#EspecialLigaSombria | Constantine, o detetive sobrenatural da DC

John Constantine é o protagonista de Hellblazer, história do selo vertigo, extinta linha da DC voltada ao público adulto que foca em arcos com teor mais violento e até mesmo sombrio. A primeira aparição do personagem não foi em uma HQ própria, mas sim na edição #25 de Monstro do Pântano. Ele foi criado por Alan Moore, Stephen Bissette e John Totleben e sua versão mais popularizada só apareceria em 1985, no número #37 da mesma publicação.

O visual de Constantine é livremente inspirado no cantor Sting da banda The Police e seu visual clássico conta com um sobretudo, camisa branca, calça, sapatos e gravata preta ou vermelha. Ele ainda é conhecido por seu tom sarcástico e seu humor perverso.

Sting ainda jovem.

O membro fundador da Liga da Justiça Sombria nasceu em Londres, na Inglaterra, e desde seu nascimento mostrou-se uma pessoa violenta, matando seu irmão gêmeo estrangulado. O personagem é um detetive e tem conhecimento sobre demonologia e ocultismo e sua família tem um histórico de envolvimento com as artes mágicas. Ele sempre demonstrou interesse pelo assunto ao ponto de estudar e tornar-se autodidata. Dentre suas habilidades podemos ressaltar o controle do fogo do Inferno; explosões de energia cósmica. Seu corpo possui uma rápida regeneração e resistência a ataques psíquicos, além disso, ele possui a habilidade de manipulação da realidade e de se tele-transportar até mesmo entre os reinos místicos, necromancia, e realização de exorcismos, invocação e divinação.

Alguns escritores o retratam como uma pessoa perspicaz e inteligente, utilizando de seu intelecto ao invés de magia ou combate corpo a corpo para derrotar seus inimigos. Seu foi sangue contaminado por um demônio, através de uma transfusão de sangue do demônio Nergal e da prática sexual com uma succubus, uma espécie de demônio feminino que tem relações sexuais com homens em troca de sugar sua energia vital. John tem conhecimento de todas as rotas para o céu, o inferno e a vida após a morte.

Algumas versões do personagem já foram retratadas em diversas mídias, como filmes, séries, animações e jogos. Dentre as principais, destaco o filme ‘Constantine (2005)’.

O longa foi protagonizado por Keanu Reeves e inspirado na história Hábitos Perigosos, de 1991.

Dentre as séries, citamos ‘Constatine (2014)’, protagonizada por Matt Ryan, o mesmo ator ainda voltou a encarnar o personagem nas séries Arrow e Legends of Tomorrow e ainda protagonizou a animação “Constantine: City of Demons”, situada no Arrowverso e disponibilizada pelo streaming CW Seed.

Dentre os filmes animados citamos “Liga da Justiça Sombria (2017)” e “Liga Da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips (2020)”.

Em suas páginas nas HQ’s, ele corriqueiramente é visto fumando um cigarro, vício que o levou a ter câncer no pulmão, porém foi curado após enganar 3 reis do inferno, oferecendo sua alma para cada um deles, assim nenhum dos 3 poderia levá-lo sem batalharem entre si.

John Constantine é retratado como bissexual, isso porque o personagem se relacionou com mulheres como Epiphany Greaves e Zatanna Zatara, mas o britânico também tem um histórico de envolvimentos homoafetivos e até mesmo interespécie, como insinuado em “Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips” apontando um provável relacionamento entre ele e o Rei Tubarão.

Com 300 edições, o ocultista protagonizou Hellblazer, a série mais longa do selo Vertigo. Recentemente a DC introduziu o anti-herói ao universo de Sandman.

Edição Hellblazer – Sandman Universe.

Como “Crise nas Infinitas Terras” deu a possibilidade da realização de crossovers entre diferentes mídias, imagino que seria interessante vermos Keanu Reeves e Matt Ryan interagindo em algum crossover no Arrowverso, além disso, novas versões do anti-herói podem ser criadas.

Algumas informações contidas nesta matéria foram consultadas em sites como Aficionados e Legião dos Heróis, além do canal Ficcionismo.

Avatar

Lucas Nunes

Sou publicitário formado pela UFSM, mestre e doutorando em comunicação pela UFSM também. Fora isso, apenas alguém apaixonado pelo mundo nerd.

Um comentário em “#EspecialLigaSombria | Constantine, o detetive sobrenatural da DC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *