Em 2018, a DC anunciou uma HQ sobre Jesus Cristo, mas cancelou o projeto após pressão de religiosos.
A história, intitulada Second Coming, apresentava Jesus Cristo se unindo a um herói semelhante ao Superman. O projeto gerou controvérsia entre ativistas cristãos, levando ao cancelamento das HQs antes do lançamento previsto para março de 2019.
A decisão foi comunicada por e-mail aos compradores das primeiras edições. Uma petição contra a série acumulou mais de 235 mil assinaturas, acusando a DC de ser “ultrajante e blasfema”.
A história aborda que Jesus tem um colega de quarto super-herói chamado Sunstar e descobre o modo como seu Evangelho foi recebido na Terra.
Segundo o autor Mark Russell, a intenção era contar uma história sobre o poder, em particular sobre como a sociedade “fetichizou a violência física e a força como solução para todos os problemas”. Numa recente entrevista por telefone, ele disse que seu objetivo era “colocar um super-herói que comprou essa ideologia diante de alguém com uma abordagem completamente diferente. Cristo parecia o porta-estandarte natural dessa abordagem não-violenta ”
Após o cancelamento, a série de quadrinhos ganhou uma segunda chance com a AHOY Comics nos EUA e conforme Russell:
“Não é uma sátira de Cristo, mas de como seus seguidores nos últimos dois mil anos transformaram sua mensagem de perdão e empatia em poder e dominação, algo tão anti-cristão quanto se pode imaginar”