A série The Flash, estrelada por John Wesley Shipp nos anos 90 foi possível em parte pelo sucesso do filme Batman de 1989, mas o filme de Tim Burton/Michael Keaton não foi a única influência para a série de televisão – acontece que a Major League Baseball dos EUA também teve um impacto.

O traje de Shipp para a série apresentava uma musculatura pré-moldada, não muito diferente da fantasia do Batman de Keaton, apesar da construção muscular de Shipp. Na época, o uso de esteroides estava se tornando conhecido na MLB, e Shipp reconhece que a ideia de melhorar o desempenho através de drogas para atletas teve um papel na série do Flash.

“Eles queriam que fosse muito forte.”, disse Shipp ao Den of Geek. “Lembre-se, era 1990, estávamos no pós-bombeamento de ferro, Jose Canseco, Mark McGwire, eram fortes pela névoa de esteroide, entende o que quero dizer? Os heróis tinham que ser maiores.

“Foi um processo bastante complicado.”, diz Shipp, sobre o design do seu traje. “Eu despi minha cueca e eles me engraxaram com vaselina por toda parte, me enrolaram em celofane, e então eu coloquei uma roupa de elastano. Eles tinham peças musculares de látex de espuma esculpidas individualmente, e as colavam neste traje de elastano. Eles me enrolaram em celofane porque a cola ficava muito quente enquanto estava se arrumando, e colavam as peças do traje comigo.”

Em 1988, José Canseco do Oakland tornou-se o primeiro jogador da MLB a acertar 40 home runs e roubar 40 bases em uma temporada. Anos mais tarde, Canseco admitiu ter usado esteroides anabolizantes, alegando que 85% dos jogadores da MLB usavam drogas para melhorar o desempenho.

McGwire também jogou pelo Oakland na época, e mais tarde quebrou o recorde de mais home runs em uma temporada com 70, enquanto jogava pelo St. Louis Cardinals. McGwire posteriormente tornou-se uma figura central no escândalo de esteroides da MLB e a substância acabou sendo banida pela organização.

Produzido por Danny Bilson e Paul De Meo, The Flash era estrelado por John Wesley Shipp como Barry Allen (The Flash), Amanda Pays como Dr. Tina McGee, Alex Désert como Julio Mendez, Mike Genovese, Vito D’Ambrosio, Biff Manard e Richard Belzer.

Via: [CBR]

Sobre Willyan

Willyan Bertotto

Publicitário. Diretor de Arte, Designer e Batmaníaco. Fã incondicional da DC Comics e pesquisador assíduo desse universo e todas as suas possibilidades de transformação.

Últimas notícias