Watchmen | Massacre de Tusla retratado na série será incorporado nos currículos escolares de Oklahoma

Muita gente aprendeu sobre o massacre de Tulsa em 1921 com a série ‘Watchmen’ na HBO, no ano passado, e agora várias escolas americanas ensinam lições sobre essa tragédia. Relatórios da CNN, durante uma entrevista coletiva na quarta-feira, apresentam que funcionários da área de educação de Oklahoma divulgaram seus planos de expandir o ensino sobre esse tema futuramente. O currículo não tinha lições sobre o massacre em Tulsa e agora estará presente.

O foco crescente sobre evento histórico foi estimulado por Watchmen, pois muitos fãs relataram que nunca ouviram falar desse massacre. Alguns até pensaram que a série havia inventado essa batalha. É surreal perceber que muitos tentaram varrer para baixo do tapete esse fragmento da história americana.

“O que queremos garantir é que … estamos ensinando [no] nível adequado à série os fatos que não foram ensinados da maneira que deveriam ser ensinados em Oklahoma”, disse o superintendente estadual Joy Hofmeister durante uma coletiva de imprensa. “Esta é … a nossa história e devemos conhecê-la.”

O prefeito de Tulsa, G.T. Bynum, acrescentou a pergunta que a cidade enfrentará daqui para frente; “como podemos usar essa tragédia horrível para instruir, informar e garantir que nada parecido com isso aconteça novamente”.

“Isso não é algo que você acabou de ler nos livros de história e acha que isso aconteceu há 100 anos, nunca mais pode acontecer novamente”, acrescentou. “Isso é exatamente o que as pessoas em 1921 em Tulsa provavelmente pensavam também.”

Steven G. Norfleet, que interpretou o bisavô de Angela Abar na série, também falou sobre o tema. “Era isso que eu mais queria, porque pensei que era tão … tão legal que Damon e a equipe entrelaçam nossa realidade com esse mundo de Watchmen. E, entrando nisso, eu realmente não estava muito familiarizado com o fato e, assim, obtendo a oportunidade de fazer parte da série, me forçou a voltar e aprimorar minha própria história. São algumas coisas que não aprendemos na escola. Eu sinto que nossa história às vezes é meio que empurrada para trás, e não algo que está bem na sua frente. E assim, sinto que Watchmen e HBO deram ao mundo a oportunidade de se divertir e também aprender. Então, isso com certeza era algo que eu esperava que fosse bem recebido em toda a série. ”

‘Watchmen’ foi exibido pela HBO recentemente e conta com 9 episódios em uma temporada única.

Willyan Bertotto

Publicitário formado pela Universidade Feevale, Novo Hamburgo/RS. Diretor de Arte, Designer e Batmaníaco. Fã incondicional da DC Comics e pesquisador assíduo desse universo e todas as suas possibilidades de transformação.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of