem um cardápio especial para o Dia de São Patrício, com uma bebida verde chamada Lucky Leprechaun Shake. Aparentemente eles servem legumes fritos, como abobrinha.

    Cardápio ilustrativo com as refeições do Big Belly Burger.

    No Arrowverso o Big Belly Burger chamou a atenção por aparecer frequentemente como opção de refeição dos heróis das séries. O canal The CW não perdeu tempo e criou um marketing para as séries utilizando o restaurante fictício como propaganda para as novas temporadas de Arrow, The Flash e Supergirl, recém-chegada ao canal.

    No terceiro episódio da primeira temporada de Arrow, o personagem John Diggle leva Oliver Queen e Tommy Merlyn ao restaurante. Já no episódio 2×01, Roy Harper tenta ajudar uma funcionária do Big Belly que estava sendo assediada na rua quando acaba precisando de ajuda e uma nova vigilante aparece para ajudá-lo, mais tarde se revelando ser a Canário de Sarah Lance. Ao final da terceira temporada, Felicity comenta que não comerá mais no Big Belly, pois está ficando com uma “big belly” (tradução: engordando).

    Felicity de Arrow no Big Belly Burger.

    Em The Flash, o restaurante aparece no primeiro episódio do seriado e se torna um local bastante mencionado pelos personagens. Em um 1×10, Barry come uma pilha de hambúrguer do Big Belly, pois o herói precisa consumir muitas calorias durante o dia para compensar seu metabolismo super acelerado. Até mesmo o vilão Flash Reverso é fã dos hambúrgueres da rede de fast food e aparece comendo um no final da temporada. E o hambúrguer está presente na Terra Dois, confirmado por Jay Garrick na segunda temporada do seriado.

    No episódio 4×02 de Supergirl, Kara leva hambúrgueres do Big Belly para Lena Luthor. Porém, Legends of Tomorrow foi além e dedicou a trama do episódio 6×02 ao restaurante. Ao viajarem para a cidade de San Bernadino em 1955, as lendas investigam uma nova ameaça alienígena presa no passado. Digamos que o molho no hambúrguer do restaurante Big Bang Burger era muito especial, algo viciante, e tornava os humanos em selvagens. Felizmente os heróis restauraram a linha do tempo e o Big Bang Burger reabre com uma nova proprietária e com o nome Big Belly Burger.

    Placa do Big Belly Burger em Legends of Tomorrow.

    Na época em que o episódio 1×03 da série Raio Negro foi ao ar, a aparição de uma propaganda da rede de fast food em um ponto de ônibus dava indícios de um possível crossover entre a série e o Arrowverso. Confirmando que o Big Belly Burger vai além Multiverso DC do Arrowverso, a série Powerless (2017) mostra rapidamente uma propaganda do Big Belly Burger em um outdoor na cidade de Charm City, durante o ataque do vilão Jack O’Lantern no episódio 1×01.

    Propaganda do Big Belly Burger na série Powerless.

    Um pouco antes da transmissão do evento DC FanDome em agosto de 2020, um comercial de 30 segundos foi transmitido online com o hambúrguer, batata, milkshake e ketchup do Big Belly Burger cantando uma música para avisar que o evento começaria em breve.

    Big Belly Burger no DC FanDome.

    Não resta dúvidas de que o Big Belly Burger está presente em todos os cantos da DC Comics, se tornando um grande easter egg dos quadrinhos e fora deles também: Algumas lanchonetes no Brasil possuem o nome da rede de fast food mais famosa da DC.  Seja homenagem ou não, é mais uma prova de que ela está em todos os lugares!

    Tenha um “Belly good day!”

    Rayanne Matos
    Rayanne Matoshttps://terraverso.com.br
    Capixaba. 1993. Bióloga. Sarcasmo. Socialmente distante. Hera Venenosa. Torre de Babel. Me envie fanfic. Time is money, money is power, power is pizza and pizza is knowledge. Let’s go!

    Deixe seu comentário

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Você pode gostar

    Siga-nos

    24,169FãsCurtir
    15,600SeguidoresSeguir
    19,534SeguidoresSeguir

    Últimas Postagens