Após conhecermos mais sobre a Família Shazam! e os seus respectivos membros, vamos falar nesta matéria a respeito do lado dos antagonistas, mais especificamente, a Hespera.
A vilã não tem uma adaptação dos quadrinhos, sendo a sua primeira aparição no universo DC diretamente em live action, assim imaginamos que esta versão será inspirada na mitologia grega. Hespera faz parte das Hespérides e, de acordo com a mitologia grega, ela é filha das divindades primordiais Nix que representa a noite e Érebo a escuridão.
As deusas são responsáveis pela fertilidade da natureza e a luz da tarde, tendo como a sua moradia o Jardim das Hesperides que se localiza ao extremo do ocidente significando o poente, mesmo local aonde Atlas sustentava o céu.
Elas são citadas em um dos doze trabalhos de Hércules, sendo o décimo primeiro que foi colher as maçãs da morada das Hesperides.
Existem duas versões contadas sobre este trabalho, sendo uma o herói que vence a grande serpente sendo premiado com as maçãs e outra tendo sustentado o céu enquanto Atlas recolhia o fruto do jardim, com as Hesperides como indicado por Prometeu durante sua viagem ao local.
As Hesperides vagam pelo céus como parte do ciclo do dia que se inicia com a Hemera, passando por elas no período vespertino composto por Egle, Hespera e Eriteia até Nix fechar o ciclo com a noite. Provavelmente sua versão cinematográfica terá algumas mudanças em relação ao que é conhecido como censo comum da divindade.
No filme Hespera será filha de Atlas aproveitando a conexão de localidade em comum com o Jardim das Esperides. A personagem será uma das vilãs principais do novo longa dirigido por David Sandberg.
No aspecto mitológico, Hespera não tem um alinhamento característico, seja para a bondade ou maldade, se tornando apenas uma explicação fenomenológica para o entardecer e o início do período noturno, assim como acontece em outras mitologias, aguçando mais a curiosidade em torno da vilã.
Ela será interpretada pela renomada atriz Helen Mirren, que não é desconhecida nem das adaptações de quadrinhos ao cinema ou do universo DC, sendo parte do elenco dos dois filmes “Red Aposentados e Perigosos” lançados em 2010 e 2013, respectivamente, além de outros trabalhos que a tornam uma das grandes estrelas do cinema.
É difícil presumir a respeito da personalidade da antagonista pois não é mostrado o suficiente de Hespera para se ter uma análise mais profunda, porém, é possível refletir a respeito das expectativas em torno da sua jornada. A mais provável dentre todas as possibilidades seja a razão do despertar da Fúria dos Deuses, explorando de forma mais profunda os acontecimentos que levaram as divindades gregas a cederem os poderes ao mago.
Outra expectativa está relacionada a aparição e caracterização dos deuses, pois de acordo com as imagens divulgadas nos trailers é mostrado o monte Olimpo, a morada divina de acordo com a mitologia grega, abrindo a possibilidade de vermos Atlas ou o próprio Hércules cuja história se conecta a Hespera.
É possível acreditar que Hespera tenha características de liderança pelo lado dos vilões do filme, sendo a provável responsável por incentivar Calipso a enfrentar o campeão e reclamar para si os poderes que anteriormente foram dados. Apesar de ser apenas especulação sobre o que acontecerá em aspectos narrativos, é possível acreditar que tanto Hespera quanto Calipso serão adversárias formidáveis neste próximo filme.
Shazam: Fúria dos Deuses é uma grande aventura de Billy Batson e sua família que busca proteger a humanidade de um mal de proporções épicas simbolizado por Hespera e Calipso, que irão afetar o universo mágico da DC.
O filme está em exibição nos cinemas. -Confira nossa crítica aqui-