San Diego Comic-Con, certamente você ouviu falar dela nos últimos dias, o tão aguardado evento contou com diversos painéis, mobilizou editoras, estúdios, fãs, portais especializados…
Sempre que faço algum texto de cunho pessoal aqui no Terraverso, utilizo a mesma frase “nunca é só entretenimento”, sem medo de ser repetitivo, reitero a informação, porém acrescentando alguns fatores históricos e culturais (uma cultura que aliás faz parte de minha vida pessoal e acadêmica, então desculpem o uso de termos e conceitos).
Hoje, a indústria dos super-heróis movimenta investimentos e lucros extremamente altos, porém além do econômico, há um fator essencial para o seu sucesso, o fator cultural e identitário. Se hoje em dia vibramos com as postagens da San Diego Comic-Con, em especial com o The Rock vestindo o traje de Adão Negro, devemos ter em mente que o fator cultura está por trás disso.
A cultura é um processo social que compreende todo o conjunto de modos de vida, sendo constantemente gerada configurada pelos próprios seres humanos. Ela é produzida por meio de significados, sendo estes influenciados pelo papel dos meios de comunicação, já que eles fazem com que eles circulem de forma rápida e abrangente, gerando visibilidade. Estas trocas são capazes de gerarem mudanças ao longo do tempo, como exemplo no próprio termo NERD.
Se hoje um evento voltado aos nerds é capaz de mobilizar tantos sujeitos, devemos voltar a algumas décadas atrás, quando o termo NERD era utilizado de modo pejorativo e carregava diversos estereótipos negativos: em síntese alguém extremamente interessado por algum assunto, com vida social restrita e extremamente conectado com os estudos. Com o passar dos anos, o nerd virou “pop” e os mercados, principalmente o do entretenimento, passaram a produzir cada vez mais conteúdos destinados a estas pessoas. Devemos lembrar que tais mudanças não acontecem por acaso e sim são o resultado de vários movimentos que acabaram mudando os significados existentes sobre este grupo social, exaltando suas identidades, tornando-as motivo de orgulho e um grande fenômeno midiático e econômico.
Atribuir o status de fenômeno cultural à San Diego Comic-Con é justificado porque a cultura pode ser entendida como uma série de rituais e padrões compartilhados – neste caso, os gostos e expectativas de nós, nerds, são encarados como aspectos culturais. Quanto maior for o grau de compartilhamento, maior será o público impactado por ela, possibilitando assim que mais pessoas conheçam este tipo de conteúdo e ainda tenham interesse por estes filmes, aumentando o número de nerds.
Simplificando conceitos acadêmicos, posso dizer que a identidade pode ser definida como algo que nos identificamos e afirmamos ser, neste caso, quem é nerd levanta a mão. Tendo em mente que o processo de formação de identidades se dá através do conjunto de informações partilhadas entre os indivíduos, sejam elas genéticas, regionais e midiáticas, elas são capazes de estabelecer pontos de identificações entre os indivíduos e nos dão a possibilidade de sermos reconhecidos como integrantes de um grupo social.
A San Diego Comic-Con atua como uma forma de gerar vínculos entre os fãs, onde todos, mesmo que não se conheçam ou estejam em locais diferentes do planeta, conectam-se em torno de um mesmo assunto. O evento é capaz de colocar os produtos destinados aos nerds entre os assuntos mais comentados das redes sociais, gerando incontáveis compartilhamentos e atingindo não somente seu público-alvo, mas outras áreas.
Em síntese, arrisco dizer que o evento, assim como outros, além de gerar uma maior visibilidade para esta identidade e esta cultura, ainda contribui para a atração de um novo público e acaba construindo uma sensação de conexão entre seus fãs. Se a cultura e principalmente os significados que ela carrega são constantemente reformulados, acontecimentos como este auxiliam para que haja uma nova configuração sobre a imagem que temos sobre o público da San Diego Comic-Con, inserindo aspectos positivos na cultura vigente.
Se desejar mais informações sobre como este tipo de conteúdo se configura como cultura, pelo viés acadêmico, pode clicar NESTE ARTIGO.