A Casa-grande do Gavião Negro

    Casa-grande era o nome designado às grandes construções dos donos de terra no Brasil colonial. O que caracterizava bem o período era o fato de tais casas terem senzalas como parte importante da estrutura, mas o que isso tem a ver com o Gavião Negro?

    As senzalas eram a “moradia” dos escravos negros. O lugar era precário com nenhuma espécie de conforto, onde muitos escravos se amontoavam enquanto não estavam trabalhando, indo a missa (de forma involuntária) ou sendo espancados.

    Hoje a Casa-grande ainda existe em forma de preconceito. “Como que um cara negro negro [tem uma mansão]… Tipo, ele é o professor Xavier. Tem um quinjet. Não faz sentido, não encaixa na história.” Essas foram as falas do Youtuber Ricardo Rente enquanto estava comentando sobre o filme Adão Negro.

    O racismo não é velado. Como a maioria dos racistas nesse país, se sente à vontade para expressar o que muitos infelizmente chamam de opinião sem ter medo de punição. O que foi dito é um pensamento ainda tão presente em nossa sociedade.

    Gavião Negro Adão Negro.
    Gavião Negro Adão Negro.

    “Um cara negro” não pode ter uma mansão e tampouco ser rico. Não lhe é permitido. “Não faz sentido, não encaixa na história.” Algo entre esses absurdos proferidos pelo racista está certo. “Não encaixa na história” que um homem negro possa ser retratado como um homem rico e bem sucedido porquê as mídias construíram um ideário onde tais figuras sempre são brancas.

    Quem é o personagem mais rico dos quadrinhos? Dois nomes principais podem lhe vir à mente. Bruce Wayne e Tony Stark. O que ambos têm em comum? Homens brancos. Suas riquezas não são questionadas e como o exemplo do Professor Xavier citado pelo racista, é um ponto comum aceitar que pessoas brancas podem naturalmente ser retratadas como ricas, bem sucedidas.

    Porque negros não podem ser retratados da mesma forma? Primeiro, tudo começa com a escassez de personagens negros nas telas. Quantos heróis negros foram ao cinema até hoje? Pouquíssimo comparado com brancos. Quando personagens negros são a exceção e não algo naturalizado, cria se uma ideia abrupta de inferioridade.

    Segundo, o local permitido para negros na sociedade. Graças a escravidão, negros são condicionados a servir e os mesmos são desnaturalizados com uma série de preconceitos estúpidos. Negros não tem alma, são mais aptos fisicamente portanto, excelentes para o desempenho de atividades físicas, são só alguns dos argumentos usados para discriminar e promover a ideia de inferioridade.

    Terceiro, a desigualdade social promovida pela escravidão ainda impera. O reflexo numa sociedade desigual é o percentual elevado de negros com cargos e salários mais baixos ou presentes na linha de pobreza. Os racistas não enxergam tais desigualdades e ainda culpam a vítima retratando como preguiçosos ou coisas do tipo.

    Quarto, fogo nos racistas.

    Não sou otimista ao ponto de achar que o racismo deixará de existir, mas acredito prontamente na necessidade de mais e mais figuras diversas em posição de poder como deve ser naturalmente. Filmes, quadrinhos, séries, retratam a sociedade, entretanto essa “sociedade” é refletida pela ótica do autor. Por isso, necessitamos cada vez mais de personagens retratados sem a visão objeta do racismo que condicionam minorias em caixas.

    Os racistas estão por aí como baratas. Infelizmente não morrem tão fácil, mas o Gavião Negro chegou para tomar conta da Casa-grande

    Lucas Pimentel
    Lucas Pimentel
    Você acredita em milagres? Também não, mas vivo na esperança de um universo de filmes maravilhosos da DC. Enquanto não acontece, sonho e escrevo.

    Deixe seu comentário

    Você pode gostar

    Siga-nos

    24,169FãsCurtir
    15,600SeguidoresSeguir
    18,192SeguidoresSeguir

    Últimas Postagens