Aquaman | Conheça a origem do vilão Arraia Negra

O Arraia Negra é com certeza um dos mais icônicos vilões do Universo DC. Mas será que você conhece tudo sobre ele?

Com o filme do Aquaman em exibição nos cinemas, o público tem conhecido o personagem como um impiedoso pirata e mercenário submarino, porém há muita coisa sobre o Arraia Negra que vale a pena conhecer.

O Arraia Negra foi criado em 1967 pelo escritor Bob Haney e pelo artista Nick Cardy, fazendo sua primeira aparição em Aquaman #35. Por décadas, o personagem ficou sem nenhuma história de origem. Misterioso, sempre agia por motivos escusos com o único propósito de eliminar o Aquaman. Em quase uma década após sua primeira aparição, o próprio vilão tirou seu icônico capacete revelando ser um afro-americano. Mesmo assim, ninguém sabia mais nada sobre ele além do fato de ser o nêmeses do Rei dos Mares capaz de infligir ao Aquaman a sua pior dor: o assassinato do filho do herói, Arthur Curry Jr.

Em 1992, o status do Arraia Negra começou a se modificar. Em Aquaman #6, o personagem ganhou sua primeira história de origem, que aliás acabou sendo um dos elementos mais sombrios do vilão. Nesta origem, ainda não sabemos o nome do Arraia Negra, mas foi mostrado que ele nasceu em Maryland, perto da Baía de Chesapeake. Em um dia, navegando pelo oceano, ele foi sequestrado por piratas que o escravizaram passando a servir no navio.

Forçado a se submeter a formas horríveis de abuso por seus captores, ele pôde ter um vislumbre do Aquaman nadando ao lado de golfinhos. Chegou a fazer sinais ao super-herói, porém foi ignorado. Arraia Negra acabou se salvando matando os piratas, porém, mesmo tendo sucesso em sua fuga, ele não deixou de nutrir um sentimento de ódio contra o Aquaman, pois acreditava que o herói o havia deixado para morrer. Nascia o vilão.

Essa foi a primeira história de origem do personagem. A primeira, pois sabemos que no universo dos quadrinhos, muitos personagens acabam tendo várias versões de suas origens.

Para você ter noção disso, anos depois da sua primeira origem, o Arraia Negra ganhou outra, onde ele surgia como uma criança autista que cresceu em Gotham e foi levado ao Asilo Arkham. No instituto psiquiátrico, foi submetido a tratamentos experimentais destinado a curá-lo, porém o resultado foi outro, transformando-o em um ser extremamente violento, abrindo caminho para o Arraia Negra.

A versão mais recente do Arraia Negra é sua história de origem d’Os Novos 52 que é a mais próxima do filme do Aquaman. Nessa origem, o Arraia Negra era um mercenário encarregado por um cientista a obter uma amostra de sangue do Rei dos Mares para determinar se de fato ele era um atlante.

Durante a tentativa de coletar a amostra de sangue, Thomas Curry, pai adotivo de Arthur Curry, o Aquaman, tentou proteger o filho e acabou morrendo vítima de um ataque cardíaco. O super-herói buscou vingança e, mais tarde, atacou um barco onde suspeitava estar o Arraia Negra e, acidentalmente, acabou matando o pai do vilão. O resultado não podia ser diferente: dois pais mortos e dois grandes inimigos surgiram.

Deixando de lado suas numerosas histórias de origem, um dos elementos mais legais do personagem é o seu traje. Absolutamente assustador e muito bem trabalhado. Ele parece um extraterrestre robótico e seus enormes olhos vermelhos o deixam mais intimidador. Porém, ele não é só esteticamente chamativo, mas seu uniforme é funcional também lhe dando capacidade para respirar debaixo d’água e sobreviver a temperatura e a pressão extremas dos oceanos.

Mas isso seria suficiente para tornar David Hyde um icônico vilão? (Sim, esse é o nome do Arraia Negra revelado em “O Dia Mais Claro”, 40 anos após sua estreia). Seu traje possui um jatpack, um embaralhador telepático e, claro, um capacete que dispara poderosos tiros de energia pelos olhos. Possui outras armas como um tridente, um lançador de arpão e facas longas (como as do filme). Além disso possui grande força, habilidades avançadas de artes marciais e um elevado nível intelecto.

É importante destacar que o Arraia Negra fez parcerias com muitos vilões ao longo do tempo e tem estado entre os membros dos grandes grupos de vilões do universo DC como a Liga da Injustiça, o Esquadrão Suicida, a Sociedade Secreta dos Super-Vilões e a Legião do Mal. O Arraia Negra é um dos maiores vilões dos quadrinhos, porém nunca havia sido visto nas telas do cinema não tem, dessa forma, a popularidade do Coringa e do Lex Luthor. Mas agora você já pode compartilhar com seus amigos todo o conhecimento que acabou de possuir.

Texto traduzido e adaptado do original Aquaman: Black Manta’s Strange and Violent History, de Lissete Gonzalez.

Professor DCnauta

Protegido pela identidade secreta de Luiz Alexandre de Andrade, o Professor DCnauta é historiador e também professor de história. Inspirado pelo Superman, buscando o preparo do Batman e espelhado na determinação da Mulher-Maravilha, o Professor DCnauta se junta ao time do Terraverso na busca de um mundo melhor (e sem rumores).