O Xeque-Mate (Checkmate no original), é uma equipe que surgiu em 1988, na revista Action Comics #598. Relativamente desconhecida do grande público, ela atuava como um braço independente da Força Tarefa X (Esquadrão Suicida), inclusive sendo comandada por Amanda Waller no início.

A equipe teve algumas edições em revistas solo, além de uma ou outra aparição em outras histórias, como os derivados de Crise Infinita (2005). A equipe remete às peças de Xadrez, sendo liderada pela Rainha ou Rei (dependendo do sexo do atual administrador), seguido pelos Bispos (administradores), Torres (diretores de campo), Cavalos (agentes de campo) e Peões (suporte técnico).

A formação do Xeque-Mate foi mudando algumas vezes ao longo dos anos. Aqui vamos falar sobre a mais recente, cuja publicação (Checkmate #1) começou em junho deste ano nos EUA. Comandada pelo escritor Brian Michael Bendis e pelo desenhista Alex Maleev, a atual equipe surgiu das cinzas do Evento Leviatã – onde várias organizações ao redor do mundo foram atacadas pelo grupo conhecido por Leviatã, que tenta instaurar seu regime sob o mundo – minissérie da mesma dupla de autores. Segue a descrição de cada um dos membros novos do Xeque-Mate:

Justiceira

A mais recente heroína a vestir o manto do Caçador (no Brasil, traduziram como Justiceira, muito provavelmente para não confundir com a Caçadora – Huntress, heroína de Gotham), Kate Spencer está entre os iniciantes da organização Xeque-Mate. Uma procuradora federal que ficou cada vez mais frustrada com os supervilões se livrando de por conta de detalhes jurídicos, Kate roubou equipamentos de super-heróis da sala de evidências para se tornar Justiceira, logo antes de se tornar promotora distrital de Gotham City.

Posteriormente, ela partiu para a iniciativa privada, inclusive se tornando a advogada pessoal de Oliver Queen (DC Rebirth).

Arqueiro Verde

Enquanto tenta equilibrar sua vida pessoal, sua carreira profissional liderando as Indústrias Queen, sua carreira solo de super-herói e suas novas funções como o atual líder da Liga da Justiça, Oliver Queen traz sua experiência como Arqueiro Verde para o Xeque-Mate. Inicialmente, foi recrutado pela organização para ajudar a resgatar Talia Al Ghul, missão que o mantém cético e com um pé atrás (não lhe agrada a ideia de arriscar sua vida e dedicar tempo de sua vida ocupada para salvar uma supervilã).

Sr. Bones

Inicialmente, Sr. Bones era um vilão de menor importância nas histórias, que logo mudou de lado, entrando para a Corpotação Infinito. Recentemente, ele estava como diretor no Departamento de Operações Extranormais (assim como a Justiceira), que estava entre as agências de inteligência desmanteladas pelo Leviatã. Nisso, Sr Bones está procurando uma maneira de se reinserir na comunidade de inteligência e retomar a luta contra o Leviatã.

O Questão

Embora a ex-policial Renee Montoya tenha assumido o manto como a Questão depois que seu mentor Vic Sage faleceu (na saga 52, de 2007), a era Renascimento viu Vic ressurgir da sepultura. Agora, os dois heróis compartilham o manto.

Dado seu interesse gigante em teorias da conspiração e nos segredos mantidos dos olhos do público, a participação de Vic no novo Xeque-Mate é essencial.

Steve Trevor

Depois de uma carreira militar condecorada e servindo como elo entre o governo e a Mulher-Maravilha / Themyscira, Steve Trevor se viu preso na violência de Leviatã por meio de sua conexão com a ARGUS. Após sua agência ser um dos alvos dos vilões, Steve voltou aos negócios, trabalhando como um membro proeminente do novo Xeque-Mate para derrubar Leviatã para sempre e fazer Mark Shaw responder por seus crimes.

Lois Lane

Como a maior jornalista investigativa da DC, Lois Lane sempre vai para o caminho do perigo em busca da verdade. Foi Lois que assumiu a investigação de Leviatã e que ajudou a descobrir a trama do vilão Mark Shaw.

Lois também tem uma razão pessoal para querer que Leviatã e seus membros enfrentem a justiça, pois seu pai, o General Sam Lane, foi assassinado pelo grupo por ficar em seu caminho.

Rei

Finalmente, o membro mais misterioso do novo Xeque-Mate é conhecido simplesmente como Rei. Um homem com longos cabelos loiros, Rei parece estar dando as cartas na nova equipe, embora Lois esteja justificadamente desconfiada de seu passado e de seu papel na equipe.

Por enquanto, a revista não tem previsão de estréia no Brasil, mas as edições do Evento Leviatã estão disponíveis pela Panini, dividido em duas partes.

Sobre Daniel

Louco por explorar vários cantos da cultura pop, em especial filmes e HQs. E em especial os da casa das Lendas, que produziu e continua produzindo tantas histórias marcantes.

Últimas notícias