O figurinista, Michael Wilkinson, que trabalhou em Liga da Justiça, apontou em entrevista ao Digital Spy alguns motivos que levaram o corte do uniforme preto do Superman na versão final do filme. Segundo Wilkinson, a ideia de usar o traje era fascinante e, até certo ponto, lógica seguindo os quadrinhos, além de Zack Snyder ser muito respeitoso a história do herói.
“O traje preto é algo que nos fascinou como cineastas desde o início. Vimos um vislumbre disso na seqüência do pesadelo de Homen de Aço quando Superman estava passando por crânios, e também na cena deletada da Liga da Justiça, onde você vê Clark andando pela nave espacial e ele está no fundo. Quando estávamos preparando a Liga da Justiça, a princípio parecia que poderia ser uma escolha lógica para o visual do Super-Homem quando ele ressuscitou. Zack é extremamente respeitoso e apaixonado pelo Superman nos quadrinhos e Graphic Novels, e tradicionalmente quando ele é ressuscitado está com o traje preto”.
Porém, o figurinista afirma que na etapa de pré-produção um tom de esperança e otimismo era necessário, por isso a escolha do uniforme clássico.
“Mas como o tom do filme se desenvolveu e nós estávamos em pré-produção, os cineastas sentiram que o clássico traje vermelho e azul parecia mais apropriado para a nossa história e nosso roteiro. Parecia que uma imagem mais positiva e otimista do Superman era o necessário – a ideia de esperança e de que o mundo poderia de fato ser salvo era importante, então essa foi a direção que seguimos “.
Mais do que uma ideia, ele estava lá, uma cena deletada de Liga da Justiça, ainda gravada por Zack Snyder, revelou a presença do traje. Confira aqui.
O Blu-ray de Liga da Justiça, já disponível para compra, contém um extra que apresenta o processo de confecção dos uniformes dos heróis.