Crítica | 4º Temporada de Superman & Lois encerra uma era da DCTV

    O universo heroico de produções televisivas criado pelo canal de TV CW chegou ao fim com Superman & Lois, após um pouco mais de duas décadas que foram de altos e baixos, mas foram parte da história da DC se tratando de seriados.

    E tudo começou no começo dos anos 2000 em Smallville que foi um sucesso por uma década além da existência breve de Birds of Prey. Posteriormente com Arrow, Flash, Supergirl, Raio Negro e Superman & Lois, foi constituído assim o chamado Arrowverso que em 2024 encerra-se após 12 anos.

    A série do homem de aço foi estrelada por Tyler Hoechlin e Bitsy Tulloch como os protagonistas  título, com um elenco formado por Alex Garfin e Mike Bishop como Jordan e Jon Kent, sendo o último a partir da terceira temporada substituindo Jordan Elsass, além de Inde Navarrette, Emmanuele Chriqui, Dylan Walsh, Wolé Parks e Tayler Buck.

    O quarto e último ano da série teve 10 episódios, começou a ser exibido em 7 de outubro para os Estados Unidos e chegando no Brasil no dia 24 do mesmo mês no serviço de streaming Max com dublagem em nosso idioma.

    Superman & Lois
    Lois e Clark dividem as alegrias e atribulações da vida a dois

    A história segue os eventos do último episódio da temporada anterior, com o homem de aço lutando bravamente para salvar sua família, Smallville e o mundo das mãos do Apocalipse criado nesta adaptação através do trabalho nefasto de Lex Luthor (Michael Cudlitz).

    Eu acredito que Superman & Lois é um exemplo muito prático a respeito de como os olhos do universo geek/nerd, mais especificamente o fã de DC, tem grande dificuldade em compreender o que de fato é algo muito bom porque mesmo com tantas atribulações ao longo de sua existência o seriado sempre manteve muita linearidade sobre sua qualidade.

    Mesmo com episódios a menos e cortes orçamentários a temporada final da série é bem sólida, amarrando de forma muito sútil os arcos narrativos secundários para que o foco seja o confronto dos Kent com Lex Luthor que se torna um adversário formidável para concluir esta jornada.

    Falar a respeito das atuações é um ponto importante nesta última temporada pois acredito que foi o auge da química do casal protagonista que tem uma ótima sinergia em cena que resulta em uma parceria muito bonita entre Clark e Lois para lidar com todas as questões propostas na série.

    Em Superman e Lois encontramos a adaptação mais sombria de Lex LuthorOutro que merece destaque é Cudlitz que entrega um Luthor que literalmente não tem nada a perder em um arco de vingança que não mede esforço para ver os seus inimigos derrotados, seja moralmente ou fisicamente.

    Mesmo com as limitações as cenas de ação continuam sendo bem interessantes e os efeitos são bem aplicados, obviamente nada comparado às produções milionárias que andam surgindo no streaming e TV, mas é um trabalho bem realizado que não se torna um ponto negativo.

    É muito apaixonante como uma série que é sobre um personagem que biologicamente é um extraterrestre entrega questões tão humanas, provando que adaptar o Superman e seu universo é muito pouco sobre poderes e lutas. Mas sobre questões muito mais profundas, sensíveis, emocionantes que são utilizadas para compor o drama familiar que está entrelaçado nas narrativas mais heroicas.

    Ainda durante estes últimos episódios é explorado além da relação Clark e Lois, mostrando em flashbacks outros momentos que são importantes da sua vivência não apenas como um pai e marido mas com as amizades e até mesmo a desconfiança que teve de superar em relação a Sam Lane em relação a identidade que tinha tanto medo em revelar.

    Ainda neste tempo de tela conseguiu inserir pequenas referências durante os episódios que são bem interessantes, incluindo uma cena muito bonita que vemos ao longo do epílogo do seu episódio final.

    A conclusão é muito emocionante, pois não me recordo até o momento que estou aqui batendo esse papo com vocês Terraversers, algum quadrinho que retratasse os anos futuros do Superman de uma forma tão otimista.

    Superman & Lois encerrou um capítulo que considero muito importante para o vasto universo de produções da DC para o formato de TV, uma série que considero a melhor neste formato e uma das narrativas mais emocionantes do Homem de Aço em live action até o momento.

    Ricardo dos Santos
    Ricardo dos Santoshttps://terraverso.com.br
    Fã de quadrinhos, séries, filmes e games. Apaixonado por DC de Grant Morrison a Alan Moore. Mais um privilegiado de estar na amada Terraverso.

    Deixe seu comentário

    Você pode gostar

    Siga-nos

    24,169FãsCurtir
    15,600SeguidoresSeguir
    18,192SeguidoresSeguir

    Últimas Postagens