Recentemente a DC Comics tem utilizado grandes clássicos animados do grupo Hanna-Barbera para compor seus títulos em quadrinhos. Essa série foi intitulada Hanna-Barbera Beyond, aqui no Brasil conhecida como Universo Hanna-Barbera. Além de Scooby-Apocalipse, a editora americana também vem publicando séries como Future Quest, Os Flintstones, Wacky Raceland (Corrida Maluca) e recentemente Snagglepuss (Leão da Montanha) sendo as duas últimas ainda inéditas no Brasil.
Neste primeiro volume temos uma reformulação totalmente moderna da equipe mais querida dos desenhos animados: Scooby-doo. Nesta reformulação os personagens são os mesmos, mas suas histórias e estilos sofreram grandes alterações.
Fred e Daphne comandam um programa fracassado de TV sobre mistérios e juntos vão atrás de uma pessoa que irá passar informações vitais sobre a sobrevivência do planeta. Enquanto isso Salsicha (ou Rogers, como é inicialmente chamado) rouba um estranho dispositivo do complexo científico onde trabalha como treinador de cães para colocar em seu cachorro falante Scooby-doo.
Ao longo da edição é explicado o motivo pelo qual Scooby é capaz de falar e raciocinar. Ele é fruto de uma experiência de tecnologia aprimorada para a criação de cães inteligentes, no entanto, Scooby-Doo é um experimento fracassado, sendo uma das primeiras tentativas e não possuindo total inteligência e instinto assassino necessários para o governo.
Todas essas experiências são monitoradas pela Dra. Velma Dinkley, que possui todas as informações encontradas no complexo científico e sendo a informante de Daphne e Fred. Os caminhos dos 5 integrantes acabam se cruzando e eles se juntam para impedir que uma grande praga transforme toda a humanidade em monstros.
A reformulação é uma grande proposta da editora Panini e promete, assim como os demais títulos do Universo Hanna-Barbera, chamar novos leitores. A edição da Panini segue o padrão das edições em formado americano, com capa cartão, lombada quadrada e papel LWC. A série de Scooby-Apocalipse ainda está em publicação nos EUA.
Sobre os autores e ilustradores
Keith Giffen, nascido em 30 de novembro de 1952, no distrito de Queens, Nova York, é um escritor e desenhista de histórias em quadrinhos estadunidense, conhecido pela sua longa carreira de desenhista, iniciada nos anos 1970 e por seu trabalho de ilustrador e co-roteirista da série futurista Legião dos Super-Heróis, nos anos 1980 e 1990. De suas criações, as que mais se destacam são o mercenário espacial Lobo, em parceria com Roger Slifer, e o irreverente aspirante a herói, Besouro Bisonho.
J.M. DeMatteis, nascido em 15 de dezembro de 1953, geralmente citado como JM DeMatteis , é um escritor americano de histórias em quadrinhos , televisão e romances. É conhecido pelos trabalhos prestados para a editora americana DC Comics.
Mas e aí? Já leram Scooby-Apolipse Vol.1? Deixem suas opiniões sobre o volume nos comentários e até a próxima resenha!